Dicas

Passadeiras de corrida: como escolher?

A potência do motor, a velocidade suportada e as funcionalidades que deseja podem ajudar a decidir qual a passadeira de corrida ideal para a atividade física que pratica. Saiba o que considerar antes de tomar a decisão final.

24 março 2022
homem a correr numa passadeira em casa

iStock

Seja ao ar livre, no ginásio ou em casa, para uma vida mais saudável, é importante pôr o corpo a mexer. A corrida é uma opção para cada vez mais pessoas e pode ter benefícios como a diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a manutenção de um peso saudável ou a redução dos níveis de stresse. Se está a pensar em comprar uma passadeira de corrida, damos algumas dicas para escolher um equipamento à sua medida.

Para saber dicas sobre exercício físico, alimentação e bem-estar, visite a plataforma FitMap.

Plataforma fitmap

Analise a potência do motor e a velocidade máxima suportada

Um dos aspetos mais importantes a considerar na escolha de uma passadeira de corrida é a potência do motor. Esta determina a velocidade a que poderá realizar as suas corridas ou caminhadas e é indicada, geralmente, em cavalos (horsepower ou continuous horsepower), pelas siglas HP ou CHP. A primeira indica a potência que o motor garante em períodos mais curtos. A segunda indica a potência que o motor da passadeira consegue garantir de forma contínua em períodos mais alargados. Para corrida a um ritmo lento, valores entre 1 e 1,2 HP (horsepower) são suficientes. Se pretende correr a uma velocidade moderada ou elevada (acima de seis minutos por quilómetro), deverá optar por uma passadeira com, pelo menos, 1,25 HP.

Analisar a velocidade máxima suportada pela passadeira que pretende comprar também é essencial. Esta é indicada em quilómetros por hora (km/h) e depende do tipo de atividade física que pretende fazer. Para correr a uma velocidade moderada ou elevada, opte por velocidades máximas de, no mínimo, 16 quilómetros por hora. Se pretende apenas caminhar ou correr a um ritmo mais lento, entre 12 e 14 quilómetros por hora bastam. 

Que funcionalidades ter em conta na escolha da passadeira?

No que a funcionalidades diz respeito, há muito por onde escolher. Estas são algumas das mais comuns. 

Amortecimento

Para algum conforto durante o exercício físico, escolha uma passadeira com uma esteira com amortecimento. Algumas reduzem o impacto até 40% e outras vão ainda mais longe e permitem definir o nível de amortecimento a aplicar.

Paragem automática e bloqueio de utilização

Esta funcionalidade é especialmente importante para idosos ou para quem tem crianças em casa. Com uma chave que é introduzida no painel da passadeira e com um cabo que se pode prender ao corredor, a paragem automática garante a segurança de quem está a usar o equipamento. Se escorregar ou pisar a superfície lateral à esteira ou se cair durante a corrida, a chave solta-se do painel e desliga a passadeira de imediato.

 
A paragem automática garante a segurança dos utilizadores da passadeira.

Inclinação

As passadeiras de corrida mais básicas permitem aplicar um nível fixo de inclinação de forma manual, o que significa que terá de definir a inclinação antes de iniciar a corrida ou a caminhada. Outras permitem definir o grau de inclinação com os comandos da passadeira, através de um motor. O grau de inclinação máximo nestes casos pode variar entre 10 e 20 por cento. Há ainda opções com inclinação automática que pode ser aplicada quando se escolhe um programa predefinido. Neste caso, a velocidade da corrida e a inclinação vão sendo ajustadas automaticamente ao longo do treino.

 
Algumas passadeiras de corrida permitem definir o grau de inclinação com os comandos da passadeira.

Medição de pulsação

Disponível na maioria das passadeiras, esta funcionalidade está, regra geral, integrada nos punhos e permite medir a pulsação ao segurar os sensores com as mãos.

 
A maioria das passadeiras permite medir a pulsação durante o exercício. 

Programas predefinidos

A maioria das passadeiras conta com programas predefinidos que permitem atingir determinados objetivos. Estes programas controlam de forma automática a velocidade e, caso disponham dessa funcionalidade, a inclinação, de acordo com o objetivo pretendido.

 
Há passadeiras com programas que permitem, por exemplo, controlar a velocidade do tapete de forma automática.

Ecrãs

Algumas das passadeiras de corrida mais básicas contam com ecrãs monocromáticos que apresentam informações como a pulsação, a distância percorrida, as calorias queimadas, a velocidade a que corre, etc. Há ainda passadeiras que apresentam todas estas informações em ecrãs LCD touchscreen de maiores dimensões.

Conexão por bluetooth

Fazer a ligação a um dispositivo móvel ou a leitores multimédia (por exemplo, Apple TV) é uma funcionalidade cada vez mais comum. Regra geral, as passadeiras que contam com esta tecnologia têm pelo menos uma aplicação (que até pode ser do próprio fabricante) compatível. As mais simples permitem usar o ecrã do telemóvel ou tablet para acompanhar em detalhe o exercício, substituindo o LCD integrado com um grafismo mais rico. Em algumas dessas apps é possível aceder a sessões de treino guiadas, criar treinos personalizados ou participar em desafios (por exemplo, percorrer 100 quilómetros num mês). Outras permitem a associação de contas com outras plataformas usadas para monitorizar todas as corridas ou outros exercícios que o utilizador faça.

 
Através de bluetooth, é possível conectar algumas passadeiras a um dispositivo móvel.

Defina o melhor local para instalar a passadeira

Volumosas e pesadas, a maioria das passadeiras de corrida ocupam um espaço considerável em casa. Antes de tomar a decisão de investir no equipamento, veja se tem espaço disponível suficiente para colocar a passadeira. Regra geral, quanto maior for o tapete (ou esteira), maior será a estabilidade oferecida pela passadeira. Contudo, há boas passadeiras que podem ser dobradas e arrumadas com maior facilidade.

Considere também o tipo de exercício que pretende fazer. Para uma corrida mais confortável, procure tapetes com, pelo menos, 45 centímetros de largura. Se o objetivo é caminhar, basta uma passadeira com um tapete com 40 centímetros de largura.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.