Teleconsulta SNS 24: como funciona?
Ao ligar 808242424, é possível que o reencaminhem para uma teleconsulta. Dez perguntas e respostas para descodificar o novo serviço do SNS 24 à distância.

Ainda é um projeto-piloto e estará em testes durante três meses. O novo serviço de teleconsulta do SNS 24, já disponível, é destinado a doentes não urgentes, que serão reencaminhados a partir da habitual chamada telefónica para o número 808242424. As consultas à distância são realizadas numa plataforma de transmissão online, acessível pelo Portal do SNS 24 ou pela aplicação SNS 24.
No primeiro caso, o utente recebe um link por sms. Clica no link e, já no portal do SNS24, deverá carregar no botão “Compreendi” para prosseguir. Deve depois inserir o número de utente e um código de utilização única, enviado no mesmo sms do link da teleconsulta. Caso o acesso seja feito através da app, basta ir ao menu “Preciso de...” e escolher “Teleconsulta”, selecionando depois “Teleconsulta Linha SNS24”. Para prosseguir, carregue no botão “Continuar”.
A consulta será feita por um médico, em formato de videoconferência. É recomendável que aceda à teleconsulta cinco minutos antes da hora marcada.
A teleconsulta do SNS 24 em 10 perguntas
Quem pode utilizar?
Todos os doentes não urgentes que sejam reencaminhados através de triagem realizada depois do tradicional telefonema para o SNS 24. Se a situação clínica identificada puder ser avaliada por teleconsulta, e se o utente estiver de acordo, segue-se o agendamento.
O utente não pode realizar o pedido de teleconsulta do SNS 24. O processo tem início quando o utente contacta a Linha SNS 24 e lhe é feita uma triagem.
É um serviço pago?
Não. A teleconsulta é totalmente gratuita para o utente.
É possível realizar teleconsultas a menores de idade?
Sim, desde que acompanhados por um adulto. Se, durante a videochamada, o adulto não estiver presente, a teleconsulta é interrompida. Posteriormente, a Linha SNS 24 contactará para efetuar a remarcação da teleconsulta.
E se não for possível comparecer a uma teleconsulta já agendada?
O utente deverá, então, cancelá-la, contactando a Linha SNS 24 (808242424), através da opção 5.
O que acontece se, durante a teleconsulta, o médico considerar que deve existir uma observação presencial?
Durante a teleconsulta, o médico tem acesso a todo o histórico clínico do utente, através do sistema informático, pelo que é possível apurar a necessidade de o utente precisar de cuidados/observação presenciais.
Em caso afirmativo, procedem ao encaminhamento para o INEM, um Serviço de Urgência ou para os Cuidados de Saúde Primários, conforme os sintomas e a gravidade que o utente apresentar e tendo em conta a localização do utente.
E se for identificada uma emergência médica detetada durante a teleconsulta?
A teleconsulta pelo SNS24 só é realizada após ter existido uma triagem pelos profissionais de saúde da Linha do SNS 24. No entanto, se, durante a teleconsulta, o médico considerar que se trata de uma emergência, a chamada é transferida para o INEM, que encaminhará o utente para o hospital mais próximo.
Passam baixa ou justificação de faltas para o emprego/escola?
Numa teleconsulta, os médicos têm acesso a todos os meios e plataformas de integração de cuidados que teriam numa consulta presencial, conseguindo, por isso, prescrever medicamentos e/ou efetuar a requisição de exames complementares de diagnóstico. Também conseguem emitir certificados de incapacidade temporária, termo médico que designa o que conhecemos vulgarmente por baixa médica.
Há limite para o número de utilizações por ano?
Não. Tal como não existe número limite de utilização da linha SNS24.
Quem não tem médico de família tem direito a teleconsulta?
Sim, a teleconsulta está disponível para todos os utentes, independentemente de terem ou não médico de família. No entanto a mesma só se realizará se a situação clínica poder ser avaliada por este meio.
E o que acontece se a videochamada cair?
O médico deve enviar um novo link ao utente, para um novo acesso. O utente deve aguardar que o médico volte a fazer a ligação à chamada para dar continuidade à teleconsulta.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |