Como resolver problemas num smartphone Android?
Smartphone muito lento ou sem memória? Antes de trocar por um novo, ponha em prática algumas manobras que ajudam a resolver estes e outros problemas frequentes.

O seu smartphone está muito lento ou sobreaquece? A bateria esgota-se muito depressa? O telemóvel já não tem capacidade de armazenamento? Estas são algumas queixas frequentes dos utilizadores de smartphones. Eis algumas dicas simples para resolver estes problemas.
6 problemas frequentes
Focamos aqui os procedimentos para equipamentos com Android, o sistema operativo do Google, que equipa inúmeros modelos de smartphones, de várias marcas. Mais popular do que o iOS (da Apple), o Android corre em cerca de 78% dos smartphones vendidos em Portugal. Uma vez que existem muitas versões do sistema operativo Android, as opções dos menus e os procedimentos poderão variar ligeiramente de um modelo para outro.
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Comece por verificar se existem atualizações disponíveis para as suas apps. Na loja de aplicações Play Store, entre no “Menu” (o clássico símbolo com os três traços horizontais) e clique em “Os meus jogos e apps”. Caso haja atualizações pendentes, selecione “Atualizar todas”.
Desinstalar ou forçar paragem das apps mais vorazes
Depois de carregar o telemóvel e utilizá-lo durante algum tempo, verifique se há apps que consomem muito bateria em: Definições > Manutenção do dispositivo > Bateria > Utilização da bateria.
No ecrã, surge a lista de apps instaladas e o consumo da bateria. Ao selecionar uma app, aparece o tempo de utilização da bateria, o que permite identificar as aplicações mais vorazes.
Pode optar por desinstalar ou forçar a paragem da app. Também existe uma opção que impede que funcione em segundo plano, poupando assim a bateria. Para o efeito, toque no botão azul, de modo a desativar essa opção.
Outras medidas simples para reduzir o consumo de bateria
- Ative o brilho automático ou adaptativo (em Definições > Visor e luz).
- Desative o Bluetooth caso não o utilize.
- Desative a geolocalização caso não precise.
- Ative a “Economia de energia”, em Definições > Manutenção do dispositivo > Bateria > Modo de energia.
Existem vários modos de economia e o mais poupado será “Máxima economia de energia”, em que o ecrã fica em modo escuro (dark mode). A luminosidade é reduzida, todas as apps são desativadas, assim como a geolocalização. As notificações poderão entrar com algum atraso.
Comece por reiniciar o smartphone. De seguida, verifique se o Android está atualizado, em Definições > Atualização do software.
Se o espaço disponível for inferior a 10%, terá de libertar espaço: para o efeito, siga as instruções indicadas no ecrã.
Se não for o caso, o problema poderá dever-se ao funcionamento de uma app específica que pode estar a causar falhas no sistema.
Para desfazer esta dúvida, ligue o telemóvel no “modo de segurança” (ou “modo seguro”) que permite carregar para a memória RAM apenas as aplicações que vêm com o sistema operativo.
Como ligar o smartphone no "modo de segurança"?
Mantenha pressionado o botão físico de ligar o dispositivo até que apareça a opção “Desligar”.
Toque e mantenha pressionada a opção “Desligar” até que apareça o botão “Modo Seguro” ou a caixa de diálogo “Reiniciar em modo de segurança”.
Toque no botão “Modo Seguro” ou em “Ok” para confirmar.
Após reiniciar o dispositivo, na parte inferior do ecrã, aparece a indicação “Modo seguro”.
Uma vez no "modo seguro", use o telemóvel e verifique se já funciona melhor. Se for o caso, significa que o problema do seu smartphone se deve a uma app que instalou (e não a uma pré-instalada do sistema).
Para voltar à modalidade normal, mantenha pressionado o botão físico para ligar o dispositivo até que apareça “Reiniciar” no ecrã e selecione essa opção.
Para descobrir qual a app responsável pela lentidão do equipamento, desinstale uma de cada vez, começando pelas mais recentes, desligando e ligando o telemóvel (no modo normal) após cada desinstalação, até que o problema fique resolvido.
Apagar apps e ficheiros
- Primeiro, tente descobrir o que está a ocupar a memória: em Definições > Manutenção do dispositivo> Armazenamento, aparece o espaço disponível e o espaço que os vários tipos de ficheiros ocupam (documentos, imagens, vídeos, áudio e aplicações).
- Pode selecionar diretamente ficheiros e aplicações e apagá-los ou desinstalá-los ou usar a opção “Libertar espaço”: o Android irá sugerir-lhe ficheiros e apps antigas ou que não utiliza para assim recuperar algum espaço.
- Os vídeos e as fotos são os principais responsáveis pela falta de espaço no smartphone. Para apagar fotos e vídeos, pode ligar o smartphone ao computador e transferir toda a pasta para o seu PC, de modo a não perder os seus arquivos.
- De seguida, selecione os ficheiros no smartphone e elimine-os. A título de exemplo, um minuto de vídeo em Full Hd ocupa cerca de 100 MB, e uma fotografia 2 a 3 MB.
Inserir um cartão micro SD
A maioria dos smartphones com Android permite expandir a memória, inserindo um cartão de memória micro SD. Ao instalar o cartão no telemóvel, o sistema irá perguntar-lhe se pretende usá-lo como “memória portátil” ou como “memória interna”.
É preferível optar pela modalidade “memória interna” no caso de pretender expandir o espaço de armazenamento: o conteúdo de algumas apps (e não do sistema) será transferido para o cartão. Uma vez esgotada a memória do smartphone, os novos conteúdos e as novas apps que instalar serão automaticamente gravados no cartão. Tal significa que o cartão SD será exclusivamente dedicado àquele smartphone.
Caso pretenda usar o cartão SD noutros dispositivos, selecione “memória portátil”: funcionará como uma pasta específica onde pode copiar e transferir dados.
Comece por certificar-se de que o wi-fi do smartphone está ativado, em Definições > Ligações> Wi-fi.
Se já está ligado, desligue-o e volte a ligá-lo. Entre depois na opção Wi-fi para ver a lista de redes disponíveis. Selecione a sua rede doméstica e insira a palavra-passe, se for pedida.
Se o smartphone continuar a não se ligar à rede, na ligação wi-fi que usa habitualmente, selecione “Esquecer” e volte a tentar ligar-se à rede doméstica.
Se não resultar, desligue o router da corrente, aguarde cerca de 30 segundos e volte a ligá-lo. Espere que o router reinicie e faça mais uma tentativa de ligação.
Se, apesar de tudo, teima em não ligar-se, experimente ligar-se a outra rede wi-fi (de um amigo, familiar ou do escritório),para perceber se se trata de um problema de rede ou do próprio telemóvel. Neste último caso, contacte o serviço de assistência do smartphone. Se houver um problema com a rede de casa, contacte o seu fornecedor de internet.
Existem duas soluções possíveis.
- A primeira consiste em decidir, caso a caso, se autoriza (ou não) que cada app lhe envie notificações, sabendo, à partida, que esta opção é sempre reversível.
- A segunda, mais radical, consiste em escolher a modalidade “Não incomodar”.
Para impedir as notificações de uma app, entre em Definições> Notificações e ative ou desative o botão ao lado de cada aplicação.
O modo “Não incomodar” é preferível nas alturas em que não quer de todo ser incomodado, por exemplo, em alturas de maior concentração ou durante reuniões. Nesta modalidade, o smartphone fica completamente mudo e nem sequer vibra. Como se faz? Em Definições > Notificações, ative “Não incomodar”.
É possível programar alturas em que não pretende ser incomodado ou definir uma duração em minutos ou horas (neste caso, o smartphone voltará a ligar-se automaticamente no modo normal findo o tempo decorrido). Para desativar esta modalidade, entre novamente nesta área e desative a opção.
É normal que o smartphone aqueça quando o processador e o chip gráfico trabalham próximo da sua capacidade máxima como com jogos com gráficos exigentes. Mas, se aquecer em demasia sem razão aparente, é boa ideia verificar se há apps a funcionar em segundo plano e forçar a sua paragem.
Em Definições > Manutenção do dispositivo > Bateria > Utilização da bateria, selecione a app que pretende e toque em "Forçar paragem".
Se, mesmo assim, o equipamento continua quente, experimente reiniciá-lo e eventualmente atualizar o sistema operativo. Caso o problema persista, contacte o serviço de assistência da marca do seu equipamento.