back

Instalação incorreta de uma bomba de calor

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. V.

Para: LEROY MERLIN

17/12/2022

Exmos. Srs., Em 2017 adquiri à Leroy Merlin Albufeira uma bomba de calor para ser instalada num apartamento que possuo em Faro em regime de Alojamento Local.A bomba adquirida foi uma Ariston Nuos Plus, na altura recomendada pela DECO Proteste. A Leroy Merlin propôs-me que a bomba fosse instalada pela empresa Sequência Tropical, que na pessoa dum seu funcionário, Sr. Ricardo, visitou as instalações e apresentou um orçamento, que aceitei. Desde o início, as coisas não correram bem: primeiro, a bomba foi posta a drenar para um balde, que era necessário estar sempre a despejar, com o argumento de que não podia ser de outra maneira depois de ter reclamado, o Sr. Ricardo ligou-a ao esgoto da máquina de lavar roupa, situado no mesmo compartimento da casa, mas os tubos dessas ligações estavam tortos depois dos tubos endireitados, reclamei porque continuava a sair água de um tubinho da bomba, por vezes em jacto, continuando a ser necessário um balde, para evitar molhar o chão segundo o Sr. Ricardo o problema não teria solução, sendo devido ao facto de o orifício de drenagem da máquina de lavar roupa estar mais alto que o da bomba. Nessa altura pedi à Leroy Merlin que me enviasse outro técnico, pedido que não foi atendido, não tendo sido enviado nem o Sr, Ricardo nem mais nenhum.Esse problema acabou por ser resolvido pela empresa que instalou o ar condicionado, que vedou esse orifício.No princípio deste ano, o Display da bomba deu erro e a empresa que gere o AL para providenciar uma reparação rápida, contactou as Instalações Técnicas, Lda, cujos técnicos detetaram uma séria de deficiências na instalação. Voltei a contactar repetidamente a Leroy Merlin, tendo-me sido dito, no penúltimo telefonema e depois de ameaçar com a DECO, que no prazo de 15 dias essas retificações iam ser feitas e, no último telefonema, que deveria contactar pessoalmente ou por email a Leroy Merlin de Albufeira, o que fiz quando me desloquei ao Algarve, em trabalho, no passado mês de outubro (vivo longe, na Guarda).Foi-me dito ao balcão que não conheciam a empresa MELOM SEQUÊNCIA TROPICAL e logo que não poderia ter sido a Leroy Merlin a propôr-ma.Foi efetivamente a Leroy Merlin Albufeira que pôs a referida empresa em contacto comigo.Aliás, na página do FaceBook da SEQUÊNCIA TROPICAL, aparece um certificado da Leroy Merlin atestando que a empresa é um instalador Leroy Merlin 5 estrelas 2017.Destaco ainda que nunca me foi passada uma fatura-recibo do trabalho realizado, alegando o Sr. Ricardo que não a podia passar, por não estar licenciado e que tinha de esperar por um amigo/colega que estava fora.Recebi posteriormente um mail do SPV da Leroy Merlin Albufeira declarando que quer a bomba quer a instalação tinha ultrapassado os dois anos de garantia e sugerindo que contactasse a empresa instaladora, o que acabei de fazer.Ora, eu, como leiga, não tinha nem podia ter a noção das deficiências na instalação detetadas pelas Instalações Técnicas, Lda. Reclamei do que para mim era evidente (a água a drenar para um balde, os tubos tortos) mas não do resto, porque não sabia que estava mal feito ou por fazer.Mantenho a minha pretensão de que sejam realizadas as intervenções sugeridas pela empresa Instalações Técnicas Lda e que tal seja feito a expensas da Leroy Merlin Albufeira, de preferência por outra empresa que não a SEQUÊNCIA TROPICAL ou por outro técnico da mesma empresaEm todos esses telefonemas, era dada a informação prévia de que a conversa ia ser gravada, pelo que pressuponho haver registos das minhas reclamações.Mantenho a minha pretensão de que sejam realizadas as intervenções sugeridas pela empresa Instalações Técnicas Lda, a saber- proteger a bomba de calor com diferencial de 30 mA- instalar válvula de retençãoinstalar válvula de segurança 7 BAR- fazer esgoto à válvula de segurança- instalar manguitos dielétricos de água quente- colocar grelhas no exterior com mais passagem de are que tal seja feito a expensas da Leroy Merlin Albufeira e /ou É referida ainda pelas Instalações Técnicas, Lda a necessidade de trocar os tubos de saída e entrada de ar (não sei se este é um problema de instalação ou de manutenção)


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.