Reclamações públicas

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J. P.
03/07/2025

Cobraça de Portagens Irregulares - Portagens pagas

Exmos. Senhores, Recentemente recebi um certificado de cobrança referente a duas portagens da A28, do dia 14/01/2025, em uma viatura da Sixt qual na altura havia alugado para uma viagem ao Porto. Este certificado de cobrança é irregular, pois na epoca da devulução da viatura foram pagas todas as portagens restantes no ViaVerde, conforme documentos anexos. Tenho o comprovativo de pagamento destas portagens e toda a documentação que comprova a utilização do ViaVerde e pagamentos feitos a Sixt. As portagens que estão a ser cobradas foram pagas no dia 10/02/2025, a entidade 11916, com referencia 071049262, no valor de 26,81 euros. Portanto, solicito ao Exmos. Senhores o cancelamento deste certificado de Cobrança, vez que está comprovadamente que já foram todas pagas. Cumprimentos.

Encerrada
S. K.
24/06/2025

Vialivre é uma empresa que intencionalmente f*de os seus consumidores

Exmos. Senhores, Entre os dias 11 e 17/04, depois de ter recebido uma noticia de não pagamento de Euro Parking Collection PLC, tentamos resolver os pagamentos pendentes. A minha namorada não tinha percebido que o registo da sua matricula era só para 30 dias, e usou o seu carro estrangeiro durante 3 anos pensando que tinha registo valido. Recebemos agora uma noticia de Euro Parking Collection PLC, e nunca recebemos esclarecimento (a pesar de já ter o nosso contacto) de qualquer problema de pagamento. Se houver um problema de pagamento, enviem noticia, e pagaremos o que é devido. Os pagamentos que envio em anexo são dos anos 2022, 2023 e 2024. O Documento que recebemos de Euro Parking Collection PLC são de 2023 e 2024, o qual não é coerente com a falha de um pagamento. Já enviamos ao Euro Parking Collection PLC o pagamento relativamente ao ano 2024 (valor 5.52€). Enviei um email dia 17/04 para indicar que tínhamos conseguido pagar a pesar das dificuldades técnicas (o pagamento só "funciona" com o navegador Opera) e vossa resposta ignorou a minha pergunta, indicando o procedimento que já tínhamos efetuado. Nos vossos documentos no anexo, conseguem ler a frase: "A Vialivre, S.A., NIPC 509 447 058, declara, para os devidos efeitos, que, nesta data, foi efetuado através do portal PayTolls o pagamento, dos seguintes documentos". Não sou Português, más acho que significa que o valor foi pago. Aguardo uma resolução rápida e simples. Cumprimentos

Encerrada
G. C.
05/06/2025

Taxa abusivas de Portagens

Exmos. Senhores, Me chamo Gabriel Cruz dos Santos, sou português e resido no Brasil. Em julho de 2024 estava em viagem em Portugal onde aluguei um carro pala empresa SIXT que me deixou tranquilo que os valores referente as portagens nas estrada seriam debitados do meu cartão de crédito ao final na entrega do veículo a locadora. Me surpreendi agora com uma carata de cobrança da empresa Vialivre onde gastei de portagens USD 10,51 e estão me cobrando USD 184,00 de taxas administrativas. Valor extremamente abusivo. E pedem ainda que o pagamento seja feito via transferência bancária SWIFT, ao invés de cartão de crédito que me geraria mais taxas bancárias e dificuldade para realizar o pagamento. Isso me soa como uma estratégia de endividar o cidadão português. Não cobram na hora pelos USD 10,50 , deixam o tempo passar para cobrar mais caro. E enviam uma carta de cobrança com um valor absurdo ameaçando: "NÃO IGNORE ESSA CARTA, será transferido a um cobrador de dívidas. " Quero pagar pelas portagens de forma justa sem essa taxa de 17.530,1% sobre o valor devido. Cumprimentos.

Encerrada
M. M.
14/05/2025

Pagamento abusivo

Exmos. Senhores, Venho por este meio relatar a situação em que me encontro. Há 3 dia atrás fui consultar o site das finanças e qual é não o meu espanto, ao verificar que tenho cerca de 600€ de multas e coimas referentes a passagens pela A22( via do infante)em 2024, em que a via livre é a concessionária. Nunca recebi qualquer tipo de notificação, seja por carta registada ou carta simples por parte da Vialivre S.A. acerca destas coimas e multas , como já recebi anteriormente por carta registada de outras passagens nos pórticos. Como não me encontro de momento em Portugal, pedi ao meu pai que fosse aos escritórios da vialivre em Loulé, mas os mesmo estavam fechados , pois desde Janeiro 2025 que as portagens foram abolidas na A22 como tal fecharam os escritórios. Ou seja, fecharam os escritórios, e como tal não me enviaram notificações do que quer que seja, simplesmente passaram as dívidas para a AT de valores extremamente absurdos , ou seja, valores de meros 0,90€ que escalaram para centenas de euros, pois tenho coimas que vão de 63,25 até 125€. É um absurdo e um roubo descarado, que esta empresa privada que gere uma auto estrada nacional faz ao pobre do povo português, encontram se inúmeras reclamações desta empresa e não vejo resolução por parte da mesma. Como é que é possível não notificarem os utentes pelas contra ordenações e simplesmente passaram a dívidas exorbitantes para a AT, e ainda por cima coimas essas e multas que aumentam de juros todos os dias, pois cada vez que entro no portal das finanças os valores aumentaram! Já tentei contactar por email e não obtive qualquer resposta , já não sei o que fazer pois nao tenho condições financeiras de momento para pagar estes valores astronómicos, e como mencionei os valores aumentam todos os dias ! Passagens na A22 que eram de 0,90€ a 1,5€ escalaram para cerca de 600€?!?! . Mas isto é legal?? Sem qualquer tipo de aviso ou notificação da contra ordenação ?Não tenho mais palavras para este roubo descarado e para esta impunidade de que goza a Vialivre. Tendo em conta o decreto de Lei n.º 25/2006artigo 14Notificações1 - As notificações efectuam-se por carta registada com aviso de recepção, expedida para o domicílio ou sede do notificando.2 - Se, por qualquer motivo, as cartas previstas no número anterior forem devolvidas à entidade remetente, as notificações são reenviadas para o domicílio ou sede do notificado através de carta simples.(...) Agradecia que alguém me ajudasse nesta situação, ficarei bastante grato. Cumprimentos. M. M.

Encerrada
R. S.
03/04/2025

Pagamento abusivo

Exmos. Senhores, Esta situação com a VIALIVRE é uma vergonha uma vez que é ilustrativo do esquema que esta empresa montou para roubar os portuguses. Passo a explicar: se passamos numa portagem hoje e nao tivermos o aparelho da via verde, apesar de ser tudo electónico e com a tecnologia de que dispomos no ano de 2025, ser tudo, instantaneo ... o valor em dívida não surge nas primeiras 48h, só após isso - que é mesmo como quem diz, depois de o cliente se esquecer do assunto. Depois, como se não bastasse, se passam 15 dias após a viagem, se formos ao site dos CTT onde SUPOSTAMENTE podemos averiguar as portagens em dívida , os valores desaparecem! - que conveniente.... - não surge um alerta, um valor, nada, simplesmente não aparecem - o comum dos mortais fica a pensar que está tudo bem, até porque , sei lá eu se naquela estrada as scuts deixaram de ser pagas (tema tao recorrente nas noticias...) ou se aquele pórtico estava avariado, ou qual a empresa que o opera?! Passei por lá em dezembro e em janeiro, e mais uma vez, que conveniente... aparece uma carta 3 ou 4 meses depois - que é como quem diz, vamos alertar-te mas já depois de teres passado lá 50 vezes e não apenas uma... E no fim, o valor de taxa admnsitrativa, como se nao bastasse, é pago POR PORTAGEM e com um valor às vezes 4x superior à portagem em si, alem de termos de pagar a respectiva portagem.... Abuso de poder é ser simaptico: trata-se de um roubo. Acho que alguem tem de fazer alguma coisa quanto a isto e proteger os consumidores Cumprimentos.

Encerrada
A. S.
26/11/2024

ViaLivre coimas

Exms° Senhores, venho por este meio reclamar uma situação desagradável relacionada com pagamentos de portagens na A22: Como não me tinha apercebido que o novo identificador adquirido em Abril 2023 não estava a funcionar, chego a receber de repente coimas através da autoridade tributária ref. ao ano 2023. Em caso nenhum fui contactada e avisada da situação, nem por correio nem por mail, na minha perspetiva uma obrigação da concessionária. Mais na carta que mandei à ViaLivre e à Autoridade tributária. mc A.S.

Encerrada
A. D.
18/06/2024

Portagens e pagamentos

Exmos. Senhores, Está em meu nome o nosso veículo. Infelizmente tenho uma dívida nas finanças devido a scuts. Portagens essas que nunca nos foram enviadas para pagamento. As cartas que recebíamos em casa pagámos. Todas as outras nunca foram recepcionadas. Qual não é o espanto quando as finanças começam a enviar processos e mais processos com muitas em cima de multas de multas de coimas. Na minha perspetiva multa ou coima são a mesma coisa. Mas para o estado português não . Então é multa da coima da multa. E coima da multa da coima. Isto é roubar descaradamente o povo. Criam dividia ao pobre de milhares de euros por causa de portagens de 0,50 / 0,70 cêntimos. Ninguém põe travão a esta ganância desmedida . Tendo em conta o decreto de Lei n.º 25/2006artigo 14 Notificações 1 - As notificações efectuam-se por carta registada com aviso de recepção, expedida para o domicílio ou sede do notificando.2 - Se, por qualquer motivo, as cartas previstas no número anterior forem devolvidas à entidade remetente, as notificações são reenviadas para o domicílio ou sede do notificado através de carta simples.(...)Não foi emitida ou recebida qualquer carta com aviso de receção, nem por carta simples por parte da Via Livre SA que me permitisse efetuar o pagamento legal da contra ordenação, tal como a lei o indica, sendo logo aplicada uma dívida de execução fiscal por parte da repartição de finanças com coima associada.Deste modo não posso concordar com o pagamento destas coimas, tendo em conta que não foi aplicada a lei prevista no decreto de Lei n.º 25/2006 Cumprimentos.

Encerrada
V. Q.
24/05/2024

Dívida e cobrança

Exmos. Senhores, Exmo srs,Venho por este meio expor o meu caso de várias dívidas e coimas de processos que foram instaurados no Serviço de Finanças por parte da Via Livre SA, de não pagamento de portagens/Scuts.Tendo em conta o decreto de Lei n.º 25/2006artigo 14Notificações1 - As notificações efectuam-se por carta registada com aviso de recepção, expedida para o domicílio ou sede do notificando.2 - Se, por qualquer motivo, as cartas previstas no número anterior forem devolvidas à entidade remetente, as notificações são reenviadas para o domicílio ou sede do notificado através de carta simples.(...)Não foi emitida ou recebida qualquer carta com aviso de receção, nem por carta simples por parte da Via Livre SA que me permitisse efetuar o pagamento legal da contra ordenação, tal como a lei o indica, sendo logo aplicada uma dívida de execução fiscal por parte da repartição de finanças com coima associada.Deste modo não posso concordar com o pagamento destas coimas, tendo em conta que não foi aplicada a lei prevista no decreto de Lei n.º 25/2006.Seguem números de processos que apenas tenho conhecimento pelo numero das finanças.Numero de Processos nas finanças: 3530202301253794 no valor de 194,10€ , 3530202401016270 no valor de 135,50€ Melhores cumprimentos Vinicius Ferreira Queiroz

Encerrada
A. I.
22/11/2023

Inexistência de portagens A22 a pagar nos CTT

Exmos Senhores,Venho por este meio responder à notificação 0823014F0C35 para pagamento coercivo de portagens na A22.Não pretendo com este meio abster-me da minha obrigação de pagar e passo a explicar porquê: nos dias 17 e 24 de Abril de 2023 efetuámos passagem em Guia O-E saída Portimão O-E, e dia 24 Portimão O-E- ->Guia-OE, as duas marcadas com 1,75eur cada + custos administrativos.Todos os dias durante mais de 15 dias passei pelos CTT de São Martinho do Bispo, Coimbra e todos os dias me foi dito e garantido que para esta matrícula 62VH16 não havia ainda qualquer portagem a pagar, sendo que num dos últimos dias me disseram que iria para casa e veio ...mas para pagamento coercivo.Mais acrescento que no vosso site diz especificamente os locais apropriados, sendo que os CTT são um desses 3. Não tenho qualquer obrigação, de o fazer através do site , portanto fi-lo presencialmente, o que também é válido. Não osbtante, confirmei, através de um familiar , no site dos CTT e a minha matrícula continua sem nada em pagamento pelo que o erro de transmissão foi claramente vosso e/ou dos CTT e portanto parece-me óbvia a isenção de culpa minha nesta história. Esta chamada de atenção segue também para o Livro de Reclamações de ambas, pois condeno veemente este tipo de ação que está claramente omissa e feita de forma a tal a ser tão dúbia e problemática que não restará ao contribuinte pagar! E quantos não apagarão injustamente ...Aliás, segundo o vosso simulador, para a classe 2, ambas as portagens que constam neste pagamento são no valor singular de 1.75eur, são marcadas a 1euro para classe 2. Portanto, a meu ver, mesmo o valor isento de taxas está errado: seria 1eur*2 = 2eur e não 1.75*2=3.5 a pagar!Caso contrário, agradeço que me expliquem se estou a interpretar mal.Portanto e , resumindo: não consegui pagar nos CTT não obstante passar todos os dias durante 3 semanas, não aparece no site dos CTT para pagar e as portagens que constam não correspondem ao valor anunciado no simulador:para Guia->Portimão e vice-versa, para classe2.Pretendo por isso, pagar apenas os 2eur ou o valor normal sem taxas para classe 2.Independentemente do valor importa reportar este caso que, sei lendo o vosso Livro de Reclamações, não será único. De forma semelhante, seguirá reclamação também para os CTT. Em todo o caso, o cliente tem razão e o cliente procurou efetivamente pagar pelos meios que lhe eram alcançáveis e válidos.Não irei efetuar pagamento até que me seja esclarecido e retificado o valor.

Resolvida
R. C.
31/08/2023

ViaLivre Coimas Finanças

Venho por este meio expor o meu descontentamento com as vossa prática agressiva e excessiva em cobrar coimas 65€ devido a falta de pagamento de uma portagen de 1,75€ em 2021. Não houve nenhum aviso prévio do mesmo até agora,apenas o auto de notificação através das finanças. É uma situação recorrente ultimamente com varias pessoas, é lamentável esta situação em aproveitar a situação para prejudicar mais do que em focar em prestar um serviço onde o foco seria servir e ajudar.

Encerrada

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