Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Custos de diagnóstico durante garantia
Nas últimas semanas, o meu veículo tem apresentado anomalias recorrentes que comprometem o seu normal funcionamento: 1. Autonomia reduzida – com 80% de carga, o veículo indica apenas entre 195 km e 208 km de autonomia, conforme documentado em fotografias enviadas para o concessionário. Estes problemas já tinham sido mencionados em intervenções anteriores, sem resolução definitiva. Por essa razão, solicitei por escrito ao concessionário uma verificação técnica completa, incluindo testes ao estado de saúde da bateria (SOH), análise de módulos e células, medições de resistência interna, verificação do sistema térmico, análise de códigos de falha e confirmação de atualizações de software. Resposta do concessionário Santogal datado de 17 de setembro de 2025, com o seguinte teor (resumo): “Se tiver alguma queixa relacionada com autonomia do veículo teremos de agendar para efectuar o diagnóstico. Se estiver tudo ok com a sua viatura, os custos são imputados ao cliente, cada hora de mão de obra elétrico são 160 € c/ IVA, o teste preconizado pelo fabricante tem um custo de 1.350 €.” Ou seja, foi-me comunicado que, mesmo estando a viatura na garantia, o diagnóstico técnico teria custos de 160 €/h e que o teste oficial da marca custaria 1.350 € — valores que considero manifestamente desproporcionados e contrários ao espírito e à letra da lei. De acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2021, que transpõe para o ordenamento jurídico português a Diretiva Europeia 1999/44/CE, o consumidor tem direito a que qualquer falta de conformidade identificada durante o período de garantia seja corrigida sem encargos. O diploma é explícito: • Artigo 15.º, n.º 1 – “O consumidor tem direito à reposição da conformidade do bem, sem encargos.” • Artigo 15.º, n.º 2 – “Os encargos incluem, nomeadamente, os custos de transporte, mão de obra e materiais.” • Artigo 16.º – “A reposição da conformidade deve ser efetuada no prazo razoável e sem grave inconveniente para o consumidor.” Ou seja, o diagnóstico e as verificações técnicas necessárias para apurar a origem da anomalia estão incluídos nas obrigações da garantia. O concessionário só poderá imputar custos caso se prove objetivamente mau uso, negligência ou intervenção indevida — o que não se aplica neste caso. Esta situação é particularmente preocupante porque: • Desincentiva os consumidores de reportar problemas antes do termo da garantia, com receio dos custos elevados. • Permite que o concessionário condicione o exercício do direito à garantia a um pagamento prévio, o que viola o princípio da boa-fé contratual. • O valor indicado para o “teste preconizado pelo fabricante” (1.350 €) + mão de obra é desproporcional e sem justificação técnica transparente, podendo configurar abuso de posição dominante. Face ao exporto solicito à DECO PROTESTE apoio DECO PROTESTE para: 1. Avaliar a legalidade desta prática, à luz do DL 84/2021 e das diretivas europeias sobre garantias e proteção do consumidor. 2. Esclarecer se é admissível que uma marca cobre diagnósticos durante o período de garantia, sem antes comprovar mau uso. 3. Interceder junto da Audi Portugal para que seja garantido que todos os diagnósticos relacionados com potenciais defeitos de fabrico ou falhas de componentes sejam realizados sem encargos para o consumidor enquanto a garantia vigorar. 4. Se aplicável, reportar esta prática às autoridades competentes (Direção-Geral do Consumidor ou ASAE), por forma a proteger não apenas este caso concreto, mas todos os consumidores em situação idêntica. Aguardo o vosso feedback, Obrigado
Garantia
Reclamação à DECO PROTESTE Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa à minha viatura Volkswagen Crafter, matrícula AQ-94-AU, que sofreu uma avaria grave no dia 4 de abril de 2025, apenas quatro dias após o término da garantia comercial de 3 anos. A viatura, com apenas 65.000 km, sempre foi assistida em oficinas oficiais da marca, cumprindo todos os planos de manutenção recomendados. Após o incidente, o veículo foi rebocado pela assistência em viagem (Tranquilidade), inicialmente para a Garagem Sampaio, e no dia 7 de abril encaminhado para a oficina oficial da Volkswagen em Vila Real, onde foi diagnosticada uma avaria no turbocompressor. Fui posteriormente informada pelo Eng. Pedro Santos (Carby/Volkswagen) que, após consulta ao importador, a Volkswagen poderia comparticipar apenas 50% do custo da reparação, orçada em 4.311,17€ com IVA, ficando o valor restante de 2.155,59€ com IVA a meu cargo. Considero esta proposta inaceitável, pelos seguintes motivos: - A avaria surgiu apenas 4 dias após o fim da garantia; - A viatura apresenta apenas 65.000 km, um valor muito reduzido para este tipo de falha; - O histórico de manutenção é completo e efetuado sempre na marca; - Trata-se de um componente essencial do motor, cuja falha nesta fase indica possível defeito de fabrico ou desgaste prematuro. Solicito, assim, que a DECO possa intervir junto da Volkswagen Portugal / CARBY para que a reparação seja totalmente comparticipada, ou que seja atribuída uma comparticipação mais justa e proporcional às circunstâncias. Fico ao dispor para enviar documentação adicional (orçamentos, e-mails trocados, etc.). Com os melhores cumprimentos, Ana Ferreirinha Telefone: 917579808 E-mail: anajorne@me.com
Avaria no AC do meu Carro
Bom dia,A cerca de 2 meses o ar condicionado / Ventilação (AC), do meu carro SKODA SCALA, adquirido na SKODA de Loures, em Dezembro de 2023 avariou, como está no período de garantia foi reclamado, informei a anomalia existente, passado um mês da reclamação pediram-me para ir com o carro a oficina fazer diagnóstico e concluíram que era uma peça danificada (resistência), informaram-me também que teriam de solicitar a peça a marca. Já tenho o AC da viatura avariado amais de 2 meses e até ao momento não tenho resposta da SKODA de Loures .Posso dizer que a assistência da Skoda deixa muito a desejar, pois neste período já passei por temperaturas baixas e altas e não tenho nem ventilação nem AC.
Reparação de viatura-direitos do cliente
Tendo activado formalmente a extensão de garantia V/2020005065, referente à viatura VW ID3, matrícula AC18VR, no dia 22-10-23, solicitei uma marcação urgente para reparação na SIVA, pois a viatura apresenta um grave problema no sistema eléctrico, que encurta a autonomia de 420 km para 60 km (reais).Acrecsce também que o regenerador deixou de funcionar correctamente, o que faz com que as travagens sejam irregulares. A viatura é de set 2020, e tem uma extensão de garantia até Set 25.Então, na verdade o carro não está em condições de circular.A viatura esteve num representante oficial entre 27-10 e 8-11-23, para verificação e resolução do problema, não tendo o concessionário conseguido reparar o veículo nesse período, referindo que só a SIVA- Importador Volkswagen- o consegue fazer.Perguntei se a SIVA arranja ao cliente alguma solução alternativa durante todo este tempo, como uma viatura de substituição, por exemplo, e disseram-me que não haverá carro de substituição não agora, até Fevereiro, mas também não durante o período da reparação na SIVA. Parece-me incorrecto ficar privado do uso do meu carro durante 4 meses, devido a um defeito de fabrico/ avaria, que se encontra coberto pela extensão de garantia, e a SIVA não fazer nada para minorar esse prejuízo ao cliente.Acho que esta não é uma forma correta de satisfazer os clientes.Então, por estar tão surpreso com essa forma de lidar com os clientes, resolvi enviar-lhe este e-mail, para confirmar -ou não, se esta é a forma correcta de actuação da Volkswagen nesta situação.Agradeço antecipadamente a vossa resposta, AtenciosamenteFernando Cruz
Motores EA189, problemas após ação 23Q7 e avaria do injector nº4.
Motores EA189, problemas após ação 23Q7 e avaria do injector nº4.Sou proprietário de uma viatura Volkswagen Jetta 1.6 TDI Bluemotion de 2011.A viatura nunca teve problemas de maior, excetuando uma reclamação por mim feita ainda em período de garantia oficial (08/04/2013), resolvida parcialmente à data em conjunto com a vossa ação de chamada 72D8 (Anexo 1).Os problemas da minha viatura começaram quando fui por vós convidado a entregá-la para a ação de chamada 23Q7 (EA189), o que fiz voluntariamente, entregando-a na VW AUTO LOMBOS, acreditando à data na solução técnica por vós preconizada, em virtude do escândalo de emissões fraudulentas dos motores EA 189.Levantei a viatura nesse mesmo dia ao final da tarde, tendo-me sido entregue uma declaração a comprovar a validade da intervenção técnica (Anexo 2). Ao dirigir-me para casa, notei de imediato que o trabalhar do carro estava diferente, soluçando bastante, sendo que o motor emitia ruídos que eu nunca tinha ouvido, notando-se perfeitamente um trabalhar em ritmo mais acelerado. Depois de uma viagem de pouco mais de 20 minutos, e ao desligar o carro, a ventoinha continuou a trabalhar por largo período. O mesmo aconteceu nos dias seguintes, tendo conseguido constatar outra grande diferença, ou seja, que os ciclos de reciclagem do filtro de partículas se tornaram mais curtos, sem que tal informação aparecesse refletida por via da luz avisadora do painel de instrumentos. Reclamei do sucedido à VW AUTO LOMBOS, que me informou que teriam de verificar o que se passava ao certo, mas desta vez, sem que eu tivesse direito a uma viatura de cortesia, ao contrário do que aconteceu durante a ação de chamada 23Q7 (EA189).Após a vistoria técnica, a minha viatura foi-me devolvida, sem que os problemas por mim relatados tivessem sido resolvidos e com parcas explicações sobre o que motivava a notória alteração de funcionamento de minha viatura.Anos mais tarde e sem qualquer melhora, muito pelo contrário, recebi uma carta vossa, datada de 13/01/2020, convocando-me para uma nova ação de chamada, desta vez com o a designação 27F9 (Anexo 3).Entreguei a viatura na VW SANTOGAL BLUE, em 10/03/2020, tendo à data voltado a referir os problemas anteriormente relatados.O carro voltou a ser-me devolvido, sem que nada tivesse melhorado e novamente sem quaisquer explicações acerca dos problemas por mim relatados.Realço que a minha viatura manteve durante todo este tempo as reciclagens bissemanais, com nuvens de fumo branco, ritmo de funcionamento alterado, ruídos estranhos e um soluçar constante.O que já previa veio a acontecer no dia 21/05/2022, durante uma viagem de lazer com a minha família para Madrid, na via A-5 (Autovía del Suroeste).Viajando em velocidade de cruzeiro de 120 Km/h, programada no cruise control, senti um súbito baque no motor e uma imediata perda de potência.Desviando-me para a estreita berma, consegui evitar que a viatura que seguia imediatamente atrás de mim me abalroasse devido à súbita e inexplicável falta de potência da minha viatura.Saí a muito custo da autovia A-5, na saída nº 128 Alberche/ Gamonal, tendo imobilizado a minha viatura em segurança e contatado a minha seguradora, solicitando assistência em viagem.Consegui seguir viagem via táxi, tendo mais tarde sido informado que a minha viatura tinha sido rebocada para a Oficina VW Automocion Y Serv. Eboracar S.A.Em 25/05/2022, recebi o orçamento Nº 14377 da referida oficina, onde constava a causa da súbita perda de potência: avaria do injetor nº4, com um valor de reparação de 924,50 + IVA (Anexo 4).Recusei aceitar o orçamento proposto e a minha viatura regressou para Portugal via reboque internacional (Anexo 5).Em resultado de toda esta epopeia, tenho atualmente a minha viatura avariada e parada, estando privado do uso da mesma.Após investigação apurada, constatei que a avaria dos injetores é uma constante nos veículos que foram à ação de chamada 23Q7, e que a VW sabe de tal facto, executando por esse motivo diversas substituições de injetores de forma gratuita e voluntária (Ver infra as referências). Injetores defeituosos: VDO SIEMENS: 03L130277B.Injetores de substituição sem defeito: VDO SIEMENS: 03L130277S.A título de curiosidade, ou talvez não, esta é exatamente a referência de injetor de substituição que a vossa representante espanhola colocou no orçamento, ou seja: 03L130277S.O grupo VW disse publicamente garantir a resolução de eventuais problemas após a ação de chamada 23Q7, mas médio e longo prazo estas são as verdadeiras consequências desta chamada obrigatória.Comprei um automóvel por um determinado valor, superior à média do mercado, pensando eu estar em conformidade em todos os parâmetros legais, coisa que além de não ser real me fez andar em deslocações constantes para ações de recall.Estou completamente desagradado com toda esta situação, sentindo-me enganado e pretendo uma resolução definitiva para este assunto. Estas ações de chamada deviam ser fiscalizadas, uma vez que quem não as fizer verá a sua matrícula cancelada. A VW diz no seu próprio site que “Vamos honrar as nossas responsabilidades” e que “estamos apenas 100% satisfeitos quando os nossos Clientes estiverem 100% satisfeitos com a Volkswagen novamente”.Manifestamente não é o meu caso.Solução pretendida• Sustituição imediata e sem custos dos 4 injetores atuais pela referência VDO SIEMENS: 03L130277S (Anexo 6).
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