back

Intervenção em viatura

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. M.

Para: Norauto Portugal S.A.

27/04/2018

No dia 7 de abril levei o carro à inspecção técnica periódica a um dos centros de inspecção, que segundo consta é um dos mais rigorosos da zona de Lisboa e arredores. No final da verificação técnica o inspetor perguntou-me se eu tinha alinhado a direcção à pouco tempo (disse-lhe que a tinha alinhado talvez à um ano na Norauto de Carnaxide quando mudei pneus) e pediu-me para o acompanhar ao fosso. No fosso mostrou-me uma rosca que estava ligeiramente afastada do sitio em que devia estar. Disse-me que era uma questão de alinhar a direcção. Tal defeciência ficou anotada na ficha de inspecção e o carro chumbado por causa da rosca desapertada. De seguida dirigi-me à Norauto de Carnaxide acompanhado da ficha de inspecção e expliquei a situação, mostrei a ficha, transmiti o que o inspetor me tinha dito e que queria corrigir a situação. Fui informado pelo colaborador que tinha que marcar se não me engano uma inspecção de estrada que ficava em doze ou treze euros, os quais seriam descontados a final se aceitasse o orçamento depois proposto. Como queria resolver o problema da rosca desapertada lá aceitei a proposta e marcaram a dita inspecção (por especial favor) para o dia seguinte dia 8. No dia 8 desloquei-me de novo à Norauto, fizeram a dita inspecção e qual o meu espanto quanto me apresentam um orçamento em que vinham descriminadas as seguintes intervenções: Travagem dianteira (173,26€)/Travagem traseira (303,72€)/Foles de transmissão junto à roda (205,85€)/Hastes da barra estabilizadora mais alinhamento dianteiro (89,75€), tudo perfazendo um total de 569,315€. E isto tudo por causa de uma porca desapertada e tendo o carro acabado de ser inspeccionado num dos centros de inspecção mais rigorosos,segundo consta. Mostrei a minha estranheza ao senhor colaborador da Norauto, que começou com justificações sem cabimento. Como utilizo o carro todos os dias e a Norauto trabalha ao fim de semana acabei por aceitar uma parte do orçamento (2 foles/rotulas moog/alinhamento barras estabilizadoras) que com a montagem ficava em 403,35€, tendo a intervenção na oficina ficado marcada para o sabado seguinte, dia 14. Segunda-feira, dia 9, ligam-me da Norauto dizendo que havia um problema, que não arranjavam os foles (porque trabalham com a Santogal e nsó montavam de origem e não sabiam qual o diâmetro) e que teria que ir montá-los a outro lado. Como na inspecção não fale de foles aceitei de bom grado a ideia (será que começou a roer a consciência do roubo?) e a intervenção ficou-se pela substituição e montagem das hastes dedirecção/rotulas moog e alinhamento, trabalho esse que me ficou em 213,45€ (e tudo por causa de uma porca desapertada). No dia da intervenção coloquei uma caixa no porta bagagens do carro e disse ao colaborador da Noraut que recebeu a chave que queria que as peças substituidas fossem coilocadas nessa caixa (porque pretendia mostrá-las a um amigo que é eng. na Autoeuropa, para ele dar a sua opinão sobre a idoineidade da Norauto). Como a reparação terminou muito perto da hora de fechar o centro de inspecção e queria ainda fazer a reinspecção não fui ao porta-bagagens ver se tinham colocado lá as peças conforme o solicitado. Quando cheguei a casa fui ao porta bagagens do carro para tirar as peças e, peças, nem vê-las (mais uma prova provada e confirmação da falta de desonistade da Norauto - que tinham a perfeita noção do logro que me tinham feito!). De seguida fui ao centro de inspecção para efetuar a reinspecção (inspetor diferente, do do sábado anetripor) ao qual entreguei os documentos e a folhinha vermelha da inspecção. O inspetor virou-se de imediato para mim antes do carro se encontrar na linha e perguntou-me se tinha alinhado a direcção ao que eu respondi que tinha alinhado e muito mais, ao qual ele retorquiu com ar de espanto: muito mais????!!!!. E eu sim, e fui buscar ao banco de trás as folhas do primeiro orçamento e o da interveção feita. Perante as folhinhas só me respondeu: o senhor acaba de ser vítima de um grande roubo pela Norauto! O problema que originou a reprovação do carro resolvia-se com um simples alinhamento (aperto da porca) que o resto estava tudo em bom estado. Sabe, eles têm objetivos a cumprir e depois fazem estas desonestidades. Mas o senhor não foi o único porque já por cá passaram outros condutores a quem fizeram algo parecido. Contei-lhe a história da caixa e que tinha pedido as peças substituídas e que não me foram devolvidas (por lei tenho direito a elas) e só disse:quer mais provas do roubo!?. Mas eu já tinha a noção do roubo que me tinham feito. Só é pena que uma empresa de renome como a Norauto, mostre uma desonestidade extrema para com os seus clientes, que nem as ditas oficinas de escada, fazem, mostrando ter masi honestidade) na mira de obtenção de objetivos. E eu que durante anos fiz todas as intervenções do carro na Norauto de Carnaxide.Quantas vezes já teria sido roubado (é este mesmo o nome!). E aqui fica o alerta para todos os que pretendam fazer intervenções nas suas viaturas (excluindo a mudança de pneus) na Norauto. Não são uma entidade que prime pela honestidade!


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.