Notícias

SIM card com hotspot é mais barato do que ter net fixa?

É possível substituir a internet fixa tradicional por um tarifário 5G, utilizando a função hotspot? Sim, mas depende do contexto.

Especialista:
Editor:
21 janeiro 2026
cartão sim slot smartphone

iStock

A chegada da Digi e da Ligat ao mercado nacional, em 2024, abalou o mercado da oferta de net e televisão por cabo. Mas, face aos preços ainda praticados, compensa mudar de um tarifário de internet fixa para um móvel 5G? O primeiro, mais convencional, ronda os 30 euros mensais e o segundo pode servir o consumidor por apenas 15 euros por mês. Mas considerar essa uma solução depende de alguns fatores.

Cartão SIM para usar com hotspot

Os preços mais competitivos da net fixa oferecida pelos dois operadores mais recentes não se encontram, para já, em todo o País. Contornar essa dificuldade pode ser fácil. Pode contratar um tarifário móvel comum 5G, por cerca de 15 euros mensais. E pode utilizá-lo, pontualmente, através de hotspot para ligar computadores, tablets ou outros equipamentos. A maioria dos smartphones permite partilhar a ligação móvel através da função hotspot, sem necessidade de equipamentos adicionais.

Mas atenção, que há que distinguir entre tarifários móveis “normais” e tarifários especificamente concebidos para hotspot, que são de "internet móvel". Os tarifários dedicados a hotspot tendem a ser mais caros — em média, cerca de 1 euro por dia de utilização. Mas não costumam ter limitações impostas pelo operador quanto ao tipo de utilização, uma vez que foram concebidos exatamente para esse fim. 

Já o tarifário comum, para utilização no telemóvel, com minutos, SMS e plafond de navegação, está limitado às políticas de utilização responsável de cada operador. Estes podem acabar por limitar a utilização doméstica com diversos equipamentos ligados a um hotspot. Por isso, convém consultar o contrato do seu operador antes de definir a utilização em hotstpot. 

Telemóvel com hotspot para utilizações pontuais

Para utilizações pontuais, em férias, fins de semana fora de casa ou deslocações médias ou curtas, a solução mais simples pode ser a ativação do hotspot no próprio telemóvel, usando o tarifário móvel habitual.

E em cenários de maior utilização?

Para um melhor desempenho, é aconselhável adquirir um hotspot e posicioná-lo o mais próximo possível dos equipamentos que vão utilizar a ligação. A antena Wi-Fi destes dispositivos tende a ser menos potente do que a dos routers tradicionais. Sempre que possível, deve também ser colocado num local com boa cobertura de rede móvel do operador escolhido, para garantir uma ligação mais estável e velocidades mais consistentes.

A maioria dos equipamentos de hotspot disponíveis no mercado continua a operar em 4G, embora já existam algumas opções compatíveis com 5G. Em Portugal, os preços destes dispositivos variam entre os 50 e os 150 euros, dependendo da marca, da tecnologia suportada e das funcionalidades incluídas.

Como posso ativar o hotspot no Android?

A ativação neste sistema operativo pode ser feita em cinco passos:

  • Aceda a "Definições".
  • Entre em “Rede e Internet”, ou “Ligações” (a designação pode variar conforme a marca).
  • Selecione “Hotspot e partilha de Internet”. Em alguns telemóveis pode ser “PA Móvel”, “Ancoragem”, “Zona Wi-Fi” ou “Ligação à internet via dispositivo móvel”.
  • Ative “Hotspot Wi‑Fi”.
  • Defina o nome da rede e a palavra-passe, se necessário. 

Como posso ativar o hotspot no iPhone?

  • Aceda a “Definições”.
  • Selecione “Hotspot Pessoal”.
  • Ative a opção “Permitir a terceiros”.
  • Utilize a palavra‑passe apresentada para ligar outros dispositivos.

Pode alterar a palavra-passe quando quiser, em qualquer destes sistemas operativos.

É melhor optar por tarifário de internet móvel

A utilização de um SIM card móvel 5G em hotspot pode ser uma solução interessante, sobretudo para utilizações temporárias ou em zonas sem acesso a ofertas de internet fixa mais competitivas.

No entanto, antes de optar por esta alternativa como solução permanente, analise as condições contratuais e compare os tarifários móveis comuns e as ofertas específicas para hotspot.

Mas, se o objetivo for substituir de forma definitiva a internet fixa de casa, faz mais sentido optar por um tarifário de internet móvel adequado a esse fim, em vez de um tarifário de telemóvel convencional.

Pode utilizar a app QualRede para saber qual o melhor operador no seu concelho.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar