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Política de garantia fraudulenta

Em curso Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

J. A.

Para: Apple

29/10/2025

Assunto: Prática comercial desleal – Apple Portugal / FNAC Alegro Descrição: A Apple e os seus centros autorizados (ex: Clínica FNAC Alegro) aplicam dois prazos distintos para o mesmo serviço (troca de bateria iPhone): - Serviço pago pelo cliente: 1 hora (usam stock local). - Serviço coberto por defeito físico (garantia bateria 2 anos): 7–14 dias com retenção do equipamento Suspeito que estas políticas aproveitam-se do inconveniente que provocam aos clientes de forma a impedir ao máximo que sejam accionados processos de garantia eliminando assim custos para an Apple. A incoerência prende-se na prova de que o mesmo serviço poderá ser executado em apenas 1 hora se for pago pelo cliente. Tenho diagnóstico oficial Apple Store Nice confirmando defeito físico. Fatura de compra original dentro dos últimos 2 anos. O suporte Apple Portugal também não aceita qualquer exceção declarando que não tem como ordenar os centros autorizados Apple de Portugal a utilizar stock local para serviços cobertos pela garantia. Assisti a mais serviços idênticos pedidos por clientes ao balcão tanto ao abrigo da garantia como ao abrigo de serviços como “exchange” que também não avançaram por desistência do cliente devido ao mesmo inconveniente (retenção do equipamento durante pelo menos 7 dias). Mostra claramente uma política desleal que se aproveita do inconveniente criado para escapar-se à obrigação legal de acionar processos de garantia ou equivalentes. Esta prática: 1. Viola o artigo 13 da Diretiva 2019/771 (prazo razoável). 2. Constitui prática comercial desleal (Diretiva 2005/29/CE, ponto 20 do Anexo I). Solicito: - Investigação à política Apple Portugal. - Obrigação de uso de stock local para casos cobertos. - Multa à Apple / FNAC / outros centros certificados Apple caso a política seja transversal


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