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Sites e mensagens falsas em nome do SNS 24: saiba que cuidados ter

Estão a circular mensagens falsas, em nome do SNS 24, a pedir para saldar dívidas relativas a serviços de urgência, alerta o Ministério da Saúde. Se receber algo suspeito, não clique nos links, nem faça qualquer pagamento.

Especialista:
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18 novembro 2025
Homem a ver SMS

iStock

"Estão a circular dois tipos de mensagens falsas, ambos com a referência de pagamentos em dívida da urgência: um com a referência bancária e outro com links de sites fraudulentos", alertou recentemente o Ministério da Saúde. Trata-se de uma fraude que visa extorquir dinheiro aos consumidores, em nome do SNS 24, através de SMS ou de sites.

A recomendação ao consumidor é a de sempre: não clique em links que lhe pareçam suspeitos, nem avance com quaisquer pagamentos. Em caso de dúvida, deve contactar o SNS 24 (808 24 24 24), selecionando a opção relativa a serviços administrativos.

Como funciona o esquema?

De acordo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), "trata-se de um esquema fraudulento que refere, de forma indevida, entidades credíveis, como o MIN.SAUDE, o SNS e o SNS 24, com o intuito de induzir os destinatários a fornecerem informações pessoais e bancárias, com o objetivo de obtenção de vantagem financeira. Os serviços prestados pelo SNS 24 e as chamadas para a respetiva linha são gratuitos, pelo que este serviço nunca solicita pagamentos, dados bancários ou informações pessoais através de sites, e-mails, mensagens ou redes sociais".

Recorde-se que, desde 2022, a cobrança de taxas moderadoras só é aplicável no atendimento em serviço de urgência e apenas se o doente não for referenciado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), nem ficar internado. São exemplos de encaminhamento pelo SNS o atendimento na urgência encaminhado por parte da rede de prestação de cuidados de saúde primários (centro de saúde) e pelo SNS 24.

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Exemplo de uma das mensagens que circula em nome do SNS 24. Foram recebidas pela mesma pessoa, no mesmo dia, a horas diferentes.
 

Recomendações ao consumidor

O SNS24 e a DECO PROteste aconselham o máximo cuidado com mensagens e e-mails que solicitem pagamentos ou dados pessoais.

  • Ignore as mensagens, supostamente, enviadas pelo SNS 24, a solicitar pagamentos.
  • Nunca forneça dados pessoais ou bancários.
  • Em caso de dúvida, contacte o SNS 24 (808 24 24 24), selecionando a opção "assuntos administrativos" ou envie e-mail para csirt@spms.min-saude.pt.
  • No caso dos sites e ou plataformas online, verifique sempre se o link é seguro antes de clicar. Em caso de dúvida, não clique.
  • Se for burlado, contacte a polícia. Também pode denunciar a situação na plataforma Reclamar para dar mais visibilidade à sua queixa e alertar outros consumidores.

Aviso de cobrança da taxas moderadoras por correio

Nos casos em que está prevista a aplicação de taxas moderadoras, o utente deve liquidá-las aquando da prestação do serviço – por exemplo, na altura da admissão na urgência. Se não for possível, por o estado de saúde não o permitir ou por não ter consigo os meios necessários, a unidade de saúde enviará posteriormente uma nota para regularizar o valor, habitualmente por carta.

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