Problema identificado:
OutroReclamação
L. D.
Para: Falinas
Venho, por meio deste, comunicar que o site falinas.com adota práticas abusivas e maliciosas contra o consumidor.Trata-se de um clube de compras. Subscrevendo-se GRATUITAMENTE ao clube, o cliente cadastra seu cartão de débito/crédito, aceita ser cobrado em 47 euros por mês e, então, passa a dispor desse crédito para efetuar compras no site com descontos especiais de membro vip. Segundo as regras do clube, o cliente fica livre para, sempre que quiser, pular a referida cobrança mensal, sem nenhuma penalidade ou multa.Até aí, parece tudo normal. Mas, na prática, trata-se de um golpe. Listo abaixo as práticas desonestas:1. Na primeira compra, quando o cliente pesquisa os preços no site sem ainda ter aderido como membro, os preços exibidos são bem mais baixos do que os que lhe serão mostrados uma vez que esteja subscrito no site como membro vip. Ademais, nessa primeira compra, não lhe é cobrado nenhum valor de portes. Nos termos e condições do site, não há nenhuma menção a ser essa isenção dos portes exclusiva da primeira compra, nem que os preços cobrados dos membros são bem mais altos do que os cobrados de quem ainda não se tenha tornado membro. Ou seja, claramente a empresa adota o expediente malicioso de oferecer um preço bastante atraente apenas na primeira compra para seduzir o novo cliente e fidelizá-lo como membro, com a presunção de poderá sempre comprar no site a preços vantajosos e sem cobrança de portes. Mas, uma vez que haja a subscrição, os preços oferecidos passam a ser assustadoramente mais altos e os portes deixam de ser gratuitos.2. Para cancelar a conta, que a empresa diz ser gratuita, cobra-se uma multa de 6,95 euros.3. Se o cliente cancelar sua subscrição e ainda tiver créditos na sua conta, tem que subscrever-se novamente para usar seus créditos para comprar produtos com preço vip. Caso não se subscreva outra vez como membro, somente poderá comprar pelo preço normal. Ocorre que uma rápida sondagem de mercado revela que aquilo que o site diz ser preço vip não é nada menos do que um valor equivalente ao praticado pela maioria das lojas online, sem nenhum desconto especial que lhe justifique a classificação como preço vip. E o preço normal do site é um valor totalmente irreal e abusivo, que chega perto do dobro do preço praticado pelos demais sites de comércio eletrônico.4. Quando um associado deseja pular a recarga mensal de créditos (47 euros), simplesmente não encontra no site onde fazê-lo. A única alternativa que lhe aparece é a de cancelar sua subscrição (pelo que lhe serão cobrados 6,95 euros).Na minha experiência com falinas.com, tive os seguintes problemas:a) Na minha primeira compra, tudo correu em aparente normalidade. Comprei um produto com preço bastante atraente e sem pagar portes de entrega. Mas, dias depois, com a primeira recarga automática de 47 euros, decidi cancelar minha subscrição, em razão do que fui cobrado em 6,95 euros (embora a empresa anuncie que se trata de conta gratuita). Quando quis usar os créditos já carregados para efetuar uma compra, descobri que teria que me associar novamente como membro, sob pena de ter que pagar valores abusivos, classificados no site como preços normais. Novamente como membro vip, empreguei meus créditos na compra de um perfume para, logo em seguida, descobrir que o preço que me foi cobrado (59,08 euros) era quase 60% superior ao que aparecia quando a consulta ao site se fazia sem estar logado, ou seja, para compradores que ainda não fossem membros vip (37,29 euros). Além disso, ao contrário da primeira compra, dessa vez fui cobrado pelos portes e em valor consideravelmente alto (12 euros).b) Quando busquei o suporte online (chat) do próprio site para reclamar de tamanha diferença de preços, fui surpreendido, ainda durante o atendimento, com uma mensagem de e-mail confirmando o cancelamento da minha subscrição como membro vip, ainda que, em nenhum momento, eu tenha solicitado tal cancelamento, seja na página de gestão da minha conta, seja no chat online. Com receio de ser cobrado em 6,95 euros, rapidamente solicitei à atendente do chat que revertesse tal cancelamento, o que foi feito a tempo de evitar a cobrança. Ocorre que, no dia seguinte, busquei uma vez mais o suporte online para solicitar auxílio, já que queria pular a próxima recarga de 47 euros. Enquanto conversava com o atendente, recebi novamente uma mensagem informando cancelamento de subscrição! Dessa vez, a multa por cancelamento foi imediata e fui logo notificado pelo meu banco de que havia sido feita uma cobrança de 6,95 euros no meu cartão. Imediatamente, solicitei a reversão do cancelamento e também o reembolso da multa, mas o atendente disse que nada poderia fazer e me orientou a buscar o reembolso por meio de mensagem de e-mail a support@falinas.com.c) Enviei a mensagem solicitada, na qual expliquei todo o ocorrido e solicitei o reembolso de 6,95 euros (multa por um cancelamento que não solicitei) e de mais 21,79 euros (diferença entre o preço que me foi cobrado e o exibido para novos clientes na compra do citado perfume), totalizando 28,74 euros. Mas, a empresa recusou-se a fazer ambos os reembolsos.Agora, sinto-me roubado nesses 28,74 euros e também na multa pelo cancelamento voluntário da conta gratuita (para não mencionar os absurdos 12 euros de portes cobrados na segunda compra) e nem mesmo sei se os produtos comprados serão entregues.O que eu gostaria mesmo é que as duas compras que fiz fossem canceladas e me fossem restituídos todos os valores pagos (12,66 + 47 + 6,95 + 24,08 + 6,95 = 97,64 euros). Mas, posso aceitar se ao menos me forem entregues os produtos comprados e me for restituída a quantia de 35,69 euros (6,95 + 21,79 + 6,95).
Mensagens (6)
Falinas
Para: L. D.
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Falinas
Para: L. D.
DATA NOT AVAILABLE
L. D.
Para: Falinas
Agradeço pelo reembolso parcial já providenciado (embora ainda não creditado no meu cartão até este momento), mas na resposta da empresa nada foi dito em relação à injustificável e abusiva diferença de quase 60% entre o preço que é cobrado de novos compradores (que ainda não se tornaram membros VIP) e o que é cobrado de clientes que já são subscritores. Solicito também o reembolso dessa diferença, no valor de 21,79 euros.Quanto à possibilidade de recusa dos pedidos, seria a solução ideal, desde que seguida pela devolução de todos os valores pagos. Entretanto, receio que não seja mais aplicável ao meu caso, já que a resposta da empresa oferecendo essa possibilidade só foi postada quando um dos pedidos já havia sido recebido por mim.
Falinas
Para: L. D.
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Falinas
Para: L. D.
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Falinas
Para: L. D.
Caro Associado, No seguimento do mail que remetemos a 21 de Novembro p.p.,solicitamos que nos informe se a entidade reclamada já corrigiu asituação, o que muito agradecemos nos seja comunicado de forma aencerrarmos o processo. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aconfiança depositada nos nossos serviços e da nossa parte queira contar,sempre que o considere útil, com a nossa melhor disponibilidade paraqualquer questão relacionada com os seus direitos enquanto consumidor. Semoutro assunto de momento, apresentamos os melhores cumprimentos.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------CONFIDENTIALITY NOTICEThis message contains confidential information and is intended only forthe use of the recipient.If you are not the intended recipient, please notify us immediately anddelete this e-mail from your system.We ask you not to disclose or distribute the content of this e-mail to anyother person.
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