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Reclamações recentes

T. C.
23/09/2025

Ibéria: Never More!

Em abril de 2025 comprei bilhetes de ida e volta para novembro no site da Ibéria. Paguei uma tarifa que me dava direito a bagagem de porão. A tarifa também me dava o direito de fazer uma alteração sem penalidades e, diante da necessidade de saúde de uma filha, usei desse direito para alterar, tão somente, a data de ida. Fiz a alteração on-line, pagando o valor indicado na tela, sem a indicação de qualquer ressalva, exceto o valor adicional a ser pago e a informação de que eventuais *adicionais* não seriam mantidos e como não havia adicionais, uma vez que paguei uma tarifa que já incluía as bagagens, nada havia a causar preocupações. No entanto, notei que nova informação da viagem, enviada por e-mail, suprimia a bagagem do retorno e julgando ser um erro fácil e rapidamente corrigível, liguei para a Ibéria no dia seguinte, 23/09/2025. A atendente me disse que teria que pagar pela bagagem novamente, ao valor de 177,70€ por passageiro. Segundo ela, a diferença que paguei pela alteração teria sido reduzida em troca de um downgrade da passagem de retorno, informação essa que em momento nenhum foi recebida ou aceita por mim. A única alteração que fiz foi no trecho da ida e não haveria nenhum tipo de justificativa para que a empresa, utilizando-se de estratagema ardiloso, pretendesse obrigar-me a pagar novamente por aquilo que já havia sido pago no contrato estabelecido quando da compra realizada em abril. De fato, reduzir o status de uma viagem comprada em data anterior, por ter sido feita a alteração permitida pelo contrato, além de flagrante desrespeito ao cliente, configura exatamente uma penalidade inadmissível! Aguardo comunicação da empresa reconhecendo o erro e restabelecendo o direito adquirido pela aquisição da passagem com tarifa Comfort, que assegura o direito de embarcar bagagem de porão e de fazer uma primeira alteração sem penalizaçoes.

Em curso
E. E.
25/08/2025

Passagem aérea internacional com múltiplos problemas e abandono da passageira pela LATAM e Ibéria em

Venho por meio deste relato expressar a minha total indignação, revolta, frustração e profundo desespero diante da completa negligência, desrespeito e abandono que a companhia LATAM Airlines e sua parceira IBÉRIA causou a minha esposa. Compramos passagem pela LATAM, então pra nós, clientes, não importa se foi LATAM ou a Ibéria como empresa parceira, o que importa é que essa empresa tinha compromisso conosco e não cumpriu! Uma situação vergonhosa, desumana e absolutamente inaceitável, digna de ações judiciais severas e ampla divulgação pública para que NINGUÉM mais passe por isso e que eu vou até a última instância e consequência para que eles reparem os danos causados. Minha esposa, organizada e responsável, comprou uma passagem aérea internacional caríssima com a LATAM, saindo de Lisboa (Portugal), com escala em Madri (Espanha), conexão em Guarulhos (São Paulo) e destino final em Fortaleza (Ceará). Uma viagem longa, complexa, e que teve como motivo compromissos familiares, pessoais e emocionais no Brasil. No entanto, desde o primeiro momento, a LATAM e IBÉRIA se mostraram totalmente despreparadas, irresponsáveis e indiferentes ao sofrimento e à dignidade de seus clientes e da pessoa humana. Logo em Lisboa, o inferno já começou. No aeroporto, minha esposa foi informada de que seu voo sofreu um atraso. Não era um pequeno atraso de 10 ou 15 minutos. Foi tempo suficiente para ela PERDER a conexão em Madri. Ou seja, ainda em Lisboa, a LATAM (Ibéria, no caso) já sabia que ela não conseguiria embarcar para o Brasil. Mesmo assim, a fizeram voar até a Espanha. Chegando em Madri, como era de se esperar, o caos já estava instalado. O voo para o Brasil havia partido. Ela estava perdida em outro país, país este que ela nunca havia ido, onde não conhece nada, nem ninguém, não fala nada de espanhol, nem inglês, com sua rota destruída, sozinha, e sem ter qualquer culpa pelo ocorrido. A LATAM (ou Ibéria), até esse ponto, arcou com hotel, alimentação e translado na Espanha. Algo mínimo e esperado, diante da falha clara da própria companhia. No dia seguinte, nova reviravolta ABSURDA: em vez de seguir com uma nova rota para o Brasil saindo da Espanha, minha esposa foi orientada a retornar para Lisboa sim, pasmem todos, voltar ao ponto de origem para tentar embarcar de lá. Isso mesmo: de volta a Lisboa, onde já haviam a feito sair antes. Uma logística que beira a insanidade e um completo ABSURDO!! Mas o sofrimento não parou por aí. Ao chegar de volta a Lisboa, novamente houve atraso no voo, e para piorar, o tempo de espera na imigração foi tão absurdo (aproximadamente umas 3 horas) que ela PERDEU o voo novamente. Um segundo cancelamento forçado, uma segunda perda causada única e exclusivamente por falhas operacionais e desorganização da LATAM e suas COMPARSAS (estou com tanto abuso que me recuso a chamar isso de empresa). E o que aconteceu depois é o que me faz escrever isso aqui com ainda mais raiva no coração: a LATAM (e a comparsa Ibéria) simplesmente desapareceram. Sim, minha esposa, sozinha, machucada nos ombros, braços e pernas de carregar malas e mochila para cima e para baixo, chorando de cansaço e desespero, foi deixada sem apoio, sem hospedagem, sem água, sem comida, sem transporte, sem um único funcionário para conversar, sem solução e sem um pingo de humanidade. Ela está neste exato momento no aeroporto de Lisboa, sozinha, sem dinheiro, sem acesso a recursos básicos, sem poder sequer descansar ou se alimentar. A LATAM e suas comparsas não possuem se quer balcão de atendimento no aeroporto, e a única resposta que deram foi: "Ligue para a central." UMA LIGAÇÃO. É isso que a vida de uma pessoa vale para esse lixo de empresa chamada LATAM e também a IBÉRIA? Como é possível uma companhia aérea internacional, que cobra caro por passagens (paguei quase 9 mil reais apenas por uma IDA pro brasil), tratar um ser humano dessa forma? Como é possível que um passageiro seja tratado como lixo, como peso morto, como problema descartável? Minha esposa perdeu todos os compromissos, causou preocupação extrema à família no Brasil (e ainda estão preocupados!), está em prantos em pleno aeroporto de Lisboa e agora completamente ABANDONADA. Ela perdeu o voo. Nem sabe ainda onde está a bagagem despachada (até o momento ninguém informou nada). Perdeu compromissos familiares. Perdeu sua dignidade. E a LATAM e sua comparsa Ibéria simplesmente mandaram ela se virar. Esse é o retrato dessas corjas de empresas. Essa é a "qualidade" de serviço prestada por essas empresas, que se esconde atrás de ligações automatizadas e robotizadas, que se exime de responsabilidade e que abandona passageiros em solo estrangeiro sem o mínimo de cuidado, suporte ou assistência. Quero saber: quem vai responder por isso? Quem vai indenizar minha esposa pelo trauma físico, mental e emocional? Quem vai pagar pelos danos morais, pelo sofrimento, pela fome, pelo frio e pelo abandono? Quem da LATAM e/ou da Ibéria vai encarar o rosto de uma mulher que dormiu no chão de um aeroporto por causa da sua incompetência? Exijo resposta. Exijo um plano de ação. Exijo uma retratação formal. E sim, iremos processar a LATAM, ibéria e até mesmo o Pic Pay se não der um jeito de bloquear o pagamento e extornar o valor pago, pois essa situação não será silenciada, tampouco esquecida. Já estamos reunindo provas, registros de chamadas, horários de voo, imagens e tudo mais para que isso não fique por isso mesmo e que ninguém precise passar o que minha esposa está passando nesse exato momento. Porque alguém precisa colocar um fim nesse tipo de tratamento desumano. LATAM e Ibéria, vocês falharam como empresas, como prestadoras de serviços e como seres humanos. Nunca mais terão meu respeito e um centavo nosso e de quem pudermos indicar passar longe! Como estou em viagem, estou com número somente de Portugal para contato, portanto, quando forem me responder, ou falem através do meu contato do Brasil pelo whatsapp ou ligue normalmente para meu número em portugal (este número será passado através de contato de email, whatsapp ou mensagem privada)

Em curso
G. S.
16/07/2025

Embarque negado / necessidade de justificativo

Exmo. Senhor, No dia 29/04/2025, apresentei-me ao balcão da Iberia do Aeroporto do Porto, munido de uma reserva para o voo 5035 (Porto 15h00 – Paris Orly 18h10). Tal reserva fora efectuada na véspera através da companhia EasyJet como transporte alternativo, pois o meu voo na EasyJet tinha sido cancelado devido ao apagao do dia 28/04/2025. Junto em anexo o mail de confirmaçao que me foi enviado pela EasyJet. Nessa manhã, ao balcão, agentes da Iberia informaram-me que essa transferência em questão não tinha sido bem-sucedida e que não poderia embarcar. Informaram-me também que havia pelo menos quinze pessoas na mesma situação que eu, e que teria eu de contactar a Easyjet para obter uma solução. Pedi aos agentes da Iberia um comprovativo de que não pude embarcar nesse voo 5035 de 29/04/2025, mas não me quiseram fornecer esse documento. Ando há semanas a tentar obter uma compensação da Easyjet e essa companhia agora pede-me «um documento a comprovar que o passageiro não viajou no voo alternativo providenciado pela companhia aérea. O passageiro poderá solicitar essa informação directamente com a companhia aérea do voo alternativo. ». Pode confirmar esta situação na minha reclamaçao publico no site da Deco : https://www.deco.proteste.pt/reclamar/as-minhas-reclamacoes/as-minha-reclamacao/voo-cancelado-reembolso-por-/edf7529543fbadbf24 Passei a manhã a tentar contactar a Iberia através do numero de contacto fornecido, sem sucesso. Venho por este meio pedir à Iberia que me forneça um documento que simplesmente ateste que não viajei no voo 5035. Anexo igualmente o meu cartão de cidadao para que possam verificar que não consto da lista de passageiros do voo em questão. Apelo à vossa melhor boa vontade para poder desbloquear esta situação. Cumprimentos

Encerrada
F. C.
11/05/2025

Cancelamento de voo

Assunto: Pedido de compensação – Cancelamento de voo IB0539 Madrid → Lisboa, data: 28 de Abril de 2025 Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação formal contra a companhia aérea Iberia, ao abrigo do Regulamento (CE) nº 261/2004, relativo aos direitos dos passageiros em caso de cancelamento de voos, atraso ou recusa de embarque. O meu voo IB0539, com partida prevista de Madrid para Lisboa no dia 28 de Abril de 2025, foi cancelado em cima da hora, após uma longa espera no aeroporto. A companhia não prestou qualquer tipo de assistência (alojamento, refeições ou transporte), obrigando-me a pernoitar por minha conta e risco, até conseguir ser reencaminhado no voo do dia seguinte IB0533, com chegada a Lisboa com um atraso superior a 12 horas face ao plano inicial. Apesar de compreender que o cancelamento possa ter estado relacionado com um alegado apagão (circunstância extraordinária), recordo que, mesmo nesses casos, o Regulamento obriga a companhia aérea a prestar assistência adequada, o que não foi cumprido. Nem tão pouco disponibilizou qualquer informação. Assim, para mim, Francisco António Pinto Coelho e para a minha mulher, Cristina Maria dos Santos Cavaco, venho requerer: 1. Compensação no valor de 250€, de acordo com o artigo 7.º do Regulamento CE 261/2004, aplicável a voos intracomunitários inferiores a 1.500 km, cancelados sem aviso prévio de pelo menos 14 dias; 2. Reembolso integral das despesas suportadas com alimentação, alojamento e transporte no período de espera, no valor de 46.20 €uros, cujo comprovativo anexo. Caso não obtenha resposta ou resolução favorável no prazo de 14 dias úteis, reencaminharei a reclamação para a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e para o Centro Europeu do Consumidor, podendo ainda recorrer a meios judiciais. Com os melhores cumprimentos, Francisco António Pinto Coelho N.º reserva JS71K Rua Ana de Castro Osório Nº1 7ºA 1500-038 Lisboa Email – fcoelho55@gmail.com / Telefone -- +351 934352100

Resolvida
A. S.
06/05/2025

Iberia cobrança duplicada

Ibéria cobrança duplicada No mês passado paguei uma bagagem extra no valor de 170,00 euros . No momento que foi realizado o pagamento, mostrei a atendente que havia sido feito no cartão, ela disse que havia sido cancelado e passei novamente, mostrei a ela no meu celular que foram cobrado 2x , ela disse que seria feito de imediato o estorno, depois de uns 40 minutos aguardando, voltei e ela insistiu para não me preocupar que seria feito. Dias depois entrei em contato por telefone, pediram para mandar por i mail, no i mail me pediram para ir ao banco e pedir o extrato assinado e carimbado. Deixei o trabalho, peguei fila, paguei uma taxa e enviei o recibo a eles. Veio uma mensagem pedindo para ligar novamente, liguei fique quase 30 minutos aguardando resolverem. A atendente falou que lá só constava uma bagagem extra no valor de 80 euros, e que uma pessoa do administrativo iria me liga. Já se passaram dias e até o momento nada foi resolvido. Situação totalmente constrangedora. (DESCREVER SITUAÇÃO) Cumprimentos.

Encerrada

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