Portal do SNS tem mapa interativo para consulta das urgências abertas
O portal do Serviço Nacional de Saúde conta agora com um mapa interativo que permite saber quais as urgências em funcionamento, assim como os respetivos horários em Portugal Continental. Saiba como funciona e conheça o novo modelo de acesso às urgências de obstetrícia e ginecologia.

É possível consultar os serviços de urgência abertos em Portugal Continental num mapa interativo no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta ferramenta integra os horários das urgências que constam do Sistema Integrado de Informação de Prestadores para os sete dias seguintes, é atualizado de hora a hora e permite aos utentes pesquisarem por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde.
Os serviços de urgências abertos estão assinalados com um círculo de cor verde, e os encerrados com um losango a vermelho. Já as urgências referenciadas, ou seja, as que estão abertas com limitações de admissão de utentes – reservadas às urgências internas e aos casos referenciados pelo CODU/INEM (centros de orientação de doentes urgentes e Instituto Nacional de Emergência Médica) e pela linha SNS 24 –, estão assinaladas com um triângulo a amarelo ou um círculo cinzento, se apenas receberem urgências internas e utentes referenciados pelo CODU/INEM.
Linha SNS Grávida em funcionamento
A indisponibilidade de alguns médicos para realizar horas extraordinárias levou a uma reorganização dos horários de funcionamento dos serviços de urgência hospitalares de Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia do SNS.
Em alternativa à divulgação pública do mapa dos serviços de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia do SNS, o Governo anunciou a criação da Linha SNS Grávida. Desde o início de junho, as grávidas podem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e marcar a opção 0 para serem encaminhadas para a urgência de ginecologia ou obstetrícia mais próxima. Esta linha é uma das medidas urgentes previstas no Plano de Emergência e Transformação na Saúde, com o objetivo de organizar o circuito da grávida, em particular em situações de urgência. Com a criação deste mapa interativo, passa também a ser possível saber quais as urgências abertas em tempo real.
Novo modelo de acesso às urgências obstétricas e ginecológicas em Lisboa e Vale do Tejo e Leiria
A 16 de dezembro, foi implementado um novo modelo de urgências de obstetrícia e ginecologia nas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Lisboa e Vale do Tejo e Leiria. Este modelo, que impõe às grávidas um contacto com a linha SNS 24 antes de acederem às urgências, está em fase piloto e será avaliado ao fim de três meses, prevendo-se o alargamento a todo o território nacional continental.
O projeto inclui 11 ULS das regiões referidas: ULS Santa Maria; ULS São José (Maternidade Alfredo da Costa); ULS Lisboa Ocidental (Hospital de S. Francisco Xavier); ULS Amadora Sintra ( Hospital Fernando da Fonseca); ULS Odivelas/Loures (Hospital Beatriz Ângelo); Hospital de Cascais; ULS Estuário do Tejo (Hospital Vila Franca de Xira); ULS da Lezíria (Hospital de Santarém); ULS Médio Tejo (Hospital de Abrantes); ULS Oeste (Hospital das Caldas da Rainha) e a ULS Leiria. A estas juntaram-se voluntariamente as ULS Gaia/Espinho (Hospital de Gaia), Santo António (Centro Materno Infantil do Norte) e Alto Alentejo (Hospital de Portalegre).
Em janeiro, o novo modelo irá estender-se ainda às ULS da Península de Setúbal (Almada-Seixal, Arco Ribeirinho e Setúbal).
O funcionamento do novo modelo de urgências obstétricas e ginecológicas prevê a entrada direta nos serviços das grávidas referenciadas pelos seguintes meios:
- pré-triagem telefónica através da linha SNS grávida (808 24 24 24):
- Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-INEM, 112);
- profissionais dos cuidados de saúde primários;
- outra instituição de saúde pública, privada ou social, com informação clínica assinada por um médico ou enfermeiro especialista em saúde materna e infantil;
- urgência geral da mesma instituição de saúde.
Caso a grávida procure os serviços de urgência de urgências de obstetrícia e ginecologia sem referenciação:
- terá acesso a um telefone e será aconselhada a ligar para SNS 24, que fará reencaminhamento para consulta nos cuidados primários ou no hospital no prazo máximo de um dia útil;
- se insistir no atendimento, será atendida e triada por um enfermeiro especialista em saúde materna e infantil. Se a situação for considerada não urgente, a utente será encaminhada para consulta nos cuidados primários ou hospital, no prazo máximo de um dia útil.
De acordo com a lei que rege este novo modelo, também há exceções. É o caso das grávidas com condições que possam causar risco de vida, nomeadamente, perda de consciência, convulsões, dificuldades respiratórias, hemorragia abundante, traumatismo grave e dores muito intensas.
Ligue para o SNS 24 para saber qual a urgência mais próxima
Antes de se dirigir a um serviço de urgências, o ministério da Saúde recomenda a todos utentes "ligar sempre para o SNS 24" (808 24 24 24), o que, além da triagem e encaminhamento para os cuidados mais adequados, permitirá saber qual é o serviço mais próximo disponível.
Atualmente, é possível também saber qual o tempo médio de espera nos hospitais públicos, no site do Serviço Nacional de Saúde. Ao pesquisar por instituição, é apresentado o tempo médio de espera por grau de prioridade: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |