Notícias

Teletrabalho: como organizar o escritório em casa

Está a trabalhar em casa e não tem monitor para ligar ao portátil? Mostramos como usar o televisor. Quer melhorar a concentração num ambiente ruidoso? A solução pode estar nuns auscultadores com redução ativa de ruído.

  • Dossiê técnico
  • António Alves e Pedro Silva
  • Texto
  • Inês Lourinho
20 abril 2020
  • Dossiê técnico
  • António Alves e Pedro Silva
  • Texto
  • Inês Lourinho
teletrabalho

iStock

A posição do computador face a uma janela, a altura da cadeira, a maior ou menor dimensão do monitor e outros aspetos de que depende o conforto durante o trabalho nem sempre terão sido acautelados, quando largos milhares de portugueses foram enviados para casa e passaram a desempenhar a sua atividade à distância. Confira as dicas para melhorar as condições do seu posto de trabalho em casa.

Arrumar o espaço

Nem sempre é possível escolher onde instalar o computador, mas, se tiver esse privilégio, rejeite os locais que recebam luz direta intensa, para evitar reflexos no ecrã. O ideal é um ponto da casa em que a luz entre a partir de uma janela, na lateral.

 

gráfico

 

Televisor passa a monitor do portátil

Vinte sete a 32 polegadas: monitores para computador maiores não há. Acima destes valores, a distância de visionamento numa mesa de trabalho é tudo menos confortável. Portanto, na missão de “expandir” o ecrã do portátil, não aconselhamos o recurso a um televisor que vá para lá desta fasquia.

Se usar um televisor pequeno, por exemplo, com 20 a 24 polegadas, não precisa de guardar nenhuma distância especial para o ecrã – este é equiparável a um monitor normal. Já se tiver 27 polegadas, equivale a um monitor de computador de grandes dimensões, pelo que convém prever, pelo menos, uns 50 centímetros de distância, até porque a resolução destes televisores nunca é muito elevada. As 32 polegadas são mesmo o limite aconselhado. Aqui, a distância mínima deve andar nos 60 centímetros. E a resolução do televisor deve, idealmente, permitir a reprodução de conteúdos em full-HD.

 

hdmi

Ligue o computador portátil ao televisor com um cabo HDMI. Nos televisores menos recentes, também pode recorrer a um cabo VGA, ainda que não seja tão interessante.

 

standby

Para evitar que o portátil fique em standby enquanto trabalha, vá a Configurações > Sistema > Energia e suspensão > Configurações de energia adicionais. Aceda a Definir botões de energia > Quando eu fechar a tampa. Escolha não fazer nada ao fechar o portátil.

 

resolução

Para ajustar a resolução do televisor, vá a Configurações > Sistema > Ecrã > Configurações de vídeo avançadas. Configure o Display 2, que é o televisor. Pode expandir ou duplicar os ecrãs, ou usar apenas um deles. A opção de duplicar mostra exatamente o mesmo em ambos, o que é pouco útil. Já ao expandir, os dois monitores são usados de forma complementar: por exemplo, num deles, pode ter um relatório e, no outro, uma tabela de Excel com dados que precisa de consultar. Se só usar o televisor para trabalhar, a resolução otimizada deste é selecionada de forma automática pelo computador. E, ao abrir o ecrã do portátil, passa a trabalhar automaticamente no modo de “Expandir estes ecrãs".

 

modo imagem

Os modos usados para ver televisão, como o Standard ou o Vívido, pioram a imagem quando é conectado um computador. Mude para o modo de Jogo, Filme ou PC: os nomes variam consoante o televisor.

Auscultadores que “desligam” o ruído de fundo

Se trabalha num ambiente ruidoso e tem dificuldade em manter a concentração, auscultadores com redução ativa de ruído podem ser a solução.

O investimento inicial é considerável. Modelos com bom desempenho custam desde 100 euros. Se quiser pagar menos, terá de abdicar de alguma qualidade.

Mas estes auscultadores têm grande versatilidade. Pode usá-los para ouvir música num momento de lazer ou enquanto trabalha. E, como todos os modelos analisados incluem microfone e permitem controlar chamadas, servem ainda para conversar com os colegas de trabalho, via app de videoconferência. Funcionam, finalmente, como sistema de mãos livres para atender telefonemas ou como controlo do leitor de música do smartphone. Cereja em cima do bolo: a maioria oferece conforto num uso prolongado.

No nosso comparador de auscultadores, fique a par de todos os resultados, das características e do preço.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.