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VIA VERDE - FALHA NO DÉBITO DE PORTAGENS

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. F.

Para: JAPrac Rent-a-Car - Aluguer de Automóveis, Lda

10/11/2025

Bom dia O meu nome é Rafael Ferreira, e foi vosso cliente, no dia 13/11 até 14/11, correu tudo bem até ao dia em que tentaram fazer o débito das portagens 49,20 EU. Devido a uma falha do meu cartão, não foi possível. Criar um e-mail a avisar me disso. Liguei mal, vi o e-mail, umas horas depois. Ao falar com a linha de apoio, me foi dito que as minhas portagens já tinham sido enviadas para a via verde e que agora teria que esperar. Eu, incrédito, perguntei como é que é possível terem partilhado os meus dados com outra empresa sem eu ter dado autorização, onde não me sobram respostas e, passando a chamada para outro departamento, onde eu tentei que eles tentaSSEM uma vez mais no meu banco, pois estava tudo a funcionar. disseram que não era possível, pois o processo já tinha ido para a via verde. tentei então que eles fizessem outra factura e eu paga-se, mas tao pouco podia. estranho caso, pois em todas as outras SIXT empresas podem fazer. Foi então informado que poderia ir ao site "Pagamentodeportagens" e fazer o pagamento, ao qual perguntei se iria ter que pagar uma multa; não me souberam dizer. Ao ir a esse site, as portagens ainda não estavam no sistema. Liguei mais uma vez para a linha de apoio, onde me disseram que as vezes demora. Achando todo isto um pouco estranho, pois uma pessoa quer pagar e nao nos deixam, foi ler o contracto, onde me apercebi que esta la a dizer que se se nao coseguirem fazer o debito, que passam a informacao a empresa de portagens, mas tambem esta la a dizer que tenho de ter o meu cartao ativo durante 30 dias depois do uso do rent car, entao entendo tambem que poderiam ter esoperado ate la e tentarem uma vez mais, ou terem outra alternativa, pois o carro e deles, o dispositivo davia verde tambem e eles tem facil acesso ao meu cartao. Atenção: eu liguei logo umas horas depois de receber o e-mail para pagar, ou eles tentarem mais uma vez o pagamento. Claro que, depois disso, tive que aguardar até as minhas portagens aparecerem no site e pagar, e, claro, tive de pagar custos adicionais. Acho que o processo que tem não é o correcto, ainda mais por partilharem dados com outras empresas. Sou um cliente da Sixt em toda a Europa, onde o processo não é que se lixe o cliente. Obrigada

Mensagens (1)

JAPrac Rent-a-Car - Aluguer de Automóveis, Lda

Para: R. F.

25/11/2025

Exmos. Senhores, Antes demais, cumpre-nos acusar a receção da vossa mensagem de correio eletrónico, à qual, tendo merecido a nossa melhor atenção, se dá resposta. O Reclamante – o Exmo. Senhor Rafael Ferreira – celebrou um contrato de aluguer de viatura ao qual foi atribuído o número RA 9520898278, tendo subscrito o serviço de E-toll. Posto isto, cumpre esclarecer que ao contratar o serviço E-Toll, é providenciada ao cliente a comodidade de ter todos os custos de portagens associados ao seu contrato de aluguer, sendo todas as passagens efetuadas registadas pelo dispositivo com o qual a viatura está equipada, evitando ter de parar na saída de cada troço de autoestrada utilizado, para fazer o pagamento localmente. Ora, o dispositivo de registo de passagens está presente fisicamente em todas as viaturas da Reclamada e a associação das passagens ao contrato é ativada quando o serviço é subscrito pelo cliente na reserva ou ao balcão. Desta forma, os custos de portagens já disponíveis a pagamento no término do aluguer são cobrados juntamente com os restantes valores do contrato. Caso existam valores pendentes de cobrança, estes podem ser comunicados pelas concessionárias no período de 30 dias após a devolução da viatura, e consequentemente cobradas no cartão de crédito em sistema, conforme previsto no contrato de aluguer em apreço, sendo da responsabilidade do Reclamante a garantia destas condições para a boa cobrança das portagens comunicadas ao sistema após do fecho do contrato. Acresce, que o processamento de portagens é um processo totalmente automático e computorizado, e assim que a informação das portagens pendentes é rececionada pelo sistema, o mesmo efetua a tentativa de cobrança no método de pagamento fornecido para o efeito na abertura do contrato. Ademais, a Reclamada confirma que foi feita uma tentativa de débito a 05 de novembro de 2025 pelas 05h22, a qual foi recusada, conforme comprovativo que encaminhamos abaixo. Na mesma data, foi encaminhado um email automático pelo sistema a informar do insucesso da cobrança. Por conseguinte, sendo este um processo inteiramente automático, uma vez recusada a transação, pela instituição bancária do Exmo. Senhor Rafael Ferreira, apesar de o serviço Via Verde estar incluído no contrato, o processo de cobrança foi encaminhado para as concessionárias responsáveis, não sendo passível de reversão, e não tendo a Reclamada qualquer intervenção posterior no processo. Com efeito, sendo da responsabilidade da concessionária, a gestão do processo de cobrança de portagens, entendemos que e a Reclamada não é responsável pela informação prestada pela concessionária, o insucesso da cobrança, nem pelos custos adicionais incorridos. Sem outro assunto de momento e, encontrando-nos ao dispor para prestar todos os esclarecimentos adicionais que se reputem necessários. Melhores cumprimentosBest regardsBeste Grüße Carla Barbosa Complaints ManagementGestora de Reclamações Rua Central de Mouriz,464 4580-590 Paredes Telefone: +351255788186 (Chamada para a rede fixa nacional) Mail:complaints.management@sixt.pt Website: www.sixt.pt Instagram: s:www.instagram.com/sixt.pt/ Facebook:www.facebook.com/sixt.pt


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