Atividade física: 7 dicas para manter o ritmo durante as férias
Bastam 48 horas sem exercício físico para começar a perder aptidão cardiovascular e força. Não use as férias como desculpa para faltar aos treinos. Siga as dicas para manter a atividade física ou para experimentar novas rotinas de treino durante as férias.

A alteração de rotinas habitual no tempo de férias pode ser uma boa desculpa para reduzir a quantidade de atividade física e, por isso, é comum que até os desportistas mais entusiastas abandonem os hábitos de treino neste período. No entanto, é importante reservar algum tempo para treinar todos os dias. Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma e contribui para a saúde e para o bem-estar. Já as pausas, mesmo que curtas, têm um impacto negativo na forma física, nomeadamente na aptidão cardiovascular e na força muscular.
Mesmo de férias, mantenha-se ativo. Siga as dicas.
1. Planeie os treinos
A alteração de rotinas é o inimigo número um da prática de atividade física. Se não quer perder a forma durante as férias, planeie todos os treinos antecipadamente e comprometa-se com as metas que estabelecer. Reserve uma hora todos os dias e coloque um alarme para se lembrar de que está na altura de começar.
2. Descomplique
Faça treinos simples e opte por equipamentos leves e portáteis que lhe permitam treinar em qualquer lugar, como tapetes de ioga e elásticos de resistência.
3. Treine com a família ou os amigos
Treinar acompanhado pode ser uma motivação extra. Junte família e amigos num jogo de futebol ou numa caminhada em grupo.
4. Adapte os treinos ao local onde está a passar férias
Pode aproveitar o local onde está a passar férias para fazer atividades que habitualmente não faria: natação, surf, caminhadas em trilhas ou andar de bicicleta. Visitar monumentos e outras atrações turísticas também permite juntar o útil ao agradável.
5. Aproveite o ar livre
Informe-se sobre as melhores atividade e os melhores locais na localidade ou na região. Tente tirar partido do bom tempo da primavera e do verão, aproveitando as horas de menos calor para treinar. Se sofre de rinite alérgica sazonal, há várias formas de minimizar os sintomas. E não se esqueça de colocar protetor solar.
6. Adote novos hábitos
Fazer pequenas mudanças, como optar por subir pelas escadas em vez de usar o elevador, estacionar o carro um pouco mais longe da praia ou fazer pequenas caminhadas após as refeições, pode ajudar a que se mantenha ativo sem que dê conta.
7. Cuide da alimentação
O ideal é manter uma alimentação equilibrada e variada na maioria dos dias. A hidratação também é fundamental.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |