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Mudança de hotel sem aviso nos bilhetes oficiais

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Bilhetes e passes

Reclamação

B. F.

Para: Soltour

21/10/2025

Venho por este meio, apresentar uma reclamação relativamente à reserva efetuada para o Hotel Grand Sunset Princess, em Cancun, com o operador Soltour. Sobre este hotel, apenas tinha na descrição, dentro da página soltour, a info de que o hotel estava em obras e que os clientes seriam movidos para outro hotel, mas em mais nenhum momento da reserva essa informação estava explícita. Durante todo o processo de reserva, desde a simulação do orçamento, pedido de reserva até à receção dos bilhetes oficiais, em momento algum foi comunicada qualquer alteração de alojamento. Em todos os documentos oficiais constava o nome do Hotel Grand Sunset Princess, escolhido expressamente pelas clientes. Apenas mais tarde através das redes sociais é que percebi que as clientes seriam realojadas noutro hotel, devido a remodelações no hotel originalmente reservado. Situação que criou desconforto para as clientes que ficaram desiludidas com o hotel, porque não foi aquele que tinham escolhido. Após verificar a página da Soltour, confirmei que existia uma nota sobre esse realojamento apenas dentro da descrição do hotel, integrada no texto informativo, sem qualquer aviso visível ou destacado durante o processo de reserva. Tratando-se de uma alteração essencial na viagem, considero que essa informação deveria ter sido comunicada diretamente por e-mail e até nos bilhetes oficiais e não apenas inserida discretamente na descrição do hotel. Na sexta-feira, dia 10 de Outubro, face à ausência de uma solução alternativa por parte da Soltour e à insatisfação gerada, por a Soltour não estar a dar solução para as minhas clientes mudarem de hotel de forma gratuita, as clientes manifestaram a intenção de cancelar a viagem. No entanto, a Soltour não permitiu o cancelamento com reembolso total, apesar de se tratar de uma alteração substancial ao contrato/viagem que justificaria essa opção. Esta situação deixou-nos sem margem de manobra, até porque as clientes partiam já no domingo (12 de Outubro), impossibilitando uma resolução atempada. Perante o desagrado das clientes e a necessidade de garantir uma experiência compatível com o que foi contratado, assumi pessoalmente o custo adicional de €620€ para assegurar o alojamento num hotel de categoria equivalente, evitando consequências e danos reputacionais. Neste momento a soltour informa que apenas é necessária a informação no site, mas tal como está descrito em lei, é sempre necessária que essa informação venha explicita nos documentos oficiais e de forma clara para todos. O que não aconteceu. Neste momento perdi €620€ porque a soltour não quer responsabilizar-se por todos os danos e constragimentos causados. Venho aqui reclamar e também alertar para que não aconteça a outros consultores de viagens este tipo de situação.


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