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Voos: reembolso pela bagagem de mão
A Euroconsumers, que reúne as organizações de consumidores de Portugal, Itália, Bélgica, Espanha e Brasil, e de que a DECO PROteste faz parte, vai exigir o reembolso das taxas adicionais cobradas pelo transporte da bagagem de mão aos passageiros.
Reclamações recentes
Sem serviço de Internet
Exmos. Senhores, Em 1/6/2025 pedi uma mudança de morada do meu actual contrato de prestação de serviços de telecomunicações com a vossa empresa com o n.º 141 922 65 35. Sucede que até hoje, passados que são mais de 90 dias, o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar, apesar dos inúmeros contactos telefónicos efetuados para o vosso n.º de apoio a clientes. Tenho sido aliciado com falsas declarações após falarem com supervisores, que vão resolver a situação e instalar o serviço que tenho actualmente de M2e na minha nova morada. A minha chamada é transferida de departamento em departamento sem nenhuma resolução da situação. Devo ainda referir que o principal motivo é o serviço M2e já estar descontinuado e não me oferecerem nenhum serviço semelhante ao que me estão a cobrar indevidamente. Considerando o exposto, venho rescindir o contrato celebrado, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização por via desta decisão, da vossa inteira responsabilidade. Cumprimentos.
Devolução sem resposta
Dia 01/08 realizei encomenda no site online da Cecotec, comprei uma máquina de cafe “Power Instant-ccino 20 chic serie nera”. A nível de entrega foi rápida, chegou dia 05/08, mas para minha desilusão a máquina não tira bom café, aquece muito, faz imenso barulho e demora para funcionar. Dentro dos 14 dias após entrega solicitei a devolução, conforme é o meu direito. Enviei um email no dia 10/08 a pedir a devolução da máquina e respetivo reembolso. Não obtive qualquer resposta ao email enviado durante o dia seguinte e decidi enviar o mesmo email para outros emails associados à Cecotec, e uns dias depois recebi resposta do email “ info@cecotec.es” a solicitar o preenchimento de um formulário. Assim o fiz, no próprio momento encaminhei e recebi um email em como o meu pedido tinha sido registado e que deveria aguardar resposta. . Para além do péssimo produto, fico também bastante descontente e indignada com o péssimo atendimento ao cliente. Várias vezes que contactei através do whatsapp e a resposta é sempre a mesma “já encaminhamos o seu pedido para o departamento responsável, aguarde novas indicações por email” e continuo aguardar desde o dia 14/08. Pediram me o meu iban, e eu enviei, mas A verdade é Que até hoje ainda ninguém me respondeu, nem devolveram o dinheiro e também não vieram levantar a máquina. Desde então , nunca recebi nenhum email com novas atualizações ao meu pedido de devolução. É lamentável a maneira como esta empresa procede nos pedidos de devolução, certamente que nunca mais irei encomendar seja o que for ou até mesmo recomendar a marca, pois a assistência ao cliente é nula.
Pagamento dentro da garantia
Tenho uma máquina de lavar roupa adquirida na worten dentro da garantia. A máquina deu erro ficou cheia de água com roupa lá dentro. Após uma semana vieram os técnicos, a roupa ficou estragada e ainda se pagou 49e porque a máquina passou uma meia para dentro e ficou trancada numa peça A máquina passa a meia para dentro eu fico sem lavar roupa uma semana, deito a roupa para o lixo e ainda tenho de pagar 49e da máquina que está na garantia. Não está escrito em lado nenhum que tenho de usar saco de rede. É inacreditável como fazem isto às pessoas. Absolutamente lamentável…
acusação de fraude
Pedido de ajuda a Decoproteste e a quem já passou por situação semelhante Estou a ser acusada do crime de furto de eletricidade. O que aconteceu: Em dezembro de 2022 recebi uma carta da E-Redes para substituição do contador antigo. Foram agendadas novas visitas em janeiro e em fevereiro, mas em todas essas datas ninguém apareceu. No dia 28 de março de 2023, após a terceira ausência, perdi a paciência e apresentei uma reclamação por telefone à E-Redes, pois tinha perdido novamente uma manhã inteira à espera. Exigi que o técnico viesse no dia seguinte, 29 de março, pois seria a última vez que me disponibilizava. Passei mais de uma hora ao telefone (cerca das 11h) e pedi para que a chamada fosse gravada. Consegui, finalmente, que marcassem a visita. No dia 29 de março, o técnico apareceu. Retirou o contador e disse-me que eu iria ser multada porque “uma fase não estava no sítio”. Começou a mexer em alguns parafusos para me mostrar. Não percebi bem o que queria dizer, até porque o contador estava selado. Nesse mesmo dia, dirigi-me a uma loja da E-Redes para relatar o sucedido. A funcionária imprimiu o relatório da visita e disse-me que estava tudo em ordem, já que constava que os selos não tinham sido violados. Fiquei aliviada. Meses depois, recebi uma carta da E-Redes a exigir o pagamento de 2.100 €, alegando que, durante três anos, tinham existido irregularidades devido à tal fase que “não estava a funcionar”. Recusei pagar, porque o contador estava selado, nunca me foi mostrado nada de irregular e eu própria estive presente a apenas dois metros do técnico. Fiz então uma reclamação formal. Algum tempo mais tarde, recebi nova carta a informar que a E-Redes tinha apresentado queixa contra mim. A justificação apresentada foi de que, após a troca do contador, os meus consumos aumentaram. Para isso, compararam o meu consumo médio anual com apenas seis meses posteriores à substituição. Essa comparação é totalmente incorreta: tenho um alojamento local com duas piscinas, que recebe até 12 pessoas entre maio e outubro. Naturalmente, nestes meses de verão os consumos são muito superiores (piscinas, rega, ocupação máxima). Já no inverno, vivemos apenas quatro pessoas na casa, sem utilização das piscinas. Como tinha provas de que o meu padrão de consumo sempre foi consistente, preparei um dossier detalhado e não contratei logo um advogado, pensando que não seria necessário. Pedi apenas a uma solicitadora que me ajudasse a redigir os documentos em português. Para minha surpresa, em julho de 2025 recebi uma notificação da Procuradora , informando que avançava com uma queixa-crime contra mim, alegando que eu devia dinheiro ao Estado (apesar de a E-Redes ser uma empresa privada). Nem sequer fui ouvida, e parece que tudo o que enviei para o tribunal não foi tido em consideração. Estou em choque. Agora sou obrigada a contratar um advogado, pois tenho apenas 20 dias para responder. Quero deixar um alerta: não façam como eu, pensando que basta apresentar provas de boa-fé. Façam-se acompanhar por um advogado desde o início. Quando alguém vier mudar o contador, estejam atentos, vejam o que se passa e tirem fotografias. Infelizmente, isto é como o pote de barro contra o pote de ferro. A E-Redes é uma empresa privada, com um poder enorme, com gabinetes de advogados, e faz valer a sua posição. Queria sair desta empresa vergonhosa, mas não posso porque detém o monopólio. Já saí da EDP, que pertence ao mesmo grupo. Deixo o meu número de telefone caso alguém já tenha passado, ou esteja a passar, por uma situação semelhante e queira entrar em contacto. tel : 931319909. Maria Machado
Reembolso
Recentemente solicitei o reembolso de dois bilhetes TAP, no valor de 1.000€ cada (total de 2.000€), apenas três dias após a compra. No momento do pedido de reembolso, não fui informado de que, uma vez iniciado o processo, não haveria forma de desistir e prosseguir com as viagens. Para minha surpresa, fui informado de que apenas seriam devolvidos 47€ por bilhete, sob a alegação de se tratarem de bilhetes promocionais. Na prática, isto significa que a TAP irá reter 1.900€ sem ter prestado qualquer serviço, o que considero abusivo, desproporcional e altamente lesivo para o consumidor. Trata-se de uma situação que em nada se distingue de uma prática injusta e enganosa. Solicito, assim, a revisão imediata do processo e o reembolso justo do valor pago