Assunto: Reclamação contra Tesla Portugal – Recusa de reparação gratuita por defeito de fabrico (infiltração roof rails) – Model Y 2022 – VIN LRWYGC5EK5NC340399
Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar reclamação contra a Tesla Portugal, Sociedade Unipessoal Lda pela recusa de reparação gratuita de um defeito de fabrico no meu Tesla Model Y 2022 (1.ª matrícula 2022, entregue novo em 2022, atualmente com 91 189 km).
Descrição do problema
A partir de novembro/dezembro 2025 verifiquei acumulação de água no chão dos bancos traseiros sempre que chove. Não há pingos no tejadilho nem bancos molhados → trata-se da infiltração clássica pelos roof rails.
Diagnóstico oficial da Tesla (Service Center Porto, estimativa n.º 4036-009-0000238555 de 09/12/2025)
O próprio chefe do serviço, Sr. Miguel, confirmou-me telefonicamente que o problema é “falha de massa” (cola de fábrica dos roof rails) e que se trata de um defeito recorrente (disse literalmente que “não faz sentido um carro com 3 anos ter água dentro”.
A reparação inclui selagem dos rails (fita butyl + parafusos novos) + substituição da carpete traseira (ref. 1492994-55-D).
Valor cobrado pela Tesla
1 449,27 € (sendo cerca de 800 € mão de obra + 345 € carpete).
Recusa de goodwill
Apesar de o veículo ter apenas 3 anos de idade real (ainda dentro do prazo legal de 3 anos da Diretiva UE 2019/771, transposta pelo DL 84/2021 que alterou o DL 67/2003, art. 5.º-A), a Tesla recusa assumir os custos, alegando apenas “fora da garantia contratual de 4 anos/80 000 km”.
Chegaram a oferecer apenas 10 % de desconto na mão de obra (≈80 €).
Enquadramento legal
• O veículo tem 3 anos (não 4).
• O defeito manifestou-se dentro dos 3 anos após a entrega.
• Presume-se vício oculto existente à data da entrega (art. 5.º-A do DL 67/2003).
• O ónus da prova é da Tesla, não do consumidor.
• A Tesla já reconheceu verbalmente (chefe do service) a natureza de defeito de fabrico.
Solicito à DECO Proteste
• Mediação junto da Tesla Portugal para reparação 100 % gratuita (incluindo peças e mão de obra) ao abrigo da garantia legal de conformidade.
• Caso necessário, apoio na instauração de processo no Centro de Arbitragem do Sector Automóvel.
Agradeço desde já a vossa intervenção urgente.
O veículo encontra-se atualmente no Service Center Tesla Porto à espera de resolução.
Com os melhores cumprimentos