Reclamações públicas

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J. S.
18/11/2024

Cilada - um dos piores pós-venda de Portugal

Exmos. Senhores, No dia 19 de março do corrente ano, adquiri, neste estabelecimento, um automóvel usado de marca Renault, Megane Break, automático, gasóleo, cujo conta-quilómetros indicava um total de 187 mil quilómetros já percorridos, pelo preço de 8000 € (oito mil euros), sendo 500 € (quinhentos euros) adiantados em sinal no mesmo dia 19 de março, e o saldo restante pago em espécie 500 € (quinhentos euros) e 7000 € (sete mil euros) em transferência bancária no dia do levantamento do veículo, em 25 de março do corrente ano. Na altura, foi-me assegurado pelo vosso vendedor, o Sr. Lucas, que o veículo tinha sido sujeito a rigorosa inspeção nas vossas instalações e que se encontrava em ótimas condições de funcionamento. No entanto, no mesmo dia do levantamento pude observar que pequenos defeitos que havia assinalado não foram corrigidos, como a troca da borracha da porta do motorista, além da ausência de uma alça de apoio do passageiro e de um plástico de proteção próxima à direção. E ainda mais grave, no dia seguinte ao levantamento, 26 de março, começou a aparecer mensagem no painel indicando a necessidade de “Mandar verificar ESP”, “Verificar sistema antipoluição”, “Mandar verificar caixa de velocidades” e “Sobreaquecimento caixa velocidades”. Em uma oportunidade o carro deixo de funcionar em trânsito, provocando constrangimentos ao condutor. Além disso, o carro começou a apresentar um vazamento de líquido quando estacionado. Como estive com o carro por apenas uma semana, tendo abastecido o veículo uma única vez e percorrido menos de 100 quilómetros, não tendo sujeitado o veículo a qualquer esforço além do normal que pudesse originar o problema, só posso concluir que o defeito já existia quando adquiri o automóvel. Mantive contato com o referido vendedor que indicou que poderia deixar o carro para corrigir o problema, o que foi combinado para ser feito no dia 02 de abril, e nesta foi realizada a entrega do veículo para reparação. Então foi indicado pelo vendedor que o carro provavelmente estaria pronto no dia 05 de abril. Após insistentes ligações diárias foi definido como novo prazo para levantamento do veículo com as falhas sanadas no dia 10 de abril. No entanto, quando houve o contato o referido vendedor informou que estaria de férias, indicando o contato de outro vendedor, Sr. Heldder, para tratar do caso. Após contatos com este último ficou indicada a data de 12 de abril para levantamento do veículo. Nesta data, recebi o contato de um terceiro vendedor, Sr. Luciano, informando que o veículo estaria pronto até o final do dia. No entanto, apesar de ter me deslocado até a agência ao final do dia o veículo não estava disponível e, em ligação viva voz realizada por este vendedor para o mecânico com a minha presença foi informado que o veículo continuava a apresentar o mesmo defeito que antes, havendo a desconfiança que haveria algum problema nos sensores do veículo. Apenas no sábado, dia 13 de abril, por volta das 13h. consegui levantar o veículo na loja. Entretanto, após uma semana de uso o veículo, no dia 20 de abril, o automóvel voltou a apresentar as mesmas mensagens no painel, além de uma mensagem de “Mandar verificar o regulador”, com um barulho estranho vindo do motor do carro e sem dar ignição. Na oportunidade o mecânico do stand disse que o problema estava no tubo intercooler que apresentava uma rachadura e aplicou supercola como forma de amenizar o problema enquanto chegava a peça. Até hoje, passados pelo menos três meses da última ida à oficina, nunca fui comunicado sobre a chegada da peça. Nesta mesma oportunidade também foi identificado um buraco no assoalho do veículo, o que só foi possível observar depois do mesmo ter sido erguido para realização de serviço na oficina da empresa. Após diversas idas e vindas à oficina e ao stand, fui realizar uma viagem curta e o veículo apresentou falta de força e veio a falhar de vez, o que me levou a ter que acionar o seguro para resgatar o veículo, o que ocorreu no dia 01/11/2024. Verificou-se que o problema além das mensagens e da falta de força era com os injetores, que precisam ser substituídos. Isso gerou um orçamento de 2.000 € (dois mil euros). Para variar o atendimento na pós-venda realizado pelo Gerente, Sr. Alexandre, é péssimo e parece ter piorado com o fechamento da oficina que dava suporte ao stand, pois já faz mais de 10 dias que não me dão respostas sobre se devo realizar o serviço em oficina de terceiros ou se irão resolver (será que irão mesmo?) na própria oficina. De qualquer modo, a demora em resolver os defeitos identificados no carro tem feito me sentir lesado pela conduta adota pela Rocha Automóveis Matosinhos, Arthur & Raphael Rocha, Lda., pois até a presente data o problema não foi solucionado e não posso dispor do veículo que adquiri para o transporte de minha família, de modo a perceber constrangimentos e prejuízos com a necessidade de arcar com custos financeiros e de tempo com o deslocamento diário para o trabalho e estudos. Como é bem sabido pela legislação portuguesa o veículo se encontra em período de garantia, cabendo a vossa empresa a obrigação de assegurar o perfeito funcionamento do artigo comercializado. Assim sendo, venho por este meio solicitar que resolvam logo a reparação do veículo ou autorizem que eu o faça em oficina de minha confiança, considerando que, até a presente data, ainda que tenha solicitado informação a mais de 10 (dez) dias para ter esta definição e até agora não disponho da resposta para poder ter o veículo em condições de uso. Preciso que realizem os serviços solicitados e disponibilizados em orçamento, especificamente a troca dos injetores e do tubo intercooler, bem como seja consertado o buraco no assoalho do veículo. Caso não disponham de espaço na agenda da oficina do stand, que seja autorizado a realizar o serviço em oficina de minha confiança, sem perda da garantia contratual. Cumprimentos.

Encerrada
A. E.
08/09/2024

Viatura vendida sem estar em condições

Exmos. Senhores, Ana Maria Gonçalves Pereira Encarnação NIF 184 275 970 Av Anibal Firmino Silva, n.319 3º Esq. Quinta da Alagoa 2775-692 Carcavelos RECLAMAÇÃO/QUEIXA VIATURA 12-GB-94 ( Renault Megane Break) 1- No dia 29-11-2022 adquiri uma viatura da marca RENAULT MEGANE BREAK com a matricula 12-GB-94 comprada online e, recolhida na empresa ROCHA AUTOMOVEIS FEIRA, mais especificamente, empresa ARTHUR & RAPHAEL ROCHA, LDA com o NIPC 510 354 963. Atestando a perfeita funcionalidade da mesma pela empresa e, com uma Inspeçao, atestando que não tinha irregularidades, foi me entregue por volta do fecho da oficina ( 20.00H). 2- No mesmo dia no regresso a Lisboa, acendeu se uma luz de aviso na viatura. No dia seguinte comuniquei lhes o problema, ao qual me disseram que deveria ser o catalizador sujo e, para eu fazer uns testes, desde ir durante uns kms a determinadas rotações, entre outros . Claro que não resultou! Visto a ser muito longe deslocar me ás suas instalações, resolvi questionar ao meu mecanico, no qual se descobriu que era um problema no turbo. Também, o vidro do lado direito não abria, o radio não funcionava e, as luzes dianteiras eram muito fracas. Mas, mesmo assim, resolvi arranjar este problema, por conta própria, para não me chatear mais. 3- Quando resolvo ir fazer uma viagem longa, reparo que não tenho a inspeção em dia, de facto estava bastante atrasada e, vou de imediato a um centro de ispeções na qual a viatura foi reprovada, nomeadamente e, principalmente, por causa das luzes ( farois dianteiros ) onde detectaram não existir faróis, mas sim uns leds, proibidos por lei e, ligados por uns fios!!! 4- Fui direta a uma oficina credenciada, visto deixar de ter confiança na oficina dos vendedores, na qual me disseram e, mostraram com provas, que nos farois estava tudo vazio e, calcionado, demonstrando que há anos que não tinha nada lá dentro!! 5- Entrei imediatamente em contacto com a empresa telefónicamente para expor a situação, até porque ainda me encontrava dentro do periodo de garantia dos 18 meses dados por eles. Ficaram de me retribuir a chamada no dia seguinte, a qual nunca aconteceu! 6- A oficina que descobriu o problema ( Auto 3Emes Rua Alfredo Silva lote 17 Armazèm A NIF 506312712 ) passou um relatório do problema e, ofereceu se para ser minha testemunha. Tendo em conta a falta de resposta da empresa, resolvi falar com o meu advogado. 7- O meu advogado Arménio Pereira / Lurdes Reis, enviou uma carta para a empresa a expor a situação, assim como a apresentar o orçamento da reparação da mesma. 8- Veio a resposta da referida empresa a descartar se completamente da siuação, debatendo-se que a viatura saiu de lá com a “ inspeçao “ feita sem nenhuma irregularidade. 9- Sentindo me completamente enganada e, pensando tratar se de mais uma fraude, venho expor esta siuação a todas as instituições de ajuda ao consumidor possiveis, assim como a todos os portais de queixa, para que mais clientes não sejam ludibriados e vigarizados como eu . 10- Tenho documentado tudo o que referi, inclusivé desde o momento que saí com a viatura do stand. Atentamente Ana Encarnação Cumprimentos.

Encerrada
D. V.
30/08/2024

Veículo com defeito no motor

Exmos. Senhores, No dia 11 de agosto de 2023 comprei na Rocha Automóveis o carro Peugeot 208, ano 2013, matrícula BC04JV. O veículo foi retirado da loja no dia 21 de agosto de 2023, após efetuar a quitação do valor da compra de 10.390,00 EUR, com garantia contratual por 18 meses. Mas sucede que este apresenta defeito: Defeito no funcionamento do motor, como notificado pelo próprio veículo por cinco vezes, no período de um ano, sendo identificado o problema no primeiro mês de uso e a última vez em 21 de agosto de 2024, após revisão realizada na própria Rocha Automóveis. Comuniquei-vos de imediato o problema, em 24/10/2023, 11/11/2023, 19/03/2024, 25/07/2024, 21/08/2024, para que procedessem à reparação. Foi necessário o reboque do veículo da via pública para a Rocha Automóveis em 11/11/2023 e em 21/08/2024. Recebi o veículo supostamente reparado nas ocasiões, contudo, mantém-se o mesmo defeito, o que comuniquei de imediato. Se não conseguem reparar o veículo, ou me entregam outro em substituição do mesmo ou me devolvem o valor que vos paguei, pelo que exijo que se pronunciem no prazo máximo de 10 (dias). Se tal não acontecer, considerarei o contrato incumprido da vossa parte, pelo que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
J. J.
14/08/2024

Recusa de reparação

Fiz a compra de uma carrinha Renault Megane ano 2007 junto ao Stand Raphael & Arthur Rocha Automóveis, por contcato feito através do Instagram e por WhatsApp, no início do mês de Maio do ano passado e no dia 27, fui buscá-la à loja de Sintra. Após 15 dias que me foram pedidos para a "suposta" preparação da viatura, como pintura, higienização e algum tipo de manutenção, que não foram realizadas, na altura e desde a presente data. Chegando na loja, conversei por algum tempo com o vendedor Sr. Hugo Martinho, onde também fiz o pagamento do sinal no valor de 500,00€. O mesmo me apresentou a viatura rapidamente sem muitos detalhes, apenas ligando e desligando de forma rápida. Em uma imagem do tablier na rede social, pude constatar que os controles de sofagem do AC estavam afundados, onde permanecem até a presente data. No dia que peguei a carrinha falei ao Sr. Hugo e o mesmo disse-me que já estava tudo resolvido pois o tablier tinha sido removido e recolocado por conta do problema, o que não foi verdade sendo constatado logo após 2 dias, por mim que estava quebrado e tinha sido colado. Infelizmente não tive tempo hábil para realizar todo e qualquer teste na viatura próximo à loja, por conta de viver à 200km mais ou menos do Stand. No regresso à casa na autoestrada percebi um ruído constante vindo do lado direito do pendura, sempre que aumentava a velocidade, mas como estava com atenção ao trânsito, e por ser um percurso longo na volta e desconhecidopor mim, deixei para depois verificar. Um mecânico na altura constatou ser os dois rolamentos. Realizei a troca dos mesmos, como constam as faturas anexadas. Após uns dois a três dias com a viatura, fui percebendo alguns problemas, como a luz do Air Bag e serviço acenderem, pintura do tejadilho opaca, falta da óptica (obturador) que cobre o sensor da porta traseira direita, borracha inferior da porta faltando, vidro elétrico do lado do condutor sem One Touch, por algumas vezes travando ao subir e descer, AC sem fazer frio, forra do carpete solto nas laterais dianteiras e traseiras, terceira luz de travão sem funcionar e mais alguns pormenores. De momento foram gastos cerca de 305,00 € entre peças e mão de obra. Me bloquearam no Instagram na altura, por perguntar sobre a resolução dos problemas, mesmo de forma passiva além disso apagaram comentários feitos por mim no Facebook, pedindo-lhes contactos, para novamente ter a resolução do problema.

Encerrada
S. S.
06/02/2024

Pior experiência com esta empresa Rocha automoveis

A aquisição do meu primeiro veículo nesta empresa constituiu a experiência mais desagradável da minha vida. No espaço de um ano, a minha carrinha passou mais tempo no mecânico, ao abrigo da garantia deles, do que comigo, uma vez que avariou em menos de um mês.A competência técnica deles deixa muito a desejar, pois a minha carrinha avariou quatro vezes em menos de um ano. Na primeira ocasião, apenas três dias após a compra, a carrinha começou a verter óleo. Tremia por completo na autoestrada, dando a impressão de que se iria desmontar, o que é inaceitável. Como pode um veículo estar “revisado”, conforme alegam, e apresentar-se neste estado?Nessa primeira ocasião, fui eu que tive de enviar o meu reboque para transportar a carrinha, uma vez que resido longe do local. Isso causou-me inúmeros problemas e dores de cabeça com esta empresa.Em menos de um mês, após o primeiro problema, a carrinha voltou a verter óleo, desta vez em maior quantidade, e disseram-me novamente que se tratava do mesmo problema anterior, ou seja, não fizeram uma reparação adequada.Após isso, a carrinha durou, milagrosamente, por dois meses, mas surgiram problemas nos injetores e deixou de funcionar. Demoraram imenso tempo para enviar o reboque deles, com imensas burocracias, para avarias que ocorriam sempre seguidas.Na quarta ocasião, que foi recentemente, a carrinha voltou a apresentar problemas no óleo e nos injetores, algo inaceitável, pois são problemas mal resolvidos nas primeiras vezes que já foram lá.

Encerrada
F. S.
27/07/2021

Devolução de Viatura

Venho por meio deste reclamar contra a empresa Arthur e Raphael Rocha, Lda. (Rocha Automóveis) comunicar que estou impossibilitado de devolver uma viatura adquirida no dia 24-07-2021. Fiz a reserva do veículo, um Ford Focus 1.8, ano 2001/2002, no dia 17-07-2021, sem poder verificar o mesmo ligado, pois como alegado pela loja, eles se encontram sem bateria disponível para avaliação, e até então eu confiava na idoneidade dos mesmo. No dia o vendedor mencionou que o carro estava com apenas 170.000 Km rodados, fato do qual tenho testemunha ocular.A data de entrega do veículo foi acordada para o dia 22-07-2021. Nesse período, segundo o que a loja alegou, seriam feitas uma revisão completa no veículo e seria também instalado um extra que é o sensor de estacionamento, oferecido como brinde. Essa data não foi cumprida por parte da empresa que adiou a entrega para o dia seguinte, 23-07-2021, alegando que foram encontrados mais coisas a serem corrigidas no veículo. Na sexta-feira a entrega foi novamente adiada para o sábado, dia 24-07-2021 às 11:30, sob a mesma alegação supracitada. No sábado, foi feita uma nova tentativa de adiamento, para o horário das 15h.Com tudo isso em questão eu fiquei extremamente desconfiado, mas como precisava do carro por conta da proximidade do nascimento da minha filha, fui buscar o veículo. Chegando lá, ao recebê-lo, me foi informado que a kilometragem real do veículo era de 370.000 Kms, e não os 170.000 Km mencionados no dia da reserva. Também ao sair da loja, foi constatado que o ar-condicionado do veículo estava com defeito e que o sensor de estacionamento não havia sido instalado. O vendedor se prontificou a consertar o ar-condicionado na seguna-feira, dia 26-07-2021. Mesmo a contragosto e com todos esse problemas, levei a viatura para casa e ao chegar tive problemas com a bateria do veículo que veio com os contatos mal colocados e com isso o veículo não ligava. Consegui contornar o problema, mas ao investigar melhor o veículo, vi que o mesmo estava vazando óleo pelo motor. Com isso resolvi devolver o carro para obter o reembolso do mesmo.No dia combinado para a resolução do problema do ar-condicionado e do motor, tentei devolver o veículo e pedi o reembolso do mesmo, pois com todas as situações occoridas até o momento, me deixou desconfortável continuar com aquele veículo, que poderia a qualquer momento dar um defeito irreparável e me deixar no prejuízo, já que para a compra do carro, eu fiz um empréstimo no banco em 84 parcelas.Hoje novamente tentei argumentar com a loja para a devolução do veículo e reembolso do valor pago, e os mesmos continuam a me dizer que eu não tenho direito de devolver o veículo.

Resolvida

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