Motores EA189, problemas após ação 23Q7 e avaria do injector nº4.Sou proprietário de uma viatura Volkswagen Jetta 1.6 TDI Bluemotion de 2011.A viatura nunca teve problemas de maior, excetuando uma reclamação por mim feita ainda em período de garantia oficial (08/04/2013), resolvida parcialmente à data em conjunto com a vossa ação de chamada 72D8 (Anexo 1).Os problemas da minha viatura começaram quando fui por vós convidado a entregá-la para a ação de chamada 23Q7 (EA189), o que fiz voluntariamente, entregando-a na VW AUTO LOMBOS, acreditando à data na solução técnica por vós preconizada, em virtude do escândalo de emissões fraudulentas dos motores EA 189.Levantei a viatura nesse mesmo dia ao final da tarde, tendo-me sido entregue uma declaração a comprovar a validade da intervenção técnica (Anexo 2). Ao dirigir-me para casa, notei de imediato que o trabalhar do carro estava diferente, soluçando bastante, sendo que o motor emitia ruídos que eu nunca tinha ouvido, notando-se perfeitamente um trabalhar em ritmo mais acelerado. Depois de uma viagem de pouco mais de 20 minutos, e ao desligar o carro, a ventoinha continuou a trabalhar por largo período. O mesmo aconteceu nos dias seguintes, tendo conseguido constatar outra grande diferença, ou seja, que os ciclos de reciclagem do filtro de partículas se tornaram mais curtos, sem que tal informação aparecesse refletida por via da luz avisadora do painel de instrumentos. Reclamei do sucedido à VW AUTO LOMBOS, que me informou que teriam de verificar o que se passava ao certo, mas desta vez, sem que eu tivesse direito a uma viatura de cortesia, ao contrário do que aconteceu durante a ação de chamada 23Q7 (EA189).Após a vistoria técnica, a minha viatura foi-me devolvida, sem que os problemas por mim relatados tivessem sido resolvidos e com parcas explicações sobre o que motivava a notória alteração de funcionamento de minha viatura.Anos mais tarde e sem qualquer melhora, muito pelo contrário, recebi uma carta vossa, datada de 13/01/2020, convocando-me para uma nova ação de chamada, desta vez com o a designação 27F9 (Anexo 3).Entreguei a viatura na VW SANTOGAL BLUE, em 10/03/2020, tendo à data voltado a referir os problemas anteriormente relatados.O carro voltou a ser-me devolvido, sem que nada tivesse melhorado e novamente sem quaisquer explicações acerca dos problemas por mim relatados.Realço que a minha viatura manteve durante todo este tempo as reciclagens bissemanais, com nuvens de fumo branco, ritmo de funcionamento alterado, ruídos estranhos e um soluçar constante.O que já previa veio a acontecer no dia 21/05/2022, durante uma viagem de lazer com a minha família para Madrid, na via A-5 (Autovía del Suroeste).Viajando em velocidade de cruzeiro de 120 Km/h, programada no cruise control, senti um súbito baque no motor e uma imediata perda de potência.Desviando-me para a estreita berma, consegui evitar que a viatura que seguia imediatamente atrás de mim me abalroasse devido à súbita e inexplicável falta de potência da minha viatura.Saí a muito custo da autovia A-5, na saída nº 128 Alberche/ Gamonal, tendo imobilizado a minha viatura em segurança e contatado a minha seguradora, solicitando assistência em viagem.Consegui seguir viagem via táxi, tendo mais tarde sido informado que a minha viatura tinha sido rebocada para a Oficina VW Automocion Y Serv. Eboracar S.A.Em 25/05/2022, recebi o orçamento Nº 14377 da referida oficina, onde constava a causa da súbita perda de potência: avaria do injetor nº4, com um valor de reparação de 924,50 + IVA (Anexo 4).Recusei aceitar o orçamento proposto e a minha viatura regressou para Portugal via reboque internacional (Anexo 5).Em resultado de toda esta epopeia, tenho atualmente a minha viatura avariada e parada, estando privado do uso da mesma.Após investigação apurada, constatei que a avaria dos injetores é uma constante nos veículos que foram à ação de chamada 23Q7, e que a VW sabe de tal facto, executando por esse motivo diversas substituições de injetores de forma gratuita e voluntária (Ver infra as referências). Injetores defeituosos: VDO SIEMENS: 03L130277B.Injetores de substituição sem defeito: VDO SIEMENS: 03L130277S.A título de curiosidade, ou talvez não, esta é exatamente a referência de injetor de substituição que a vossa representante espanhola colocou no orçamento, ou seja: 03L130277S.O grupo VW disse publicamente garantir a resolução de eventuais problemas após a ação de chamada 23Q7, mas médio e longo prazo estas são as verdadeiras consequências desta chamada obrigatória.Comprei um automóvel por um determinado valor, superior à média do mercado, pensando eu estar em conformidade em todos os parâmetros legais, coisa que além de não ser real me fez andar em deslocações constantes para ações de recall.Estou completamente desagradado com toda esta situação, sentindo-me enganado e pretendo uma resolução definitiva para este assunto. Estas ações de chamada deviam ser fiscalizadas, uma vez que quem não as fizer verá a sua matrícula cancelada. A VW diz no seu próprio site que “Vamos honrar as nossas responsabilidades” e que “estamos apenas 100% satisfeitos quando os nossos Clientes estiverem 100% satisfeitos com a Volkswagen novamente”.Manifestamente não é o meu caso.Solução pretendida• Sustituição imediata e sem custos dos 4 injetores atuais pela referência VDO SIEMENS: 03L130277S (Anexo 6).