Smartwatches e pulseiras desportivas: como testamos

Em laboratório, o smartwatch, o relógio de desporto e a pulseira desportiva são submetidos a vários testes. Ao nível das funcionalidades smart, verifica-se se podem receber notificações do smartphone, ler e responder a mensagens de texto e e-mails, receber e fazer telefonemas, receber instruções de navegação, controlar a aplicação de música, entre outras funções.
Aspetos testados
Conectividade
Verificam-se ligações como GPS, bluetooth, wi-fi ou NFC. Quase todos podem ser ligados ao Android. No caso dos Apple Watch, em geral só podem ser usados com iPhones.
Funcionalidades fitness
É analisada a capacidade de registar informação como frequência cardíaca, registo de sono, passos, distância, definição de objetivos e incentivos, calorias.
Configuração inicial
O processo de configuração inicial e o processo de emparelhamento com o computador (PC/Mac) e com o smartphone (Android, iOS) são analisados.
Usabilidade
São considerados fatores como a qualidade de construção, o conforto durante a utilização, a estrutura de menus e a utilização durante diferentes tipos de atividade física. Também é avaliada a aptidão dos equipamentos para desportos específicos, como corrida ou bicicleta.
Bateria
A avaliação reflete a autonomia dos aparelhos e o tempo que demoram a carregar, seja num carregamento completo ou parcial. Verifica-se a forma de carregar e a estanqueidade da ligação.
Precisão
Sendo equipamentos de medição, impõe-se que forneçam dados com o maior rigor possível. As verificações são feitas por comparação com instrumentos calibrados os seguintes parâmetros: calorias, distância, passos e frequência cardíaca e altimetria.
Qualidade do ecrã
Para além da resolução, é avaliada a cor e a legibilidade do ecrã, em condições de luz intensa e de pouca luz.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!