Exmos. Senhores,
Comprei uma passagem através da minha conta IBERIA PLUS em 20/03/2024 (Localizador U3WMJB) para meu cunhado, pois ela viria para Portugal arranjar emprego. A passagem foi paga parte em pontos (16.375 pontos) e as taxas (€86,74) em dinheiro para viajar 18/12/2024. Comprei essa passagem com muita antecedência (9 meses antes) pois estava barata e, principalmente, porque ela me dava o direito de cancelar, caso fosse necessário. Como ele estava vindo para Portugal para conseguir emprego/morar ele estava reunindo toda a documentação necessária para isso. Dia 16/12/2024 (2 dias antes da viagem) o consulado deu a notícia que a documentação nao ficaria pronta a tempo para a viagem dia 18/12/2024. Sabendo disso, no mesmo dia 16/12/2024 (muito antes das 24h necessárias para o cancelamento) eu entrei em contato por telefone com a IBERIA por 2 números. O 1º foi +351 211 205 451 e foi me dito que o atendimento estava encerrado. Então liguei para o 2º número (acredito que seja um nº espanhol) +34 91 333 67 01. Aqui o atendente da Iberia, muito mal disposto por sinal, em espanhol, me disse que estavam sem sistema e que nada poderiam fazer naquele momento. Eu expliquei para ele que eu tinha um prazo para fazer o cancelamento e depois de me deixar esperando 15 minutos ele disse para eu não me preocupar, que o cancelamento ia ser feito assim que o sistema voltasse. Me falou ainda que eu teria que pagar uma multa de €25 e que todas as taxas pagas em e os pontos voltariam pra minha conta em até 7 dias úteis. Aceitei pagar a multa, passei os dados do meu cartão e estava a esperar a devolução dos pontos e das taxas. Passado quase 3 semanas, quando retornei das minhas férias, percebi que ainda não tinha sido nada devolvido. Dia 07/01/2025 liguei novamente para a Iberia, informei toda a situação e abri um protocolo com a Sra Rute (20250107-55825983). A partir desse dia toda semana eu ligava e nunca tinham respostas. Dia 05/04/25 a Iberia reembolsou somente €21,74 e nenhum ponto. Absurdo.
Cumprimentos.