Dicas

Atividade física ou exercício: saiba a diferença

Descubra qual a “dose diária recomendada” de atividade física, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e qual a diferença entre atividade e exercício físico.

Especialista:
Editor:
05 setembro 2024
Mulher deitada no chão num tapete de ginástica, segura dois alteres e prepara-se para fazer exercício físico

iStock

A atividade física consiste em gastar energia, seja qual for o movimento que implique. Uma atividade física planeada e exercida de forma repetida e estruturada, com o objetivo de melhorar ou manter a aptidão física, é exercício físico.

Mas, se nem toda a gente tem tempo ou perfil para fazer exercício físico, todos podemos pôr o corpo em movimento. Se ainda não consegue encaixar o desporto na sua vida, por falta de tempo, de organização ou de vontade, tem alternativas para se manter saudável e em movimento.

Como pôr o corpo a mexer todos os dias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada para ter ganhos na saúde. Ou então, também pode fazer uma hora e 15 minutos de atividade física aeróbica intensa ou uma combinação de atividade moderada e intensa. A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de, pelo menos, 10 minutos. Estes podem ser facilmente integrados na vida diária, quer seja ao subir as escadas em vez de usar o elevador ou ao estacionar mais longe ou a descer do autocarro uma paragem antes da habitual para andar mais.

Os idosos (65 anos ou mais) devem adicionar atividades físicas que promovam o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar na prevenção de quedas e na melhoria da saúde.

Deve limitar o tempo em comportamento sedentário. A substituição do tempo sedentário por atividades físicas de qualquer intensidade (inclusive de baixa intensidade) proporciona benefícios para a saúde.

Há atividades que podem ser feitas em qualquer lugar e não necessitam de equipamento específico:

  • uma caminhada ligeira perto de casa ou jardinagem favorecem a resistência e a flexibilidade;
  • esfregar o chão e aspirar dão mais flexibilidade;
  • cortar e carregar lenha, subir escadas e carregar sacos de compras exercitam a força.

Se se sente desencorajado pela falta de companhia, convide um amigo para um passeio ou outras atividades sociais que incluam algum tipo de atividade física – dançar, por exemplo. Desafiar um amigo mais experiente para fazer exercício físico consigo é outra boa estratégia para contornar a falta de motivação e de confiança.

Por outro lado, um dia de trabalho intenso pode deitar abaixo as melhores intenções. Uma boa solução é agendar o exercício para os dias em que, garantidamente, vai ter mais energia. Com o tempo, a própria atividade física vai tornar-se a sua fonte de energia.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar