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Defeito de fabrico
Assunto: Reclamação contra Tesla Portugal – Recusa de reparação gratuita por defeito de fabrico (infiltração roof rails) – Model Y 2022 – VIN LRWYGC5EK5NC340399 Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação contra a Tesla Portugal, Sociedade Unipessoal Lda pela recusa de reparação gratuita de um defeito de fabrico no meu Tesla Model Y 2022 (1.ª matrícula 2022, entregue novo em 2022, atualmente com 91 189 km). Descrição do problema A partir de novembro/dezembro 2025 verifiquei acumulação de água no chão dos bancos traseiros sempre que chove. Não há pingos no tejadilho nem bancos molhados → trata-se da infiltração clássica pelos roof rails. Diagnóstico oficial da Tesla (Service Center Porto, estimativa n.º 4036-009-0000238555 de 09/12/2025) O próprio chefe do serviço, Sr. Miguel, confirmou-me telefonicamente que o problema é “falha de massa” (cola de fábrica dos roof rails) e que se trata de um defeito recorrente (disse literalmente que “não faz sentido um carro com 3 anos ter água dentro”. A reparação inclui selagem dos rails (fita butyl + parafusos novos) + substituição da carpete traseira (ref. 1492994-55-D). Valor cobrado pela Tesla 1 449,27 € (sendo cerca de 800 € mão de obra + 345 € carpete). Recusa de goodwill Apesar de o veículo ter apenas 3 anos de idade real (ainda dentro do prazo legal de 3 anos da Diretiva UE 2019/771, transposta pelo DL 84/2021 que alterou o DL 67/2003, art. 5.º-A), a Tesla recusa assumir os custos, alegando apenas “fora da garantia contratual de 4 anos/80 000 km”. Chegaram a oferecer apenas 10 % de desconto na mão de obra (≈80 €). Enquadramento legal • O veículo tem 3 anos (não 4). • O defeito manifestou-se dentro dos 3 anos após a entrega. • Presume-se vício oculto existente à data da entrega (art. 5.º-A do DL 67/2003). • O ónus da prova é da Tesla, não do consumidor. • A Tesla já reconheceu verbalmente (chefe do service) a natureza de defeito de fabrico. Solicito à DECO Proteste • Mediação junto da Tesla Portugal para reparação 100 % gratuita (incluindo peças e mão de obra) ao abrigo da garantia legal de conformidade. • Caso necessário, apoio na instauração de processo no Centro de Arbitragem do Sector Automóvel. Agradeço desde já a vossa intervenção urgente. O veículo encontra-se atualmente no Service Center Tesla Porto à espera de resolução. Com os melhores cumprimentos
Substituir peças dentro da garantia por peças usadas
A bateria do meu Tesla model X deixou de funcionar. A mensagem era “ impossível conduzir”. O carro é de 2019 e tem menos de 100 000 km portanto a bateria está dentro da garantia. Primeira surpresa: a substituição coberta pela garantia contempla apenas a substituição por uma bateria usada. Julgo que é a única marca que substitui peças avariadas por outras avariadas e recicladas. Segunda surpresa: a previsão de 8 dias para a reparação já vai em mais de dois meses e temo que quando chegar a 19 de dezembro - a última previsão- adiem por outro tanto. Isto é a Tesal prefere reter um carro por tempo indeterminado a colocar uma bateria nova coisa que poderia fazer de imediato. Terceira surpresa: comprei o model X porque preciso de um carro de 7 lugares. O carro de substituição é um Model Y de 5 lugares. Para a Tesla fico bem servido !
Reembolso da taxa reserva 250€
Exmos Senhores boa noite. A Tesla Stand Corte Inglês colaboradores Francisco Ferreira e Rita Mendes disseram sempre que era reembolsado da taxa de reserva de 250€ caso não obtivesse financiamento do BPI e CA Auto Bank e outras financeiras, agora dizem que não tenho direito a reembolso. Considero que fui burlado, acho que devo reclamar, a Tesla não tem o direito de enganar os Clientes é motivo das autoridades intervirem, porque é considerado burla, informação falsa e enganosa, é crime da parte dos vossos colaboradores sendo a Tesla responsável. Gostaria de comunicar que fui enganado pela Tesla paguei a taxa de 250€ e não me deram o recibo do pagamento e a informação dos vossos colaboradores Sr.Francisco Ferreira e Rita Mendes no Stand Tesla do Corte inglês foi sempre, que seria sempre reembolsado da taxa de reserva de 250€ caso não obtivesse financiamento da parte das financeiras. Tenho testemunha Sra Da Maria Helena Esteves Simões Ferreira NIF 107730065 telemóvel 960495482 morada Rua da Fé 34 1.Esq 1150-142 Lisboa, foi esta Sra que me emprestou o dinheiro na presença do vosso colaborador Francisco Ferreira Stand Tesla Corte Inglês Lisboa eu disse a esse Sr. que não dispunha do valor e para saber se tinha financiamento o Sr.Francisco Ferreira disse que tinha pagar uma taxa de 250€ e que seria sempre reembolsado caso não obtivesse financiamento. Agradeço a vossa atenção, espero que o valor seja devolvido porque me sinto enganado pelos vossos colaboradores e tenho provas e emails recebidos dos vossos colaboradores que seria sempre reembolsado do pagamento da taxa de reserva no valor de 250€ caso não obtivesse financiamento da parte da banca para a viatura Tesla Model 3 Long Range. Dados da Empresa: Auto Taxis Baça Lda NIF: 500456917 Carlos Manuel Lucas Telemóvel 912363031 Telemóvel 936367413 Representante Legal e Gerente da Empresa. Aguardo o reembolso que tenho direito e é justo que o façam. Agradeço a vossa atenção Carlos Manuel Lucas Telemóvel 912363031 Telemóvel 936367413
Viatura inutilizável após intervenção técnica
Exmos. Senhores, O meu nome é Diogo Pinto e venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativa a uma intervenção técnica efetuada pela Tesla no âmbito do serviço Mobile Service, agendada através da aplicação da marca. No passado dia 18 de agosto de 2025, foi realizada uma intervenção no meu Tesla Model S85D com o objetivo de proceder à instalação do upgrade de compatibilidade com carregadores CCS. O veículo encontrava-se em perfeito estado de funcionamento, sem qualquer anomalia ou erro, antes da chegada do técnico. Após a instalação do hardware, foi iniciada uma atualização de software, supostamente necessária para a ativação do novo componente. O técnico abandonou o local durante o processo, e, após a instalação da atualização, o veículo começou imediatamente a apresentar vários erros relacionados com a bateria de alta voltagem, impedindo o seu funcionamento normal. De imediato, entrei em contacto com o técnico responsável, que reconheceu o problema e escalou a situação internamente. Fui instruído a manter o veículo desligado e sem abrir as portas/usar a app durante a noite para permitir um diagnóstico remoto por parte da equipa técnica. No dia seguinte, 19 de agosto, fui contactado pelo Tesla Center Porto, que me informou de que teria de suportar um custo adicional de quase 500€, bem como o transporte do veículo por reboque até às instalações da Tesla - custos esses que recuso, dado que o veículo estava perfeitamente funcional antes deste suposto upgrade. Pior ainda, na aplicação foi-me indicado que só haveria disponibilidade para resolver o problema a partir do dia 1 de outubro, ou seja, mais de um mês e meio depois da avaria provocada pela intervenção da vossa responsabilidade. Durante este período, fico completamente privado do uso do veículo, sem qualquer proposta de solução alternativa por parte da Tesla. É importante reforçar que: - O veículo funcionava perfeitamente antes da intervenção técnica; - Os problemas surgiram imediatamente após a atualização de software executada no âmbito do serviço; - A Tesla não está a assumir a responsabilidade, nem a apresentar qualquer solução urgente, razoável ou proporcional à gravidade do problema. Assim, venho exigir que a Tesla: - Reconheça formalmente a responsabilidade pelos danos provocados na viatura; - Proceda à reparação imediata do veículo, sem quaisquer custos adicionais para mim; - Ofereça uma viatura de substituição ou outra solução adequada, tendo em conta que me foi retirado o acesso ao único meio de transporte de que dispunha. Aguardo resolução urgente da situação. Com os melhores cumprimentos, Diogo Pinto
Nao reparado e desculpas sem lógica
Venho por este meio apresentar nova reclamacao contra a Tesla de Belas Portugal relativamente a um problema persistente e nao resolvido no meu veiculo Tesla Model 3 atualmente dentro do periodo de garantia Desde ha varios meses reporto a Tesla a existencia de um ruido anomalo proveniente dos rolamentos suspensao dianteira que se agravou progressivamente com o uso do veiculo Resumo dos factos principais Primeira avaliacao tecnica Um colaborador da Tesla informoume inicialmente que o ruido se devia a um defeito nos rolamentos os mesmos utilizados por outras marcas e que nao seria necessaria intervencao imediata Intervencao parcial Foram substituidos bracos laterais e inferiores da suspensao dianteira mas o ruido persistiu Mudanca de posicao da Tesla Em comunicacoes posteriores a Tesla passou a considerar o ruido como caracteristica de funcionamento normal sem apresentar qualquer relatorio tecnico detalhado ou medicao que o comprove Agravamento da situacao O ruido inicialmente discreto e localizado tornouse mais intenso e agora ouvese tambem do lado direito Para comprovar esta evolucao enviei um video demonstrativo a Tesla Respostas insatisfatorias Apesar das evidencias recebi resposta oficial da Tesla Reclamacao ROR00000000045355408 afirmando que nao preveem qualquer novo desenvolvimento sobre este tema encerrando o assunto unilateralmente sem resolver o problema Considero inaceitavel que com o veiculo em garantia a Tesla recuse uma nova analise tecnica detalhada e a resolucao do defeito desrespeitando os meus direitos legais a conformidade do bem DecretoLei n 67 2003 atualizado pelo DL n 84 2021 Assim exijo Uma nova analise tecnica completa e independente A resolucao definitiva do problema sem custos adicionais Um relatorio tecnico detalhado com medicoes objetivas do ruido Garantia de que o meu veiculo esta em pleno estado de conformidade
Carro com Defeito no transporte
Foi comprado no passado dia 29 de Junho um veículo novo da vossa marca, Tesla Model Y, através do canal oficial de venda da Tesla Portugal. Decorridos apenas 10 dias após a entrega, e sem qualquer incidente ou utilização indevida, foi detetado uma mancha significativo na parte inferior do veículo. Este dano não foi visível no momento da receção, mas torna-se evidente ao inspecionar a parte inferior da viatura — situação absolutamente inaceitável tratando-se de um produto novo, cuja qualidade e integridade assumimos garantidas no ato da compra. Conforme previsto no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, relativo aos direitos dos consumidores na compra e venda de bens móveis, e considerando que o defeito surgiu nos primeiros 30 dias após a entrega, presume-se legalmente que o mesmo já existia à data da entrega do bem, sem necessidade de prova adicional por parte do comprador. Neste enquadramento, e ao abrigo da garantia legal de conformidade de 3 anos, vimos por este meio requerer, com caráter de urgência, uma das seguintes soluções previstas na legislação em vigor: Reparação integral do dano detetado, sem qualquer custo para o comprador; Caso tal não seja possível ou viável, a substituição do veículo por outro novo e nas devidas condições de entrega; Em última instância, a resolução do contrato de compra e venda, com reembolso integral do valor pago. Para efeitos de documentação e prova, serão disponibilizados registos fotográficos do dano detetado e, se necessário, agendada uma inspeção técnica no local por entidade independente. Solicitamos, assim, uma resposta por escrito no prazo máximo de 10 dias úteis, contados a partir da data de receção desta comunicação. Caso não seja possível uma resolução célere e satisfatória por esta via, informamos desde já que recorreremos às entidades competentes, nomeadamente o Livro de Reclamações Eletrónico, ASAE, Centro de Arbitragem do Setor Automóvel e outras vias judiciais competentes.
Tesla encomenda paga mas nao entregue
Exmos. Senhores, Em 5 de Abril adquiri um guarda lamas tesla model y, pelo valor de 88 €. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada em Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Já efetuei vários contactos junto dos vossos serviços mas nao obtive nenhuma resposta. Assim sendo, dado que o prazo de entrega já foi ultrapassado há bastante tempo, solicito a rescisão do contrato celebrado, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos. Luis Santos
Encomenda não recebida
Exmos. Senhores, Encomenda n° 5HRFBMGMD6 efetuada em 18/10/2024 Pedido consta com rastreamento e entregue, não recebi 1 das 2 encomendas que constam entregues e uma 3 encomenda seguer saiu para entrega desde a data da compra. Foi aberto pedido de suporte por 4x sem solução e resposta por parte da Tesla. Cumprimentos.
Problema de faróis de nevoeiro por resolver
Exmos. Senhores, Em Julho de 2023 adquiri um/uma Model 3, Long Range, tração traseira. A referência da encomenda é RN119553850. Em Agosto de 2023 recebi o vosso produto, mas sucede que este apresenta defeito: os faróis de nevoeiro não funcionam corretamente. Comuniquei-vos de imediato o problema, em 9 de Maio de 2024, para que procedessem à reparação. Já me tive que deslocar 4 vezes à vossa oficina do Porto, abri 4 pedidos de reparação, contudo, mantém-se o mesmo defeito, o que comuniquei de imediato. Se não conseguem reparar o artigo, ou me entregam outro em substituição do mesmo ou me devolvem o valor que vos paguei, pelo que exijo que se pronunciem no prazo máximo de 30 dias. Se tal não acontecer, considerarei o contrato incumprido da vossa parte, pelo que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Solicitação de Garantia para Bateria do Model S 90D – Verificação de Autonomia
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação referente à autonomia da bateria do meu Tesla Model S 90D, VIN 5YJSA7E29GF147566, com 159.000 km. Tenho observado uma significativa perda de autonomia e, após várias visitas aos centros de assistência, fui informado de que a bateria está gasta, mas não me foi fornecida a percentagem exata da capacidade. Importa salientar que a análise foi realizada, mas a assistência recusou-se a informar a percentagem da bateria, alegando que a mesma não tem garantia devido a desgaste. A garantia da bateria expirou no dia 20 de setembro deste ano, mas os meus pedidos de análise e assistência foram feitos 9 meses antes da perda da garantia. Segundo os termos da garantia, a bateria deve ser coberta se a capacidade estiver abaixo dos 70%. Acredito que já se encontra nesse estado, pelo que solicito: 1- A percentagem exata da capacidade da bateria através de um diagnóstico detalhado. 2- A revisão da recusa de cobertura da garantia, dada a possível degradação. 3-Caso não se verifique a degradação, que sejam apresentados os relatórios técnicos que comprovem que a capacidade está acima dos 70%. Aguardo uma resposta no prazo de 10 dias úteis. Com os melhores cumprimentos, Fernando Vieira Soares
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