Reclamações recentes

L. G.
05/11/2025

Reembolso de viagem cancelada

Exmos. senhores Tendo presente o cruzeiro que deveria ter-se realizado em Junho.2025 com início no dia 05 (itinerário: OR20250605BCNBCN) e para o qual adquiri 4 bilhetes correspondendo a dois casais, acima identificados em "Número de cliente", tendo esse mesmo cruzeiro sido por vós cancelado por motivos técnicos, importa referir o seguinte: 1) Foi-me remetido pela MSC, voluntariamente, voucher de simpatia para utilizar num futuro cruzeiro (2 casais/4 pessoas); 2) Reclamei o reembolso dos custos relativos à passagem aérea Lisboa/Barcelona (local de partida e chegada do cruzeiro)/Lisboa, pois estas passagens aéreas tinham como único objetivo a concretização do cruzeiro. Este pedido foi favoravelmente atendido pela MSC (2 casais/4 pessoas) e, após vários emails de insistência e telefonemas, recebemos os prometido reembolso; 3) Passados meses desde o cancelamento do cruzeiro em causa, foi-me reembolsado, em datas diferentes e bastante espaçadas, o sinal que tinha prestado à MSC; 4) Finalmente em 30.Setembro.2025 a MSC creditou o valor relativo a um dos casais (2 pessoas), continuando em falta o reembolso relativo ao outro casal (2 pessoas); 5) Vários email foram trocados, fiz diversos telefonemas para o serviço de apoio a clientes da MSC, foi-me pedido o IBAN (em Julho.2025) para a MSC concretizar o reembolso devido; 6) O valor ainda em divida da MSC para comigo é de 1.653,00€. 7) No decurso destes últimos meses tem-me sido comunicado, como resposta da MSC às minhas reclamações, que o assunto foi passado para a tesouraria para concretizar o pagamento mas a verdade é isso não passa de uma manobra que tem como objetivo o adiamento dessa divida da MSC. Pretendo com esta reclamação sensibilizar os responsáveis da MSC para a necessidade honrarem a divida que têm para comigo. Luís Alves

Em curso
R. S.
25/10/2025

Casaco roubado

Exmos. senhores, Na madrugada de sexta para sábado (4 de outubro 2025) perdi o meu casaco, azul escuro da marca GANT, no casino, deck 7, por volta das 2h50 da manhã, local onde existem inúmeras câmaras, no cruzeiro MSC Orchestra. Após me ter deslocado até à receção, no sábado à tarde, onde me informaram que não estava lá o meu casaco, solicitei que as câmaras fossem revistas, de forma a perceber o que tinha acontecido. Fui com um membro do staff ao casino indicar-lhe onde tinha deixado o meu casaco e com outro membro até à minha cabine para ele verificar que o mesmo não estava no meus pertences. No mais, foi necessário deslocar-me durante 4 dias consecutivos à receção perceber se tinham alguma novidade para me dar relativamente ao meu pertence. Contudo, referiam sempre estar a aguardar pela autorização para a visualização das câmaras e que não me preocupasse porque iam fazer tudo ao seu alcance para solucionar o caso (a resposta em todos estes tipos de serviço). Assim sendo, mesmo após insistências diárias, apenas recebi informação no último dia, na quarta feira. Mencionaram que após as mesmas terem sido revistas, as câmaras não tinham abrangência suficiente para determinar o que tinha acontecido ao casaco, quando existem diversas câmaras a apontar para o local em questão. Voltei a reclamar, tendo sido necessário deslocar-me, novamente, ao casino para indicar a uma supervisora da receção onde deixei o meu casaco. Referiu que ia solicitar que as câmaras fossem novamente revistas. No entanto, mais tarde, ao deslocar-me novamente até à receção percebi que nada tinha sido feito. Pedi que me fosse facultado o livro de reclamações, contudo , disseram-me que não eram obrigados a ter um, pelo que me aconselharam a falar com os “costumer services”. É lamentável, inqualificável e muito questionável esta resposta, bem como a forma como todo o processo foi conduzido, uma vez que à volta existiam diversas câmaras apontadas para o local em causa. Em momento algum, voltarei a viajar com a MSC.

Em curso
C. D.
08/10/2025

Reembolsos Pendentes

Exmos. Senhores Venho por este meio mostrar a minha indignação quanto á resolução deste assunto que se arrasta desde dia 14/05/2025, data em que foi solicitado o reembolso do valor transferido em excesso, 600€ referentes á reserva nr. 61008297. Posteriormente, no dia 20/05/2025 solicitei esclarecimentos sobre o cancelamento de 3 passageiros referentes á reserva 61008126, e a transferência do passageiro Rui Dias para a reserva 61008196. No dia 23/05/2025 foi me comunicado por email quais os valores a ser reembolsados bem como a sua penalização, valores que foram aceites e solidado o respetivo reembolso referente ao cancelamento da reserva 61008126. Após este período houve uma serie de troca de emails, onde eu fui solicitando informações sobre os referidos reembolsos, aos quais os Departamento Financeiro me foi respondendo por algumas vezes, mas com pouca informação e clareza. Para além de todos os emails enviados duraste este período fui também contatando com bastante frequência, e mais recentemente todos os dias o número direto da MSC cruzeiros, mas mais uma vez e infelizmente os vossos colaboradores não tem acesso a informações especificas limitando-se apenas a comunicar o meu contato ao Departamento Financeiro. Mais recentemente foi me facultado o contacto direto deste Departamento de forma a conseguir tratar deste assunto diretamente, mas mais uma vez de nada serviu, mesmo falando diretamente com o colaborador que apenas muito friamente me disse que não tinha grandes informações para me dar, que o assunto estava a ser tratado e que tinha de aguardar por mais detalhes, quando insisti apenas justificou o atraso dizendo que houve uma alteração no sistema informático que isso estava a causar alguns problemas. Esta última informação foi me dada apenas por telefone no dia 27/08/2025, solicitei ao Sr. Henrique que me enviasse email com essa informação a qual até á data de hoje não obtive nenhum email, voltando eu a contatar o Departamento financeiro no dia 29/08/2025 mas o Sr. "colaborador" estava ocupado e foi-me garantido que me devolveria a chamada, o que não aconteceu. Os valores solicitados para reembolso referentes às reserva 61008297 e 61008126, correspondem num total de 4.252.27 (600+3.652.27) até á data apenas foi detetado um reembolso no valor de 2.492.73 no dia 09/07/2025, o que não corresponde no total a nenhuma das reservas referidas, no entanto e apesar de ter solicitado os comprovativos das transferências e esclarecimentos em relação a este valor o mesmo nunca me foi prestado. Estas reservas foram feitas no mês de janeiro de 2025 para uma viagem em família, no total de 5 camarotes, correspondentes a um valor superior a 15.000€, todos os pagamentos e prazos foram cumpridos pela nossa parte, pelo que o mínimo que se pode exigir a uma empresa deste nível é exatamente o mesmo com o devido respeito pelos clientes. Esta situação ultrapassou já em muito a nossa compreensão e paciência, estando desde o mês de maio a solicitar um reembolso que é nosso por direito. Não entendo a falta de respeito, de informação e de clareza, tal como a inexistência de profissionalismo que esta empresa tem demonstrado para connosco após cada contato. Tornou-se uma situação demasiado desgastante, angustiante e de grande frustração psicológica o que nos leva a considerar que após termos esta situação resolvido se alguma vez voltaremos a reservar com a MSC. Enviei carta por escrito por correio registada com aviso de receção, recebida a 08/09/2025 e passado 1 mês não houve nenhum contato.

Encerrada
R. M.
17/05/2024

Pagamentos indevidos / pagamentos diferentes do consumo no navio

Exmºs Srs No perido de 28/4 a 5/5 fizemos o cruzeiro aos Fiorde da Noruega com partida de Copenhaga (5 pessoas). No ultimo dia fomos pedir as faturas dos consumos efetuados e verifiquei que no dia 6/5 com data valor de 28/4 tinham sido feitas cobranças diferentes da faturas. Contactei a agencia para a resolução desta situação e enviei os comprovativos de faturas e de debito no meu cartão. Até ao momento sem resolução com informação da agencia de que tinham sido taxas de consumos a bordo quando os consumos dos passageiros são bem diferentes do valor cobrado como podem verificar quer nos vossos registos quer nos documentos que envio em anexo. Além de que foi cobrado 1 euro para a MSC Foundation sem aviso prévio e só verificamos no ultimo dia quando pedimos as faturas , não é pelo valor mas pelo abuso, na receção do navio ainda questionamos mas foi-nos informado que era assim para todos os passageiros O valor que temos de pagar é o consumo e não aquilo que não foi consumido.

Resolvida
P. S.
29/09/2023

Alteração de itinerário no cruzeiro adquirido

Venho pelo presente apresentar reclamação referente à reserva nº45733433, sobre a titularidade de Paulo Roberto da Silva Santos, tendo este viajado com Ana Raimundo e Rita Costa, no MSC ARMONIA de 16 a 23 de setembro de 2023, no camarote 8094, com embarque em Veneza - Itália.A presente reclamação prende-se com o facto de ter ocorrido uma alteração no itinerário estabelecido e comercializado que, segundo informação facultada aos passageiros deveu-se às condições climatéricas. Assim, as duas datas constantes no percurso de navegação e visita a Mykonos, na Grécia, de 19 e 20/09/2023 não foram cumpridas pela companhia. Em alternativa, foi colocada a cidade de Creta, destino não previsto e não sendo do interesse dos passageiros visitar.A par de se tratar de uma motivo alheio à companhia, como referido pelo comandante e tripulação, foi com bastante desagrado que recebemos a notícia de não visitar um dos destinos que mais tínhamos interesse aquando da compra deste Cruzeiro.Os passageiros, ora lesados, apenas tiveram conhecimento da situação na véspera, sendo que já na semana anterior o mesmo cruzeiro e na mesma rota, pelos mesmos motivos não atracou em Mykonos.Ao que se apurou é uma situação frequente a partir do mês de setembro, pelo que a companhia deveria ressalvar os passageiros informando logo no início do embarque que em caso de situações climatéricas adversas, poderá existir necessidade de alteração de rota.Esta é uma situação que revela negligência nos que se refere aos direitos do consumidor, no acesso a toda a informação importante associada à realização da viagem, nos termos em que a mesma foi comercializada.Além de defraudadas as expetativas com a alteração da rota, bem como a própria violação do direito à informação clara, atempada e objetiva, cada passageiro ainda teve que pagar 12 euros pelo autocarro, referente à deslocação do terminal marítimo para o centro da cidade de Creta, destino não previsto no cruzeiro adquirido.Os aludidos passageiros sentam-se lesados e, em conformidade com os direitos de proteção ao consumidor, legalmente previstos, assim como o disposto no código civil sobre esta matéria, caberá a companhia MSC compensar os passageiros a título indemnizatório, sob pena destes recorrerem a outras instâncias, nomeadamente judicial, caso não exista aceitação da presente reclamação, com respetiva compensação.Como é de direito e justiça,O titular da reserva,Paulo Santos

Encerrada

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