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Ibéria: Never More!

Em curso Pública

Problema identificado:

Bilhetes e passes

Reclamação

T. C.

Para: IBERIA

23/09/2025

Em abril de 2025 comprei bilhetes de ida e volta para novembro no site da Ibéria. Paguei uma tarifa que me dava direito a bagagem de porão. A tarifa também me dava o direito de fazer uma alteração sem penalidades e, diante da necessidade de saúde de uma filha, usei desse direito para alterar, tão somente, a data de ida. Fiz a alteração on-line, pagando o valor indicado na tela, sem a indicação de qualquer ressalva, exceto o valor adicional a ser pago e a informação de que eventuais *adicionais* não seriam mantidos e como não havia adicionais, uma vez que paguei uma tarifa que já incluía as bagagens, nada havia a causar preocupações. No entanto, notei que nova informação da viagem, enviada por e-mail, suprimia a bagagem do retorno e julgando ser um erro fácil e rapidamente corrigível, liguei para a Ibéria no dia seguinte, 23/09/2025. A atendente me disse que teria que pagar pela bagagem novamente, ao valor de 177,70€ por passageiro. Segundo ela, a diferença que paguei pela alteração teria sido reduzida em troca de um downgrade da passagem de retorno, informação essa que em momento nenhum foi recebida ou aceita por mim. A única alteração que fiz foi no trecho da ida e não haveria nenhum tipo de justificativa para que a empresa, utilizando-se de estratagema ardiloso, pretendesse obrigar-me a pagar novamente por aquilo que já havia sido pago no contrato estabelecido quando da compra realizada em abril. De fato, reduzir o status de uma viagem comprada em data anterior, por ter sido feita a alteração permitida pelo contrato, além de flagrante desrespeito ao cliente, configura exatamente uma penalidade inadmissível! Aguardo comunicação da empresa reconhecendo o erro e restabelecendo o direito adquirido pela aquisição da passagem com tarifa Comfort, que assegura o direito de embarcar bagagem de porão e de fazer uma primeira alteração sem penalizaçoes.


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