back

Reparação realizada pelo suporte apple com iphone 16 pro max devolvido com danos

Resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

M. P.

Para: Apple

03/06/2025

Exmos. Senhores, Em Dezembro de 2024 adquiri o meu primeiro IPhone na Worten de Évora. Satisfeitíssimo com o telemóvel e com 25 ciclos de bateria detetei grãos de pó no interior de duas câmaras. Após verificar como deveria proceder diretamente com o suporte Apple para acionar a garantia, optei pelo envio recomendado do equipamento para o centro de reparação autorizado Apple, neste caso na República Checa em Ostrava-Hrabova. Enviaram toda a embalagem e proteção necessária para o envio e entreguei num ponto de recolha. Antes de embalar o equipamento gravei um vídeo do mesmo, comprovando o seu estado imaculado a 26/04/2025. Entre a data que o telemóvel chegou ao centro de reparação e a data em que me foi devolvido, passaram-se 10 dias. Para meu espanto, a reparação que passaria pela limpeza, afinal passou pela substituição do módulo das câmaras conforme consta no relatório enviado juntamente com o equipamento sendo que essa substituição demorou apenas cerca de 5 horas. Quando recebo o equipamento e o tiro da caixa qual não é o meu espanto quando verifico que o mesmo foi colado e mal colado (com restos de cola), em vez de terem trocado a junta própria que garante a resistência a poeiras e humidade, riscado no titânio e falta de material em algumas partes. Nem o liguei, voltei a colocar na mesma caixa e entrei em contato telefónico de imediato com o suporte Apple ( atendido pela técnica "master" Natália) com o objetivo de resolver a situação. A técnica acima referida pediu para enviar as fotos dos danos e deram-me duas opções: - Ou envia novamente para o mesmo local onde foi feita a reparação (a qual eu não aceitei porque já bastou o autentico desastre de reparação). -Ou deslocava-me ao centro Apple mais próximo gastando tempo e dinheiro visto o mais próximo ser a cerca de 150 quilómetros. Dirigi-me então à Worten que me encaminhou para a Satfiel, também centro de reparação oficial Apple com quem trabalham. Desta forma entrei novamente em contacto com o suporte Apple a questionar se seria esta uma opção valida para resolver esta grande embrulhada de uma vez por todas. O suporte Apple informou que seria válida, que iriam estar em ligação com o centro da Satfiel e, assim envio o telemóvel novamente a 6/05/2025 pela Worten para a Satfiel, tendo ficado a aguardar um feedback durante 21 dias. Ao fim de quase um mês e com algumas chamadas feitas para o suporte Apple, com promessas de retorno de chamadas por parte de técnicos "master" e visitas à worten mas sem qualquer tipo de informação disponível chega enfim o relatório da Satfiel no dia 27/05/2025 e aprovado pela Apple: "Os danos reclamados são estéticos, pelo que a garantia não cobre e os mesmos não comprometem a utilização do telemóvel". Desta forma eu poderia apresentar o orçamento feito pela Satfiel diretamente á Apple ou então enviar novamente o telemóvel para o centro da República Checa através do suporte Apple novamente. Sendo assim no dia seguinte, 28/05/2025, volto a ligar para o suporte Apple e novamente a técnica "Master" Natália é quem me atende. A mesma informa-me do veredito tal como consta no relatório da Satfiel. Expliquei á técnica "Master" Natália que eram danos estéticos mas que foram feitos pelo centro oficial de reparações autorizadas Apple na República Checa e não por mim tal como consta em todas as fotos pós reparação e vídeo realizado antes do envio para lá. A técnica em questão insistiu que não está coberto e, nada poderia fazer para resolver a minha situação mesmo sabendo depois de ver todas as fotos enviadas para o suporte que efetivamente os danos foram causados na primeira deslocação do equipamento para limpar o pó existente dentro das câmaras traseiras num equipamento supostamente topo de gama e com um custo de 1800 euros. Questionei então no decorrer desta ultima chamada quais seriam as hipóteses e ainda fiquei mais surpreendido quando a resposta foi " não existe hipótese porque de acordo com o relatório da Satfiel o equipamento está funcional e que não me podia ajudar, eu que reclama-se pelos meios que eu quisesse e podia enviar uma reclamação por escrito e com envio registado para a morada" : (ou seja nem para reclamar dignamente a grande Apple tem qualidade) apple customer support hollyhill industrial estate hollyhill, corck Republic of irland Resumindo, entreguei o meu telemóvel para reparar uma situação que desde o primeiro contato com o suporte Apple me garantiram ser de simples resolução e devolveram-me o mesmo danificado de forma a que mesmo que eu o queira trocar a desvalorização é obvia e aprovada por vários contactos que realizei nomeadamente na Worten em Évora. Estou há 36 dias sem o telemóvel e de acordo com a própria Apple nada podem fazer por serem danos estéticos não cobertos pela garantia e que não afetam o desempenho e utilização do equipamento. Estou bastante desiludido com a marca e a própria assistência e exijo que a minha situação seja resolvida com a devolução total do valor da fatura da compra ou a substituição do telemóvel por um novo e não por um recondicionado pela marca ou de exposição.

Assistência solicitada 12 junho 2025

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.