Notícias

Apple Watch: como escolher um smartwatch da Apple?

Um smartwatch da Apple pode ser útil para quem pretende monitorizar os níveis de saúde, responder a mensagens ou gerir notificações, sem tocar no telemóvel. A DECO PROteste revela as principais características a considerar na escolha do Apple Watch.

Especialista:
Editor:
20 fevereiro 2024
Apple watch em cima de um portátil com um iphone ao fundo

iStock

O Apple Watch permite que o utilizador tenha algumas das principais funções de um telemóvel à distância do pulso, como notificações, aplicações e recursos (por exemplo, monitorização da saúde). Desde o lançamento do seu primeiro smartwatch, em 2015, que a Apple se tem destacado como uma das principais referências no mercado dos relógios inteligentes. 

A marca da maçã tem lançado novos modelos todos os anos, para gáudio dos seus apreciadores. Todas as versões partilham designs semelhantes, mas é no processador, no preço e nos recursos que residem as principais diferenças. 

Que modelos de Apple Watch existem atualmente?

Apple Watch Series 8

Apesar de já ter sido substituído pelo Series 9, o Apple Watch Series 8 continua a ser um smartwatch que impressiona pela grande variedade de funcionalidades e monitorização precisa de atividades. A autonomia da bateria é melhor do que a do seu antecessor, mas continua muito aquém dos modelos de outras marcas, como a Samsung ou a Huawei. 

 

Apple Watch Series 9

O Apple Watch Series 9 surpreende pela positiva. Beneficia de uma utilização simples e de uma monitorização da atividade desportiva precisa. Existem, ainda, versões com diferentes tamanhos para se adequarem a pulsos maiores ou menores.

Please fill the source and the alt text 

Apple Watch Ultra

O Apple Watch Ultra disponibiliza vários recursos e tem um desempenho de alto nível. Contudo, este modelo peca pelo seu custo elevado.

Please fill the source and the alt text 

Apple Watch Ultra 2

O Apple Watch Ultra 2 é um dos melhores smartwatches no mercado. Permite monitorizar uma grande variedade de desportos com precisão, bem como verificar estatísticas detalhadas, que podem ser interessantes no caso de atividades mais radicais. Também leva boa nota pela excelente capacidade em enviar notificações e lembretes. Contudo, este aparelho pode ser demasiado dispendioso para a maioria dos interessados.

Please fill the source and the alt text 

Apple Watch SE (2022)

Apesar de estar perto de celebrar dois anos de existência, o Apple Watch SE é um ótimo smartwatch que não fica muito atrás dos seus pares em termos de qualidade global. Não tem a função do “ecrã sempre ligado”, que está presente noutros relógios da Apple, mas está repleto de recursos e monitoriza atividades com precisão.

Please fill the source and the alt text 

Que características ter em conta na escolha do Apple Watch?

Apple Watch permite monitorizar níveis de saúde

Os relógios inteligentes da Apple atualmente disponíveis podem notificar o utilizador se a frequência cardíaca estiver muito alta ou baixa, detetar fibrilação auricular (ritmos cardíacos irregulares), e fazer leituras de eletrocardiograma.

Estes dispositivos também conseguem detetar quedas e ligar para o 112, se estiver imóvel por mais de um minuto. Alguns modelos (versões Cellular/LTE) conseguem fazê-lo mesmo que não esteja perto do telemóvel.

O Apple Watch Series 8, 9 e Ultra têm a capacidade de medir a quantidade de oxigénio no sangue. Já o Apple Watch SE não integra essa funcionalidade, nem consegue fazer leituras de eletrocardiograma. 

Sistema operativo exclusivo para dispositivos iOS

Todas as versões da gama Apple Watch integram o watchOS, o sistema operativo dos smartwatches da Apple. Este sistema funciona exclusivamente com dispositivos iOS e, por isso, não pode ser utilizado com Android ou Windows.

O watchOS opera com base em toque e gestos, fornece uma gama de recursos inteligentes e permite executar uma série de tarefas, como:

  • responder a mensagens e e-mails;
  • efetuar chamadas telefónicas;
  • gerir notificações;
  • publicar nas redes sociais;
  • fazer pagamentos contactless via Apple Pay;
  • recorrer ao assistente pessoal com comando de voz (ou Siri);
  • tirar capturas de ecrã;
  • desbloquear o Macbook ou o iMac sem digitar a palavra-passe;
  • partilhar a sua localização em tempo real.

Braceletes de diferentes materiais a partir do Series 8

Todas as versões do Apple Watch têm aspetos semelhantes, com um ecrã tátil retangular de cantos redondos e um botão circular lateral para controlar menus e notificações. A partir do Apple Watch Series 4, a Digital Crown (em português, Coroa Digital) emite pequenas vibrações durante a utilização para garantir uma sensação mais precisa e mecânica.

A Apple percorreu um longo caminho desde o Apple Watch Series 1, cujas braceletes eram feitas apenas de borracha. Desde o Apple Watch Series 8 que as braceletes disponíveis incluem versões em silicone, pele, entre outros. Ainda assim, as braceletes dos Apple Watch anteriores podem ser utilizadas no Apple Watch Series 8.

O Apple Watch Ultra tem o ecrã mais brilhante face às restantes versões — cerca de duas vezes mais brilhante do que qualquer modelo anterior. O Ultra tem também o maior ecrã de todos (27% maior do que o do Apple Watch SE). Já o Series 8 tem um ecrã 20% maior do que o do SE.

Processador do Series 9 em vantagem face aos restantes

Todos os modelos do Apple Watch utilizam um processador integrado. O Series 8, o SE (2.ª Geração) e o Ultra são alimentados por um processador S8 SiP dual-core de 64 bits. 

Já o mais recente Series 9 beneficia de uma atualização, com o seu novo processador S9 SiP dual‑core de 64 bits, que permite ao relógio inteligente fazer mais ações localmente sem depender do seu iPhone.

GPS integrado pode ser útil para quem faz exercício físico

O GPS incorporado no Apple Watch permite-lhe seguir e monitorizar as rotas sem recorrer ao iPhone, para que possa deixar o telemóvel em casa quando sai para uma corrida, por exemplo. Este recurso está disponível desde o Apple Watch Series 3.

Smartwatches da Apple beneficiam de resistência à água

O descontinuado Apple Watch Series 2 foi o primeiro smartwatch da Apple à prova de água, com a capacidade de estar submerso até 50 metros de profundidade durante 10 minutos.

Os relógios inteligentes da Apple mais recentes seguem o mesmo modelo, o que os torna adequados para serem utilizados, por exemplo, durante o banho ou enquanto nada. Contudo, não são indicados para desportos aquáticos ou mergulhos. Também deve verificar se a bracelete do seu smartwatch é à prova de água.

É impossível cobrir os altifalantes de modo a protegê-los da água, pois estes necessitam de ar para produzir o som. Mas a Apple contorna este problema ao criar um altifalante que deixa a água entrar e, posteriormente, utiliza vibrações para removê-la.

O Apple Watch Ultra é o único modelo projetado para desportos radicais, incluindo desportos aquáticos. É capaz de registar mergulhos, bem como indicar o tempo alcançado debaixo de água, a temperatura da água, a profundidade em tempo real e a profundidade máxima atingida.

Autonomia sai prejudicada face à concorrência

A autonomia é considerada o calcanhar de Aquiles dos smartwatches da Apple. Apesar de existirem melhorias nas gerações mais recentes, a duração da bateria dos relógios da marca da maçã ainda está uns furos abaixo face a outras marcas. Contudo, a partir do Apple Watch Series 7, todos os modelos (à exceção do SE) têm carregamento rápido.

No teste da DECO PROteste, o Apple Watch Ultra (primeira geração) é o que consegue melhor autonomia (sem GPS): 104 horas. Supera, inclusive, o Apple Watch Ultra de segunda geração, que obteve 78 horas de autonomia.

O Series 9 só alcançou 30 horas, o que fica aquém do seu antecessor — o Series 8, que obteve 33 horas. Note que o tamanho também influencia a autonomia, ou seja, os relógios maiores tendem a garantir uma autonomia mais elevada, pois integram mais espaço para uma bateria maior.

Com o GPS ativado, os resultados dos dispositivos caem bastante. O melhor resultado vai para o Apple Watch SE e Ultra 2, com cerca de 16 horas. O pior lugar é ocupado pelo Series 9 (de 41 milímetros) que não chega a 8 horas.

Quanto custa um Apple Watch?

O preço a pagar por um smartwatch depende sempre de fatores que diferenciem esse modelo, como o tamanho, o material da bracelete ou a caixa. Há também versões de designer, e com ligação de dados e voz LTE (Cellular).

O Apple Watch Series 9 pode ser comprado por um preço a partir de 434 euros. O Apple Watch SE custa desde 289 euros, o que o torna num modelo mais acessível, embora não seja propriamente barato. Já o Apple Watch Ultra consegue surpreender pelo seu preço extremamente elevado: a partir de 900 euros.

No comparador de smartwatches da DECO PROteste, pode encontrar modelos de outras marcas com bons desempenhos e preços mais acessíveis.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar