Dicas

5G em Portugal: tudo o que precisa de saber

O 5G oferece um desempenho superior face ao 4G, em termos de fluxo de dados, capacidade e velocidade da resposta da rede, e deverá permitir que muitos mais dispositivos se liguem à rede, potenciando o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT). Esclarecemos as principais dúvidas sobre a nova geração de dados móveis.

18 agosto 2022
troca do 4G pelo 5G

iStock

Foi no final de 2021 que os operadores de telecomunicações presentes em Portugal anunciaram as condições de acesso ao 5G nos seus tarifários. No entanto, a tecnologia ainda tem uma cobertura limitada ao nível nacional. 90% das estações 5G estão localizadas em áreas urbanas e, por isso, nem todos os consumidores deverão, para já, beneficiar do desempenho prometido. Respondemos às principais dúvidas sobre a tecnologia 5G em Portugal.

O que é a tecnologia 5G?

O 5G é uma nova tecnologia de rede móvel que irá permitir desempenho no fluxo de dados e velocidade de resposta superiores à rede 4G. Com muito mais capacidade do que as gerações de rede anteriores, o 5G permite que mais dispositivos estejam ligados. Esta evolução trará um grande desenvolvimento da internet das coisas (IoT), com mais dispositivos a comunicar entre si em simultâneo, potenciando a inovação em indústrias como a dos transportes, por exemplo.

Quais as principais diferenças entre o 5G e o 4G?

Numa fase inicial, a diferença entre a experiência do 4G e do 5G não será significativa. Como temos observado noutros países europeus, as velocidades mais altas deverão aproximar-se dos 200 Mbps e atingir pontualmente entre 300 e 350 Mbps. Contudo, em muitos locais, o desempenho do 5G vai apenas assemelhar-se a um bom 4G.

Já numa fase mais avançada, os consumidores poderão ter acesso a velocidades de internet próximas de 1 gigabit por segundo (Gbps) e uma latência muito inferior à do 4G, o que irá permitir, por exemplo, uma grande melhoria na experiência com jogos online, downloads de ficheiros em segundos e streaming sem esperas, etc. A capacidade da rede também será muito mais elevada, permitindo a ligação de toda a espécie de aparelhos.

Já existem telemóveis 5G?

Sim, já encontra no mercado telemóveis equipados com a nova tecnologia de rede móvel. E não precisa de gastar muito dinheiro para usufruir de um bom equipamento: consegue adquirir um telemóvel 5G por menos de 250 euros com boa autonomia, elevada qualidade de som nas chamadas, boa resistência a queda, bom desempenho e qualidade da câmara, bem como capacidade de armazenamento. Veja no nosso comparador todos os telemóveis 5G testados.

COMPARAR TELEMÓVEIS

Quais os operadores autorizados para a utilização do 5G em Portugal?

Foram atribuídos direitos de utilização de frequências a seis operadores, mas apenas três têm estações 5G operacionais. É o caso da MEO, da NOS e da Vodafone. Os restantes operadores autorizados para a utilização do 5G são a NOWO, a Dense Air e a Dixarobil.

Qual é a cobertura do 5G em Portugal?

De acordo com os dados reportados à Anacom, entidade reguladora do setor, até ao final do primeiro semestre deste ano, existiam em Portugal 2918 estações 5G espalhadas por 198 concelhos (64% dos concelhos do País) e 859 freguesias (28% das freguesias do País). A NOS é o operador que, até ao momento, instalou o maior número de estações 5G, com um total de 1937 estações (66 por cento). Em segundo lugar surge a Vodafone, com 534 estações (18%), e em terceiro a MEO, com 447 estações (15 por cento). 90% das estações 5G estão localizadas em áreas urbanas (79% em áreas predominantemente urbanas). No entanto, existência de estações 5G nos concelhos ou freguesias não é o mesmo que “cobertura”. 

O 5G é mesmo mais rápido do que o 4G?

Segundo o primeiro balanço sobre o desenvolvimento do 5G em Portugal, realizado pela Anacom, a velocidade média de download situou-se em 306 megabits por segundo (Mbps), um valor superior em 244 Mbps ao verificado nos testes 4G e também superior em 68 Mbps face à banda larga fixa. No upload, o valor médio em 5G está nos 44 Mbps, quase o dobro do registado em 4G, mas inferior em 61 Mbps na banda larga fixa. Na latência, também se verificaram ganhos, com um valor médio de 26 milissegundos (ms), menos 9 ms do que o apurado nos testes de 4G, embora acima do observado na banda larga fixa.

A nossa aplicação QualRede permite testar a qualidade e a velocidade das redes móveis nacionais e já começou a registar as primeiras medições de 5G. O QualRede é uma aplicação colaborativa. Para que os resultados sejam o mais reais possível, o consumidor deve testar, no local onde se encontra, a velocidade da internet móvel. Para tal, regista, de forma anónima, os resultados, o local e o tipo de ligação depois de fazer download da app. Ao fazê-lo ajuda a preencher um mapa interativo com informação sobre a qualidade das redes móveis no País. 

Medir a velocidade da internet

Que impacto terá o 5G nas telecomunicações?

Com maior largura de banda, o 5G poderá permitir, teoricamente, uma velocidade de download até 10 Gbps. Na prática, este tipo de velocidades permitem descarregar um filme em menos de dois segundos. No entanto, as vantagens não se ficam apenas pela velocidade dos downloads. A capacidade da rede e a latência são as características que mais diferenciam o 5G das anteriores gerações de redes móveis.

Por permitir um maior número de dispositivos ligados à rede, o 5G poderá ter um importante contributo no desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), uma vez que todas as “coisas” (equipamentos) podem comunicar em simultâneo. Milhares de carros, sensores e outros dispositivos podem estar ligados à internet, o que significa que, a pouco e pouco, podem começar a surgir as cidades inteligentes. Por outro lado, o tempo de resposta desta rede é inferior a 10 milissegundos, podendo mesmo atingir 1 a 2 milissegundos (quase instantâneo). Ter uma rede que responde com uma rapidez quase ao nível da reação humana permite que possam realizar-se tarefas muito delicadas pela internet. É o caso das operações com dispositivos cirúrgicos controlados remotamente e acompanhados por câmaras com grande nitidez, ou a condução autónoma de veículos capazes de tomarem decisões.

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.