Notícias

Telemóveis Xiaomi: qualidade moderada a bom preço

O que têm os telemóveis Xiaomi de especial, além do preço atrativo? A DECO PROteste testou-os e dá o veredicto.

Especialista:
Editor:
24 fevereiro 2025
dois telemóveis xiaomi redmi sobre uma superfície cinzenta

iStock

São, antes de tudo, atrativos pelo preço. Mas o que valem realmente os telemóveis Xiaomi? Tendo conquistado, globalmente, uma posição dominante nos segmentos de gamas baixa e média, acabaram por chegar a mais consumidores. Nos últimos anos, porém, têm arriscado voos mais altos, com especificações avançadas e desempenho competitivo, e começam a equiparar-se aos principais concorrentes do mercado.

A DECO PROteste analisou estes telemóveis, dos segmentos mais simples, aos topos de gama. Dividiu-os em três grupos, dos mais elementares aos mais high-tech, passando pelos de gama média, avaliando-os com o mesmo critério apertado e exigente que aplica a qualquer marca.

Testou a capacidade de processamento e desempenho dos smartphones. E realizou testes de queda, riscos e resistência à água, avaliando também a qualidade da fotografia, do vídeo, do som e conectividade. Mediu-se, ainda, a autonomia e a velocidade de carregamento da bateria.

Telemóveis de gama baixa: preço vence a qualidade

O preço, neste segmento, é o ponto forte. Varia entre os 94 e os 200 euros. Mas há que não esperar milagres destes dispositivos. As câmaras, por exemplo, conseguem tirar fotos e gravar vídeos que servem para partilhar nas redes sociais ou para guardar memórias fugazes. Esqueçam-se os pormenores refinados ou a qualidade profissional.

Um ponto positivo é a autonomia da bateria. A maioria destes telemóveis consegue aguentar bem um dia inteiro sem recarga. Podem ser usados o dia todo, mesmo de forma mais intensa.

Porém, se é dos que gostam de se divertir com jogos pesados ou usar várias aplicações ao mesmo tempo, estes modelos não vão enganar, nem prometer um entretenimento sem limites. São adequados para as tarefas básicas, como o envio de mensagens, a frequência das redes sociais, fazer chamadas, conversar via WhatsApp... Mas, se se sair deste patamar para algo mais exigente, vai ser preciso desembolsar um bocadinho mais.

Outro ponto forte destes aparelhos é a sua robustez. Se, nos outros parâmetros do teste que avaliam o desempenho, não vão além das três estrelas, no item "durabilidade" fazem o pleno, chegando às cinco.

Recomendados nesta categoria? O Redmi Note 11 Pro 5G 64 GB e o Poco X4 Pro 5G 128 GB, que podem ser comprados por 148 e 197 euros, respetivamente.

No polo oposto, a evitar, considere o Redmi A3 4GB 128 GB e o Redmi 9AT 32 GB: mal ultrapassam uma estrela quando avaliados no seu desempenho. A câmara é débil em qualquer dos casos e só o preço os salva – estão ambos abaixo dos 100 euros.

Telemóveis de gama média: boas fotos e vídeos

E chegamos à gama intermédia, representada por modelos como o Xiaomi Redmi Note 12 Pro e o Poco X6. Neste patamar, já se nota uma melhoria significativa. Os preços refletem-no: galgam para a centena seguinte, começando nos 200 e terminando nos 470 euros.

O upgrade nota-se logo pelas câmaras. A avaliação, neste aspeto, já se situa numa classe média-alta, entre três e quatro estrelas, o que lhes permite tirar fotos e captar vídeos que já podem fazer vistaço nas redes sociais. E que também podem ficar para recordação.

As baterias também melhoraram no desempenho (até quatro estrelas), o que significa que podem ser usados o dia todo sem necessidade de recarga.

Neste patamar, já podemos encontrar utilizadores que procuram um equilíbrio entre preço e desempenho. Estamos mesmo um nível acima, com telemóveis de características significativamente mais robustas sem o custo elevado dos topo de gama. E isso vê-se na performance geral dos dispositivos, que anda entre as três e as quatro estrelas.
É o que se passa na avaliação das câmaras e da qualidade do vídeo, que oferecem uma qualidade suficiente para a maioria dos utilizadores. Ainda assim, não atingem o nível de excelência encontrado em dispositivos mais caros.

A gama média da Xiaomi representa, portanto, uma possibilidade para quem procura um dispositivo versátil, com bom desempenho, boa autonomia e câmaras adequadas, a um investimento simpático para bolsos mais medianos.

Telemóveis topo de gama: boa câmara e multitasking

Agora sim, já podemos falar de jogar à vontade jogos de peso considerável, enquanto estamos a trocar mensagens por WhatsApp ou Bluesky e, ao mesmo tempo, a tentar orientar-nos pela selva das redes sociais. Os resultados do teste dos Xiaomi topo de gama, especialmente os 14 e os 14 Ultra, mostram um desempenho coerente, de topo, mesmo que não sejam os melhores dispositivos do mercado. Com preços iniciais entre os 500 e os 1100 euros, estes equipamentos são direcionados para utilizadores exigentes, que valorizam desempenho e qualidade acima de tudo.

No que diz respeito às câmaras e vídeo, estes telemóveis apresentam avaliações em torno das quatro estrelas, o que significa que a qualidade fotográfica e de gravação de vídeo é superior, mesmo em ambientes noturnos ou com pouca luz: a experiência de captura é mais detalhada e precisa, e até comparável aos melhores smartphones do mercado.

A bateria, embora não seja o aspeto com melhor resultado, mantém um desempenho sólido, também entre as três e as quatro estrelas, com uma autonomia que poderia ser superior para modelos como o Xiaomi 12 Pro. Mas o verdadeiro ponto forte reside mesmo no desempenho e na durabilidade de alguns modelos, que, no Xiami 14 Ultra, por exemplo, chega a 4,5 estrelas. Ultrapassam quase sem danos o exigente teste de resistência aos choques. Observaram-se apenas ligeiros riscos. Esteja, como já se disse, em jogos em alta definição, em edição de vídeo profissional ou em multitasking, estes modelos executam todas as tarefas sem hesitações, e com uma eficiência notável.

Fora das versões Pro, no entanto, apesar da gama de preços, a durabilidade não teve uma pontuação superior a 3,5 estrelas.

Em suma, estes modelos oferecem câmaras e desempenho excecionais, com processadores topo de linha, capacidades fotográficas de alto nível (ideal para fotografia profissional ou criativa) e ecrãs de elevada resolução e AMOLED. A experiência geral é fluida. Aqui convém refrear um pouco o entusiasmo: entramos na escala dos preços elevados, que começam em 500 e podem ultrapassar os mil euros. Recomenda-se apenas para quem valoriza e utiliza bastante as funcionalidades premium.

Quais os melhores telemóveis do mercado?

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar