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LINHA DE CRÉDITO

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Cetelem

10/10/2019

ASSUNTO: PEDIDO DE AUDITORIA AO CARTÃO UNIBANCO-CARTÃO DECO PROTESTE/ CARTÃO UNIVERSO E ONEY. BLOQUEIO DA LINHAS DE CRÉDITO DO CARTÃO UNIVERSO-CETELÉM.CARTÃO UNIVERSOCARTÃO UNIBANCO DECO PROTESTECARTAO ONEY.Espanta-me a celeridade, com que as instituições financeiras atuam, no que diz respeito a situações de incumprimento do pagamento da mensalidade do crédito.A instituição UNIBANCO, do qual sou portador do cartão de crédito Deco-proteste, comunicou ao Banco de Portugal uma situação de incumprimento, devido a falta de dois pagamentos consecutivos da mensalidade do cartão. Apesar dos vários pagamentos efetuados, esta instituição recusasse a desinibir a linha de crédito. O mais estranho é que os outros cartões em referência atuam da mesma forma.No meu entender trata-se de uma situação monopolista que impede a livre concorrência, e impede o consumidor de escolher um cartão de crédito que respeite o consumidor. Nunca vi tal celeridade em atuação do Banco de Portugal e das instituições de crédito no que diz respeito a esta situação. Passado 24 horas tinha todas as minha linhas de crédito bloqueadas nomeadamente a cartão de crédito UNIVERSO do qual eu preciso para utilizar no dia a dia. Ou seja, vou ter de pagar as mensalidades em atraso, os juros e todas as comissões de custo associadas, e ainda assim fico impedido de fazer uso dos cartões apesar de ter plafond. Como comunicação apenas recebi um SMS do cartão universo, a dizer que a linha de crédito estava bloqueada. Após contacto telefónico com os responsáveis do cartão universo apenas me foi dito que só após emissão do Banco de Portugal passado um mês e confirmação da inexistência de situações de incumprimento, e que poderiam desbloquearam a linha de crédito, podendo isso demorar 1 ou 2 meses, ou até mais.No que diz respeito a prejudicar os consumidores, estas instituições funcionam em sintonia e posição concertada, impedindo assim a livre concorrência.Encontrar um cartão de crédito que respeito o consumidor em Portugal é mais difícil do que encontrar uma agulha num palheiro.Achei muito estranho as instituições de crédito atuarem em sintonia no que diz respeito a cuspir na mão de quem lhes dá de comer. Bloquearam as linhas de crédito de todos os meus cartões e de várias instituições financeiras simultaneamente. Para alem dos custos elevadíssimos dos cartões, bem como taxas e comissões associadas e ainda utilizam a informação do Banco de Portugal a seu belo prazer, para bloquear os cartões de crédito em simultâneo o que no meu entender trata-se de um processo crime, que deve ser investigado pela polícia judiciária. Tal impede claramente a livre concorrência. Escolher um cartão de crédito que respeite o consumidor é tarefa impossível no nosso País. O recurso ao crédito pessoal é algo que não passa de uma manobra ardilosa que mais tarde ou mais cedo vai colocar o consumidor em sérias dificuldades, pois estas podem cortar sem qualquer aviso prévio as linhas de crédito, obrigando o consumidor a pagar os extratos e simultaneamente ficam impossibilitados de utilizarem os cartões.Estamos, pois, a ver, que não tarda os governos terem que novamente de cortar em 40% o salário dos funcionários públicos para sustentar bancos falidos, que tudo podem fazer sem qualquer supervisão ou regulação.No que diz respeito à instituição UNIBANCO (CARTÃO DECO PROSTESTE), esta já foi alertada várias vezes para proceder à atualização de morada envio de correspondência, para a morada acima indicada, e não para uma morada onde já lá ninguém mora há mais de 10 anos.!!!!. É assim tão difícil enviar uma carta registada com aviso de receção ao cliente?Como digo essa situação é uma situação irregular, em que vejo um excesso e prontidão incomum, para bloquear as linhas de crédito, e no que diz respeito a prejudicar o consumidor. O mais estranho é que esta situação tenha sido feita quase em simultâneo por várias instituições financeiras e sem qualquer aviso prévio.Ocorrerem em simultâneo. UNIBANCO, CARTAO UNIVERSO E ONEY.Depois para restituir as linhas de crédito ficam à espera um ou dois meses, que o Banco de Portugal, informe que não existem situações irregulares.Não passa, pois, de um esquema fraudulento que leva o consumidor a dificuldades financeiras. Apesar dos juros elevadíssimos que cobram, taxas e comissões, são incapazes de enviar uma carta registada ao consumidor com direito de resposta. Eu gostava que O BANCO DE PORTUGAL tb fosse célere assim a atuar, em menos de 24 horas, no que diz respeito a situações ilegais e de incumprimento dos bancos e devidas comunicações fiscais das taxas e comissões cobradas por estes.Aguardo, pois, auditoria ao procedimento do responsável ao cartão deco-proteste-UNIBANCO, ONEY E UNIVERSO, nomeadamente os timings de atuação, para poder atuar e sobretudo estar prevenido, contra esta facilidade de bloquear linhas de crédito, de vários cartões nomeadamente o cartão UNIVERSO. No meu entender trata-se de uma situação comum, e que não justifica a atuação das instituições financeiras desta forma.Se eu tenho capacidade financeira de pagar os créditos e mesmo assim fico em dificuldades com a atuação destes agiotas, imagine-se o que será com o pobre consumidor que tem mais restrições financeiras.Observações a constar e especificar detalhadamente no processo de auditoria:1) Por que razão a UNIBANCO/CARTÃO UNIVERSO E ONEY, NÃO DEU CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO DE INCUMPRIMENTO POR CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO E DO MONTANTE A PAGAMENTO QUE DEVERIA REGULARIZAR PARA TAL SITUAÇÃO NÃO OCORRER.2) PRAZOS QUE DECORREM DESDE QUE A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COMUNICA A SITUAÇÃO DE INCUMPRIMENTO SEM CONTACTAR O CLIENTE ATÉ EFECTIVO BLOQUEIO DA LINHA DE CRÉDITO. ACHEI ESTES PROCESSO MUITO RÁPIDO E MAIS ALARMANTE POSSÍVEL SEM DAR CONHECIMENTO AO CLIENTE DA SITUAÇÃO NEM DO BANCO DE PORTUGAL, NEM PELA INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO UNIBANCO/CARTÃO UNIVERSO E ONEY.


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