Reclamações públicas

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M. S.
09/10/2025

Cancelamento de contrato após encerramento de atividade

Venho apresentar reclamação contra a empresa Prosegur Alarmes Dissuassão Unipessoal, referente ao contrato n.º 2-50000009454. Informei a empresa sobre o encerramento oficial da minha atividade e apresentei o respetivo comprovativo, solicitando o cancelamento do contrato sem penalização. Apesar disso, durante o contacto telefónico, a Prosegur afirmou que não aceitaria o cancelamento e que continuaria a emitir faturas, o que considero injusto e abusivo, visto que o serviço já não é utilizado. Solicito a intervenção da DECO para que a Prosegur anule qualquer cobrança de multa e proceda ao cancelamento imediato do contrato, respeitando o encerramento da atividade e os direitos do consumidor.

Em curso
J. F.
05/10/2025

Rescindir Contrato por Desemprego

Exmos Senhores Prosegur Alarmes, Manifesto o meu desagrado ao iniciar esta reclamação ao qual me transmitem uma enorme falta de empatia, falta de compreensão e uma forma de lidar com a situação um pouco abusiva não respeitando a situação de vida do cliente. Acontece que há uns dias enviei um e-mail com o comprovativo da segurança social em como me encontrava desempregada e por esse motivo, por não ter condições financeiras para prosseguir com o contrato dos alarmes em causa, a minha decisão sem alternativa para rescindir sem penalização pois não tenho qualquer tipo de rendimentos do fundo de desemprego , encontrando-me ainda com um menor dependente ao meu total encargo. É uma situação financeira complicada devido ao meu estado de desemprego e estão de algum modo a dificultar o processo de rescisão. Ligaram-me passado uns dias do envio do e-mail a dizerem que havia alternativas como arranjar uma pessoa para ficar com os alarmes ou pagar a penalização ou manter tudo igual. Acontece que é impensável manter tudo igual porque não existem rendimentos para continuar, e é também impensável pagar penalização porque tal como disse e é defendido pela lei do consumidor, não tenho rendimentos. Não tenho qualquer conhecimento de pessoas que queiram ficar com o contrato que tenho. A única forma seria rescindir por justa causa e visto a Prosegur Alarmes ser uma empresa que é bastante complicado chegar á rescisão por serem abusivos na forma como exigem ao cliente penalizações mesmo estando desempregada a única via seria esta reclamação. Mais informo que quando eu envio um e-mail, agradecia que me respondessem por essa mesma via, não por meios de chamadas, sei que já é uma forma de lidar com estas situações a mesma empresa não tratar dos processos via escrita. Agradeço que compreendam a situação e que possa ser um processo breve, respeitoso e que não dificultem o mesmo, caso contrário teremos de ir por outros meios. Envio em anexo o comprovativo de desemprego. Obrigada

Em curso
P. M.
03/10/2025

Refidelização automática de contrato

Bom dia, Estou neste momento em processo de mudança de empresa de alarmes e ontem fui surpreendido pela negativa pela minha empresa atual, a Prosegur Alarmes. Sou cliente da Prosegur há 9 anos, onde nessa mesma data assinara um contrato que me fidelizava durante 2 anos. Esta semana um comercial de outra companhia de alarmes apresentou-me uma proposta que me deixava com um desconto de 20€ mensal. Ao avançar para este nova companhia de alarmes, telefonei para a Prosegur Alarmes para finalizar contrato. Ao telefonar para a Prosegur Alarmes, fui surpreendido quando me disseram que podia rescindir o contrato, no entanto teria de ficar a pagar a mensalidade que tenho pago atualmente até julho de 2026, pois era quando o meu contacto iria terminar. Perguntei ao operador em que momento tinha assinado tal documento que me faria ficar fidelizado até julho de 2026. O operador respondeu que eu não tinha assinado nenhum documento, pois o meu contrato é automático renovado com uma fidelização anual todos os anos durante o mês de julho. Penso que esta situação é não é legal, pois para além de deixar os clientes assustados e com receio de uma mudança, não assinando nenhum documento estes contratos não podem ser atualizados. Podem-me ajudar a perceber como devo proceder, até ao ponto de fazer uma queixa crime contra a Prosegur Alarmes, pois na minha opinião esta situação é ilegal. Muito obrigado

Em curso
L. T.
20/09/2025

Faturação

Enviei esta reclamação em maio, já o havia feito antes em Abril, e reforcei por várias vezes ao longo dos meses. Boa noite, peço revisão do contrato com efeitos retroactivos a Fevereiro do valor acordado convosco, conforme orçamento enviado pelo vosso comercial, que anexo. A única coisa alterada foram a qualidade das câmaras, e em consequência, a alteração do valor da montagem, (pois não costumo assumir compromissos que não os consiga cumprir). Mantendo-se as demais cláusulas acordadas nomeadamente 35€ mensais + iva à taxa Açores, com desconto de 25% na mensalidade durante o primeiro ano. Além do valor acordado ser 35€ mensais + iva Açores para o contrato de 3 anos. No primeiro ano teria 25% de desconto. Pelo que até ao mês de Março de 2026 não aceito pagar mais do que 30,45€ com iva incluído à taxa dos Açores (35€-25% de desconto 26,25€ + 16% = 30,45€) A partir de Abril de 2026 pago os 35€ + iva , a saber o valor real da mensalidade 40,60€. (A quota a aplicar à meia dúzia de dias de Fevereiro de 2025 deverá ser esta. ) Dado que não entendo sequer os cálculos por vós aplicados, solicito que me enviem os vossos cálculos discriminados de forma a que possa entender como chegam aos valores a que chegaram dado que a minha simples matemática não consegue alcançar a divergência de mês para mês.., bem como aplicando 25% de desconto sobre os supostos 45€ que insistem em mencionar na vossa fatura nunca dá 43... daria 39,15€ já com iva incluído. Enfim, conforme está, não consigo sequer compreender os vossos cálculos, mas espero que consigam entender os meus. Solicito com urgência revisão e rectificação de toda a faturação por favor. Alerto também que procedi ao cancelamento do débito directo após a emissão desta nova fatura.. É lamentável quando a questão já foi levantada anteriormente, e da vossa parte, obtive uma ligação com um discurso nada esclarecedor, a informar que iria passar a informação a outro colega, encerrou o meu pedido na aplicação e nada está resolvido. Não me resta outra alternativa. Aguardo emissão de nova fatura com as respectivas notas de crédito, e esclarecimentos por mim solicitados, por favor, bem como referência para futuros pagamentos, pois segundo as minhas contas já com o mês de Junho teria de vos pagar no total 121,80€. Pelo que ainda transita para o mês de Julho 9,69€. Até agora já retiraram da conta 131,49€ e ainda queriam + 42,05€. Perfazendo um total de 173,54€. É só uma divergência de 51,74€ do valor acordado em apenas 4 meses. Ontem dia 19 de Setembro voltaram a ligar da prossegur departamento coercivo de cobranças a exigir o pagamento imediato de 168,64€! Quando no máximo poderei estar a dever metade, e isso só acontece porque apesar de admitirem que existem notas de crédito a ser emitidas não sabem qual o valor.. e continuam a dizer que a mensalidade acordada são 45€ que não foi, e o comercial reconhece tudo o que digo. E não tem de me explicar como é que 45€ com 25% de desconto + 16% de iva dá 42,05€. Paguei 315,64€ pelas câmaras e ainda ,além de já terem desligado o serviço por falta de pagamento ainda enviaram uma equipa para vir desmontar as câmaras que eu paguei! As únicas respostas que obtive até agora é que está certo, e não me conseguem fazer a demonstração de cálculo. Solicito ajuda para efectuar queixa no portal do consumidor por favor

Em curso
S. M.
10/09/2025

Cancelamento de Contrato

Exmos Senhores, Estou a tentar cancelar o contrato de alarmes que tenho com a prosegur já há mais de 10 anos (embora tenha sido alterado em 2021). Entretanto quando consigo falar com eles (via telefone) referem que o contrato é anual (embora o pagamento seja mensal) e que o mesmo deverá ser cancelado até um mês antes do início da nova renovação que é em setembro de 2026 (daqui a exatamente um ano). Isto ainda é pior que as operadoras de comunicação móveis, essas pelo menos depois da fidelização inicial podem ser canceladas em qualquer altura. Não me parece nada ética esta situação. Com os melhores cumprimentos, Sérgio Moleiro

Encerrada
F. S.
08/09/2025

Cancelamento recusado pela Prosegur

Exmos senhores, sou consumidora e assinei no dia 19/08/2025 um contrato de alarme com a Prosegur. Dentro do prazo legal de 14 dias, pedi o cancelamento por telefone e por e-mail, mas a empresa recusou alegando, falsamente, que se tratava de contrato comercial. O contrato está no meu nome pessoal, e o direito de livre resolução está claramente previsto no artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 24/2014 e também na cláusula 21 do contrato. Acrescento ainda que já sou cliente da NOS Securitas e não tinha a intenção de trocar de empresa. Um vendedor da Prosegur visitou-me e ofereceu o serviço alegando ser mais barato. Antes de assinar, verifiquei o tempo de contrato que possuía com a NOS e constatei que já tinha dois anos de vínculo. O vendedor afirmou que o meu contrato com a NOS era abusivo, pois deveria ser de dois e não de três anos, e sugeriu que eu pedisse o cancelamento por ser ilegal. Contudo, ao confirmar junto da NOS, fui informada de que o contrato estava dentro da lei e que, para rescindir, teria de pagar multa. Diante disso, decidi manter o serviço da NOS Securitas e, aproveitando o prazo de 14 dias previsto na lei, solicitei o cancelamento com a Prosegur. Para minha surpresa, a empresa nega de todas as formas o meu direito legal de cancelamento. A empresa, além de recusar o cancelamento, já emitiu uma cobrança indevida. Peço o apoio da DECO para fazer valer os meus direitos e intermediar a resolução deste conflito, garantindo o imediato cancelamento do contrato, a anulação de qualquer cobrança e que a empresa seja responsabilizada pela conduta abusiva e enganosa do seu vendedor.

Em curso
I. R.
04/09/2025

Faturação

Desde final de Dezembro que foi instalado o alarme da prosegur em casa desde Janeiro que a faturação não é devidamente correcta, pois já me cobraram a mais paguei e até hoje não recebi o que paguei a mais, para além disso são me cobradas faturas que já foram pagas, já enviei para eles o comprovativo mas nem me responderam como estão constantemente a enviar as mesmas cobranças por msg, email e até tem um email da intrum da fatura que já foi paga à meses. O vendedor quando me vendeu o serviço frisou que quando o alarme dispara se que era contactada mas não é o caso pois já tem disparado e ao colocar o código para desarmar o alarme ninguém me contacta para saber se está tudo bem, por todo este serviço mal prestado eu gostaria de poder por fim ao contrato que fiz com esta empresa.

Encerrada
S. F.
02/09/2025

Renovação forçada de contrato Nº 127716181.2

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar a minha reclamação formal relativamente à empresa Prosegur, com a qual mantenho contrato de prestação de serviços desde 15 de setembro de 2022. No dia 29 de janeiro de 2025, entrei em contacto com o comercial da Prosegur responsável pelo meu contrato com a empresa, solicitando o cancelamento da prestação de serviço. Fui informada que eu deveria entrar em contato por telefone. Foi exatamente o que fiz. Na ocasião, foi-me comunicado que não poderia rescindir naquele momento, pois deveria cumprir integralmente o prazo de fidelização de 3 anos, que terminaria em 15 de setembro de 2025. Concordei com o aguardo do término do contrato e continuei efetuando os pagamentos normalmente. Na certeza de que já havia sido registada a minha intenção de NÃO RENOVAÇÃO. Resolvi apenas enviar um email para reforçar o combinado e tive a grata surpresa que meu contrato havia sido renovado automaticamente, porque eu deveria ter reforçado o que para mim já era claro a minha intenção 30 dias antes do vencimento, que é 15 de setembro de 2025. Estou a ser pressionada a manter o contrato por mais um ano e, caso insista no cancelamento, a empresa pretende impor-me o pagamento de aproximadamente 600 euros a título de penalização. Considero esta exigência abusiva e contrária aos direitos do consumidor. Importa destacar que, além de ter cumprido todos os prazos legalmente exigidos, já havia comunicado via mensagem e telefone a minha intenção de cancelamento desde 29 de janeiro de 2025, ou seja, com cerca de nove meses de antecedência. Entendo que a renovação automática, quando não há consentimento expresso do consumidor, configura prática lesiva e contrária à boa-fé contratual. Sinto-me, portanto, coagida a permanecer com um serviço que não desejo manter. Solicito o apoio da DECO Proteste para que: A Prosegur respeite a minha manifestação de não renovação sem penalização, tendo em vista que venho honrando os compromissos assumidos, sem atrasos, desde o primeiro mês; O contrato seja cessado em 15 de setembro de 2025, sem qualquer penalização; Sejam analisadas as práticas desta empresa, que, pelo que pude verificar em outras reclamações, vêm lesando também diversos outros clientes. Agradeço antecipadamente a vossa atenção e colaboração, e coloco-me à disposição para fornecer toda a documentação que comprova os contactos e comunicações realizadas. Com os melhores cumprimentos, S.F.

Em curso
L. S.
31/08/2025

Termino de contrato não satisfatório

Escrevo esta reclamação pois fui cliente da Prosegur por 3 anos, a fidelização típica desta empresa. Pois a minha reclamação prende-se com o seguinte facto, desde o primeiro dia de contrato que estamos insatisfeitos com a qualidade do serviço que esta empresa fornece, seja por fraca qualidade do alarme ou pelo facto que nos foi garantido que o alarme era á prova de animais (desde que os mesmos fossem até porte médio, que é o caso da nossa cadela) e tivemos imensos falsos alarmes derivado do alarme detetar a nossa cadela e até mesmo os nossos gatos, tanto que fomos forçados a trocar de equipamentos a meio do contrato, retirando as camaras de deteção de movimento e colocar sensores nas janelas/portas. Ficámos a pagar mais por um serviço inferior! Assim sendo quando o contrato estava para terminar (17/08/2025) decidimos por um termino no mesmo. Por exigência da Prosegur, por escrito enviamos esse mesmo pedido por escrito para o e-mail deles (info.alarmes@servcliente.prosegur.com), com uma carta assinada por mim, titular do contrato, 1 mês antes (15/07/2025). Hoje, dia 31/08/2025 o nosso contrato continua ativo, pois continuam a enviar faturas para pagamento. Acho inadmissível esta situação e é uma falta de profissionalismo e atenção ao cliente gritante, que durante 3 anos pagou todas as faturas a tempo e horas e nunca falhou para com a Prosegur. Neste momento devem-me meio mês de Agosto, pois apesar do contrato terminar dia 17 de Agosto acabaram por nos cobrar o mês completo. Não satisfeitos ainda enviaram á uns dias uma fatura de Setembro para pagamento. Contactei via telefónica 2x esta empresa e foi me garantido em ambas as vezes que o cancelamento foi aceite mas que o processo atrasou, que depois iam devolver o dinheiro que fosse cobrado entretanto. Era só o que mais faltava! Não acho correta tanta exigência da parte deles para terminar legalmente o contrato e depois andam a arrastar isto meses a fio ás custas do ANTIGO cliente. Sem mais assunto, Luís Simões.

Encerrada
L. B.
29/08/2025

Prosegur Alarms / cobrança abusiva

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar queixa contra a empresa Prosegur Alarms, LDA, por alegada prática abusiva na contratação e tentativa coerciva de cobrança de uma dívida contestada. O contrato foi celebrado através de um comercial da empresa, que utilizou o meu dispositivo pessoal para realizar todo o processo de adesão sem me apresentar qualquer contrato físico ou digital, nem informar da existência de um período de fidelização. Tenho prova testemunhal direta de que não fui informada dessas condições, nem assinei conscientemente qualquer contrato. Quando solicitei o cancelamento do serviço, fui confrontada com um suposto vínculo de fidelização até 2027 e penalizações superiores a mil euros. Solicitei o contrato e recebi um documento sem assinatura, tendo a empresa alegado que foi assinado digitalmente — o que não corresponde à verdade. A partir desse momento, deixei de obter respostas formais e passei a receber mensagens automáticas de cobrança, e mais recentemente ameaças de injunção e cobrança por parte da empresa Intrum, mesmo com uma reclamação ativa no Livro de Reclamações Eletrónico. Sinto-me vítima de práticas desleais e pressionada de forma abusiva. Solicito o apoio da DECO para defender os meus direitos enquanto consumidora. Estou disponível para enviar todos os documentos necessários, incluindo capturas de ecrã das mensagens, email enviado à Intrum e comprovativo da reclamação formal submetida. Com os melhores cumprimentos, Liliana Barbosa Email: barbosa.bittersweet.liliana@gmail.com Localidade: Ovar - Aveiro

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