Dicas

Como limpar um smartwatch ou uma pulseira de fitness

Contabilizam o número de passos e as calorias queimadas, permitem ler mensagens, fazer chamadas e até pagamentos, mas tendem a acumular sujidade e suor. Saiba como limpar pulseiras de fitness e smartwatches.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Filipa Nunes
06 outubro 2021
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Filipa Nunes
smartwatch

iStock

Por estarem sempre expostos, os smartwatches e as pulseiras de fitness estão sujeitos a desgaste, podendo acumular sujidade e suor. Há até estudos, como um recentemente publicado pelo site CompareMyMobile, que indicam que estes aparelhos podem conter até 30 vezes mais sujidade que uma sanita. Por isso, são necessários alguns cuidados de limpeza, sobretudo, se quiser prolongar a vida útil do aparelho. 

Quase todos os relógios inteligentes ou pulseiras de fitness disponíveis no mercado permitem fazer a substituição da bracelete. E o melhor é que não precisa de gastar muito dinheiro. No nosso comparador de smartwatches e pulseiras desportivas, na ficha de cada produto, pode confirmar se o equipamento permite fazer a troca da bracelete, entrando no separador das características.

Todos os modelos que testámos permitem fazer essa substituição e, em alguns casos, consegue até encontrar braceletes compatíveis, em tecido, plástico ou borracha, a partir de cinco euros. Se preferir uma de pele ou de metal terá de investir um pouco mais.

Como limpar o smartwatch ou a pulseira

Por nos acompanharem para todo o lado, no pulso, os smartwatches e as pulseiras de fitness acumulam germes e suor, sobretudo se forem usados na prática desportiva. Se pratica desporto com regularidade, prefira as braceletes de silicone. Estas são mais resistentes e podem ser facilmente limpas. Como? Siga estes passos.

  1. Comece por desligar o aparelho e remova a bracelete.
  2. Com um pano de microfibra húmido, remova a sujidade da bracelete. Os panos usados para limpar os óculos também são uma boa alternativa.
  3. Para desinfetar, use toalhetes com 70% de álcool isopropílico ou humedeça levemente uma ponta de um pano de microfibra em álcool. Evite os detergentes ou aerossóis, mesmo que o índice de proteção seja elevado.
  4. Depois, limpe novamente a bracelete com um pano de microfibra seco.
  5. Para limpar o aparelho, use um pano de microfibra ligeiramente humedecido com água.
  6. Os panos usados devem, depois, ser lavados com detergente. Não adicione amaciador. Desta forma, os panos de microfibra terão maior capacidade de absorver, por exemplo, gorduras.

Lembre-se: braceletes de diferentes materiais requerem diferentes procedimentos. As de silicone, muito comuns em relógios e pulseiras de fitness, podem ser lavadas com água corrente e podem ser escovadas, por exemplo, com uma escova de dentes. As braceletes de pele ou metal, por outro lado, não devem ser submergidas em água. Nestes casos, o ideal é que siga as instruções do fabricante.

Para saber mais dicas sobre fitness, alimentação e bem-estar, visite a plataforma FitMap.

Plataforma FitMap

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.