Dicas

Como escolher apps para corrida

As apps para corrida são um bom aliado para manter a motivação e fazer exercício. Estas ferramentas recolhem muita informação sobre o treino, desde os quilómetros feitos às calorias consumidas. Saiba como escolher.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
28 julho 2021
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
Mulher com roupa de desporto a verificar app de exercício no smartwatch.

iStock

Pode não parecer, mas a corrida também pode ser um desporto de equipa, em que os colegas se motivam e desafiam. As apps permitem registar o desempenho em aplicações que se descarregam para o smartphone com o objetivo de controlar a evolução e divulgar resultados nas redes sociais.

CONHEÇA A COMUNIDADE FITMAP

Estas apps registam a distância, o ritmo, o tempo, o número de passos, as calorias gastas, o percurso e, por vezes, até o batimento cardíaco, sendo que a última medição exige uma banda cardíaca, que emparelha com o smartphone via Bluetooth. As versões pagas de algumas apps incluem também planos de treino e/ou de alimentação e evitam que o utilizador seja inundado por publicidade.

Quem quer começar a correr, quem o faz de forma ocasional ou quem não deseja investir centenas de euros num relógio tem nas apps uma boa opção. Mas, com o tempo, é natural surgir a necessidade de um equipamento mais sofisticado. Até porque, para corridas mais longas, levar o telemóvel ao braço pode ser desconfortável.

Apps gratuitas ou pagas?

Há vários tipos de aplicações de corrida, que podem ser gratuitas, temporariamente gratuitas, gratuitas com conteúdos limitados ou mediante subscrição. As principais diferenças estão relacionadas com o acesso a funções avançadas e a ausência de publicidade das apps pagas.

Apps de corrida gratuitas

Se corre apenas ocasionalmente, usar uma app gratuita para a prática de exercício pode ser mais do que suficiente. Estas aplicações permitem definir objetivos, verificar melhorias a curto prazo e monitorizar a atividade física. Além disso, pode partilhar os seus itinerários e os tempos com os amigos através das redes sociais.

Apps de corrida pagas

Caso pretenda uma análise estatística mais completa ou avaliar o seu progresso nas corridas, as versões de apps pagas oferecem funções mais avançadas, como planos de emagrecimento, análise de progressão de treino mensal ou anual e comparações de rendimento entre sessões de treino.

Algumas apps de corrida têm informação adicional, como a inclinação do terreno, a previsão meteorológica, perda de peso, informação sobre nutrição e leitor de música. 

Como escolher a melhor app

A facilidade de uso é o principal aspeto a ter em conta ao escolher uma app de corrida para instalar. Comece por verificar o tempo que a app demora a abrir. A plataforma em que as apps são instaladas tem impacto na utilização. Apesar de algumas terem o mesmo nome, podem revelar resultados diferentes consoante se destinem a Android ou iOS. 

Confirme, também, se a app é intuitiva de usar, qual o tamanho dos ícones e como está organizada a estrutura do menu. Para determinar o desempenho, avalie ainda a precisão das distâncias medidas, o consumo da bateria e a presença de anúncios, que podem perturbar a utilização.

Lembre-se de que as apps exigem algumas permissões. Quais são aceitáveis? Um truque simples: verifique se a permissão está em linha com as funcionalidades. Por exemplo, não faz sentido uma app de corrida pedir o acesso ao registo de chamadas. Por outro lado, sempre que não estiver a utilizar uma app que necessite de aceder à localização, deve desligar este recurso. Além de proteger a privacidade, poupa bateria.

Proteção de dados nas apps

Após meses ou anos a registar dados numa app, é possível que queira mudar para outro produto, por ter mais funções ou porque os amigos o usam. Muitas vezes, as empresas de tecnologia não facilitam a migração. Mas a plataforma tapiriik.com sincroniza dados entre as principais apps.

Mesmo no caso das apps gratuitas, as empresas que as criam visam o lucro, e uma das estratégias é o tratamento e a partilha de dados pessoais. Em certos casos, a informação segue sem encriptação, o que facilita a sua captura por piratas informáticos. Com dados como o número de série ou a identificação do smartphone, as empresas de publicidade podem monitorizar o comportamento do utilizador e criar perfis de utilização.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.