Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
M. C.
14/09/2025

Consulta médica infrutífera e pouco ética

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma queixa formal relativamente à prestação de cuidados de saúde numa consulta de apoio à fertilidade realizada no Hospital CUF Descobertas, no dia 12 de fevereiro de 2025, com a Dra. Neuza Mendes. A marcação da consulta foi efetuada pelo meu marido, tendo sido feito o check-in presencialmente no hospital no dia da consulta. Após quase uma hora de espera na sala de espera, fomos contactados telefonicamente pelo próprio hospital a informar que a médica apenas poderia realizar a consulta se estivesse em meu nome. Fomos assim obrigados a proceder à alteração da titularidade da consulta, o que resultou num atraso adicional no atendimento. Quando finalmente fomos atendidos, a consulta teve a duração de menos de cinco minutos e revelou-se completamente infrutífera. A médica recusou-se a analisar todos os exames clínicos e laboratoriais previamente realizados, embora tenham sido prescritos por outros profissionais de saúde e executados em laboratório certificado. Alega que só considera válidos exames realizados em laboratórios da sua confiança, que, por coincidência, são laboratórios nos quais a própria médica exerce atividade. Esta situação levanta sérias dúvidas do ponto de vista ético e da isenção profissional. Importa ainda referir que nos deslocámos cerca de 200 km para esta consulta, com expetativas legítimas de obter orientação médica especializada, tendo em conta que estamos em processo de tentativa de conceção há quase um ano. A médica não demonstrou empatia, não abordou aspetos básicos como a identificação do período fértil e não forneceu qualquer explicação ou esclarecimento clínico relevante durante o curto tempo de atendimento. Para agravar a situação, recebi posteriormente uma cobrança relativa a esta consulta, que entendo não corresponder a qualquer serviço efetivamente prestado com qualidade e rigor, conforme seria exigível num contexto clínico. Em resposta, o Hospital alega que a médica avaliou os exames por nós apresentados. No entanto, tal afirmação não corresponde à verdade, uma vez que a profissional em questão recusou-se, de forma expressa, a analisar qualquer um dos documentos entregues, incluindo exames laboratoriais relevantes como o espermograma. Assim, é evidente que a médica não poderá dispor de qualquer informação clínica concreta sobre os resultados desses exames. Considero que esta situação configura uma falha grave na prestação de cuidados de saúde, não só do ponto de vista técnico, como também do ponto de vista ético e de respeito pelo utente.

Em curso
E. B.
07/09/2025

Atraso na entrega de exame médico

A minha filha realizou um eletroencefalograma no dia 7 de agosto (há precisamente 1 mês). Desde aí tivemos 3 consultas marcadas com médicos neurologistas para que pudessem analisar o dito exame, antes da a minha filha iniciar programa Erasmus. À medida que cada consulta se aproximava e o exame não estava ainda pronto, era necessário reagendar uma outra. Todas tiveram de ser desmarcadas atendendo ao facto de o exame ainda não estar pronto, não obstante ter-nos sido dito (no dia 7 de agosto) que demoraria 10 dias úteis. Se nos tivessem dito que demorariam tanto tempo, obviamente teríamos procurado outra entidade. A minha filha já saiu de Portugal, o exame continua sem ter sido entregue e não foi possível qualquer consulta de neurologia. A minha filha tem epilepsia. Não há adjetivos. A app não funciona. Independentemente da simpatia, da disponibilidade verbal de quem nos atendeu o telefone ao longo do mês de agosto e das justificações que foram dadas, desconhecemos neste momento, o impacto que isto vai ter na vida da minha filha. Portanto, esta, CUF Descobertas, é uma falha cuja repercussão ainda está por perceber. Certamente, como tem sido até aqui, o SNS teria superado.

Em curso
N. A.
22/05/2025

Pagamento de Serviço

Exmos. Senhores, Fui operado em 17/02/2025 à cabeça e da da a urgência da intervenção, foi-me proposto pelo hospital que eu pagasse 5200 euros e quando a seguradora mandasse o termo de responsabilidade, acertariam contas comigo. Após a alta têm-me mandado desde faturas para pagar como até ameaças de cobrança coerciva. Tenho contatado o hospital quer presencialmente quer por telefone e a resposta é sempre a mesma , que o processo está todo bem e que vão mandar um e-mail para Carnaxide pois é aí que as faturas são emitidas. há dois dias recebi mais uma fatura de 1000 euros que é realmente o valor da franquia que eu devo pagar, mas e então os 4200 euros que eu devo receber? Fui novamente à receção que mandaram novo e-mail para Carnaxide. . Para cúmulo cortaram-me o acesso à aplicação MY CUF pelo que para marcar consultas tenho que ligar para lá e após confirmação que tudo está bem marcam-me ele de lá a consulta. Agradeço pois a vossa ajuda para a resolução desta situação Grato Nelson Anjos Cumprimentos.

Resolvida
M. R.
06/01/2022

Problema com faturação mal explicada

Exmos Senhores,No passado dia 9 de novembro de 2021 a minha mãe teve uma intervenção cirúrgica a um glaucoma ao olho direito, realizada na CUF Descobertas.O ato cirúrgico foi pago na totalidade no dia da cirurgia conforme a fatura anexa e enviada para a ADSE (anexo1).Contudo, a partir do passado dia 2 de dezembro de 2021 tenho recebido por SMS avisos de faturas por liquidar. Como estranhei tanto o método de aviso, por SMS e não por carta ou inclusivamente, com o meu consentimento, por correio eletrónico, questionei-os sobre esta prática. Até à data não obtive nenhuma qualquer respostaRelativamente ao problema fulcral desta minha comunicação com a DECO, prende-se com o facto de a CUF nunca me ter esclarecido por escrito, os valores constantes nas faturas referidas no anexo, remetendo-lhes consecutivamente as minhas dúvidas conforme descrevo a seguir:Na sequência do meu pedido de esclarecimento sobre as faturas acima referidas, gostaria de ter mais esclarecimentos1-Fatura CUF FF20210000826716 de 392,44 euros, valor referente ao pagamento de Cauções / Adiantamentos (€), que estranho uma vez que o ato cirúrgico foi totalmente pago no dia da cirurgia e em meu entender o termo Caução/Adiantamentos refere-se a uma quantia paga antes do tempo devido ou do trabalho feito. uma garantia. Queria, igualmente uma maior discriminação, de todos os atos, material, fármacos, etc., usados na cirurgia do passado dia 9 de novembro.2- Fatura CUF FF20210000842778 de 84,65 euros tenha descrito, de forma percetível, os fármacos constantes, pois a médica, e muito menos eu, sabemos que fármacos são aqueles.Aproveito para informar, mais uma vez, que me enviem para o meu correio eletrónico as faturas por liquidar ou por CTT para a morada da minha mãe e não por SMS, pois eu gosto de saber o que estou a pagar. Além de, para efeitos de envio para a ADSE, não posso enviar o SMS recebido.Como prevejo que esta solução não terá um final rápido e pacífico, devido à falta de clareza e explicação por parte da CUF, recorro aos vossos serviços para me elucidarem para a melhor maneira de resolver este assunto.Sem outro assunto, estou ao vosso dispor.Maria da Graça Rebelo

Encerrada
M. R.
13/10/2021

PROBLEMAS COM COBRANÇA INDEVIDA NO hOSPITAL CUF DESCOBERTAS DE LISBOA

Venho pelo presente meio informar Vª. Exª. o seguinte: em data não apurada contactei telefonicamente o hospital cuf descobertas no sentido de saber o valor de uma ressonância magnética ao colágio, tendo-me sido informado que o exame teria de ser pago a particular porque não tinha comparticipação através do SAD/PSP, informaram ainda que tinha de pagar o pack covid no valor mais ou menos de 7€ e na eventualidade de ser preciso contraste acrescia esse valor, nessa altura não me souberam informar o valor desse contraste, mas após muita insistência minha com a operadora mandaram-me aguardar um pouco em linha tendo despois informado que o exame não tinha comparticipação, mas que o contraste tinha e que teria um valor que agora não me recordo muito bem, mas que seria um valor inferior a 20€. A marcação do exame foi efetuada, não me recordo se nessa mesma altura pouco tempo depois. Realizei o exame no dia 26/05/2021 e na altura recusei-me a pagar 104,50€ referente ao valor do contraste, porque não tinha sido esse o valor que me tinha sido informado . Posteriormente solicitei que fossem feias as audições das chamadas do nº. 965017757, para verificarem a veracidade da minha informação. Fui informada por email que nas audições efetuada não tinha sido dada essa informação. Posteriormente pedi também por email para que fossem feitas as audições também do nº. 964164264, numero que também poderia ter utilizado para o efeito. Sobre a audição do segundo nunca recebi por parte da empresa qualquer feedback, mesmo apés insistência. No dia 06/10/2021, por ter ficado tremendamente irritada pela falta de comunicação e profissionalismo acabei por efetuar o pagamento via on-line, porque estava a perder o sono muito prejudicial á minha saúde. Hoje recebi uma carta não da CUF, mas da Advogada Sara Styliano Costa, a solicitar a cobrança da divida em 15 dias sob pena de recorrer aos meios judiciais e todos os prejuízos que isso acarreta.Mesmo após o envio de vários emails para resolver a situação, o resultado desta não se alterou.Considero que não foram efetuados todos os esforços para recolher a prova cabal. Não me enviaram qualquer audição, não cumpriram o que me informaram, pela falta de profissionalismo estão a cobrar uma coisa que já está paga.Como consequências de todos estes atos tive se fazer reforço de medicação psiquiátrica, fiquei com muita irritabilidade, estive alguns dias sem conseguir dormir ainda que medicada, o que afetou o meu desempenho diário.Solicito a cobrança do montante acordado e o reembolso do montante pago, e todos os prejuízos daí resultantes que oportunamente apresentarei.

Encerrada
J. M.
31/08/2021

HARMONY®RASTREIO PRÉ-NATAL

Minha esposa fez um exame de rastreio pré-natal, na Cuf Torres Vedras, no dia 18 de Agosto 2021: HARMONY RASTREIO PRÉ-NATAL.Para além de ter sido mais caro do que nos laboratórios germano de sousa, tal como divulgado no site: https://www.germanodesousa.com/, ainda me disseram que não podiam disponibilizar o resultado do exame. Paga e não bufes. O resultado seria comunicado muito posteriormente em consulta médica a 15 de setembro.Que eu saiba, os exames pertencem aos utentes e o seu resultado deve ser comunicado o mais brevemente possível. Não faz sentido nenhum ter que esperar tanto tempo pelo resultado do exame. Agradeço, pois, que disponibilizem o resultado do exame no portal mycuf.Obviamente terei que comunicar este incidente à ERS. Não aconselho, pois, ninguém a fazer este rastreio pré-natal na CUF.

Encerrada
J. M.
09/01/2021

Cobrança exames não realizados e Fatura com Valores Indevidos

Venho por este meio reclamar a fatura de 89€ que tenho por liquidar. Não compreendo porque foi cobrado exames complementares de oftalmologia, se o Dr apenas me prescreveu o exame OCT e PEC, é na consulta subsequente tomou exatamente os mesmo procedimentos e apenas paguei 18€. Peço que regularizem o valor da fatura pois não me a deixaram assinar e disseram me que tinha acordo direto com ADSE. Em relação ao valor de 20€ que está por liquidar na CUF Descobertas também não irei pagar uma vez que não faz sentido estarem me mais uma vez a cobrar exames adicionais complementares, se me disseram que ia pagar apenas 18€ que foi o que paguei em Cascais na segunda consulta, já para não falar que o médico foi negligente e viu me mal a graduação por as lentes estarem embassadas e deu me uma informação/feedback completamente contrária ao que o primeiro Dr de Cascais de oftalmologia me reportou, não tendo me tranquilizado nem me explicado porque vejo as manchas na visão. Espero que me deixem ir a uma nova consulta de avaliação sem pagar uma vez que esta última correu super mal. Agradeço a vossa compreensão e espero que me respondam, pois já fiz uma exposição para o vosso email e não me contactaram tendo passado vários dias já.

Encerrada
A. I.
29/09/2020

Fatura paga indevidamente

Fui fazer uma ressonância magnética no dia 30 de Maio 2020 e, aquando do pagamento, foi-me apresentada uma fatura. Sem olhar para o nome da pessoa na fatura, paguei. Dias depois, fui à consulta com o médico para ver os resultados da ressonância e qual o meu espanto quando me informam que tinha uma fatura em atraso. Não paguei a fatura de imediato mas fui investigar. Como não encontrei nenhum pagamento no meu banco no valor de 130€, paguei!Passado uns dias, fui submeter as despesas à companhia de seguros e vi que tinha 2 faturas do mesmo exame. Uma de 65€ e outra de 130€. Posteriormente, reparei que a fatura de 65€ era de outra pessoa. ou seja, paguei a fatura de um outro paciente. Entrei em contacto com a CUF e fui informado que tinha que enviar os comprovativos: de pagamento da fatura errada e o comprovativo do pagamento da minha fatura. Estes documentos foram enviados no dia 21 de Junho 2020. Como não obtive nenhuma resposta nas 3 semanas seguintes e visto que tinha uma consulta na CUF Cascais, decidi questionar o funcionário (sr. Tomé Serrão) que se encontrava no guichet. Este disse-me que não sabia de nada e prontificou-se a enviar para alguém. Pediu que lhe reenviasse o mail original e ele reforçou este pedido. Desde essa altura, tenho ligado por diversas vezes para saber o estado da reclamação e tenho sempre a mesma resposta.. ou seja, está em análise. Estamos a fazer os 4 meses do exame e os 3 meses da minha reclamação. Este assunto é grave, não só o facto de a CUF ainda não ter devolvido o meu dinheiro, como me passou informação pessoal sensivel (nome completo, morada, número de beneficiário, NIF) e médica (tipo de exame) de uma pessoa sem o seu consentimento.Todos os documentos foram enviados para a CUF, pelo que estão na reclamação e no vosso sistema. Peço a vossa ajuda de modo a fechar este assunto. Antonio Felix

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.