Dicas

Ficou sem espaço no telemóvel? Saiba o que fazer

A memória cheia é um problema frequente nos smartphones que pode afetar o desempenho, mas também a segurança. Saiba como libertar espaço no seu telemóvel.

Especialista:
Editor:
15 setembro 2025
Homem a selecionar fotos no telemóvel

iStock

A memória de armazenamento do telemóvel é limitada e por vezes bastam algumas fotografias, vídeos ou aplicações adicionais para começar a receber alertas de falta de espaço.

Quando isso acontece, não só deixa de ser possível guardar novos conteúdos, como também pode falhar a instalação de atualizações importantes para a segurança do dispositivo e das próprias aplicações.

Para evitar esse problema existem três soluções: recorrer a aplicações de limpeza, utilizar memória externa ou tirar partido da ferramenta de gestão já incluída em qualquer smartphone.

Como libertar espaço na memória de armazenamento

Regra geral, a limpeza da memória de um smartphone diz respeito ao armazenamento interno do dispositivo. Em certos modelos, pode incluir também a memória expansível através de cartões micro SD, mas não a memória na cloud.

Existem três métodos principais para recuperar espaço no telemóvel.

Utilizar aplicações específicas para otimizar e limpar o telemóvel

Permitem eliminar ficheiros temporários, duplicados e outros ficheiros desnecessários que ocupam espaço, melhorando a velocidade do dispositivo. A limitação é que, para funcionarem, estas aplicações precisam de acesso a muitos ficheiros pessoais e, em limpezas profundas, se não forem supervisionadas, podem serem apagados conteúdos que gostaria de manter.

Transferir parte do conteúdo da memória para outro local

Este processo pode ser feito para um cartão micro SD, caso o modelo de smartphone o permita, ou para um serviço de armazenamento na cloud, mediante a aquisição de espaço adicional. Pode sempre conectar um cabo de dados (USB ou Lightning) a um computador e mover os dados para o dispositivo, pen drive ou HD Externo.

Quando opta por cloud, pode fazer o upload diretamente do telemóvel através de uma aplicação e depois apagar do telemóvel os ficheiros que já estão salvos externamente.

Tenha em atenção que, ao conectar o seu telemóvel a um dispositivo, irá aparecer uma mensagem a perguntar se autoriza o dispositivo a aceder os seus ficheiros. Só deve confirmar se o dispositivo for seu ou de uma pessoa de confiança, e se tiver proteção de um antivírus atualizado regularmente.

Usar a ferramenta já existente em todos os smartphones

Presente em todos os dispositivos, quer Android quer iOS, esta função permite selecionar de forma muito direcionada os conteúdos a eliminar. Este método dá-lhe o máximo controlo sobre o que manter e o que apagar, sem expor os seus ficheiros a terceiros. Esta pode ser a solução mais prática e segura.

Como usar a ferramenta interna do seu smartphone para limpar a memória

  • Entre no menu “Definições” do smartphone.
  • Procure a secção “Armazenamento” e abra o menu correspondente.
  • Dependendo do dispositivo, os passos para utilizar o sistema de limpeza de memória já presente na maioria dos modelos de smartphone podem variar ligeiramente. Caso não encontre a secção “Armazenamento” navegando através do menu, pode sempre fazer uma busca pela palavra “Armazenamento” para ir diretamente para a opção. 

Dentro dessa secção é possível ver uma panorâmica de como a memória do telemóvel está a ser utilizada e, se o dispositivo tiver memória adicional através de micro SD, também pode escolher a que memória pretende aceder (ou seja, a do telemóvel ou a do cartão).

Existe uma opção que mostra que volume de memória ainda está disponível e a distribuição do espaço ocupado por aplicações, fotografias, vídeos, etc.

Pode selecionar diretamente ficheiros e aplicações, e apagá-los ou desinstalá-los. A opção “Libertar espaço” (disponível em dispositivos Android) dá acesso a um ecrã onde pode navegar pelos conteúdos do smartphone e selecionar os conteúdos que pretende eliminar.

Tem também a opção de selecionar cada categoria apresentada (por exemplo, aplicações, imagens ou vídeos). Em cada categoria vai abrir-se um novo ecrã com listagens detalhadas, onde é possível escolher individualmente os ficheiros que deseja apagar.

Nos dispositivos iOS (iPhone), que não permitem inserir memória SD Extra, terá mesmo de manter os arquivos de acordo com a capacidade comprada. Ao entrar no menu de “Armazenamento” (Armazenamento no iPhone) poderá verificar quais as aplicações que ocupam mais espaço e navegar nos respetivos ficheiros, podendo apagar a aplicação ou simplesmente limpar os seus dados, continuando a utilizá-la sem os ficheiros guardados ao longo do tempo.

Um exemplo é o popular WhatsApp Messenger, que tanto em iOS como em Android permite que apague o conteúdo salvo no chat (como fotos e vídeos) sem apagar a aplicação em si.

Que tipos de memória existem?

Os dispositivos podem ter três tipos de memória que podem ser usados como espaço de armazenamento.

Memória base principal

É a capacidade nativa do smartphone, integrada no hardware e indicada na embalagem (por exemplo: 128 GB, 256 GB ou 512 GB,). É nela que vêm pré-instalados o sistema operativo e as aplicações base. O espaço restante fica disponível para guardar aquilo de que necessita, como novas apps, atualizações, fotografias ou vídeos.

Cartões micro SD

Podem ser inseridos no telefone para aumentar a capacidade de armazenamento em relação à memória principal. Existem em diferentes tamanhos e velocidades. Contudo, nem todos os smartphones permitem a utilização de micro SD: muitos modelos topo de gama, por exemplo, não têm essa opção. Por isso, é frequente existirem várias versões do mesmo modelo com diferentes capacidades de memória.

Memória cloud

Trata-se de um armazenamento virtual, suportado em servidores do fornecedor, a que se acede pela internet. Estes espaços adicionais vão desde alguns gigabytes a vários terabytes e podem ser gratuitos (geralmente limitados) ou pagos (se quiser mais espaço). Contudo, na cloud não é possível guardar aplicações ou sistemas operativos do smartphone, mas apenas ficheiros, vídeos, fotos e áudio.

O armazenamento em cloud tem a vantagem de ser praticamente ilimitado, desde que exista disponibilidade para adquirir mais espaço. No entanto, exige sempre ligação à internet para aceder e carregar conteúdos, e implica confiar os ficheiros pessoais a entidades externas.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar