Boa tarde,
Após uma avaria técnica no meu recuperador Earth 9kw, Fui informado pelo técnico da Solzaima que a causa da avaria foi uma alegada falha de instalação, que pode levar a não ativação da garantia.
No entanto, no momento da compra na loja online SmartFire, nunca me foi transmitido que o primeiro arranque teria de ser feito por um técnico autorizado Solzaima, tampouco que a inexistência desse arranque poderia levar à não ativação da garantia do fabricante.
Caso tivesse sido informado dessa condição, teria agendado a deslocação do técnico, que iria corrigir eventuais falhas e evitar o problema atual.
Tratando-se de um aparelho de combustão instalado numa habitação, essa é uma informação essencial e de extrema importância, tanto para a segurança da minha família como vizinhos.
Recordo que o Decreto‑Lei n.º 84/2021, que regula os direitos do consumidor na compra e venda de bens de consumo, estabelece um prazo de garantia legal de três anos para bens móveis e impõe ao vendedor o dever de prestar informação prévia clara e compreensível sobre as condições de utilização e garantia. Não tendo sido comunicada, no momento da compra, a obrigatoriedade de arranque por técnico autorizado como condição para a garantia, entendo que tal exigência não pode ser usada para limitar ou excluir os meus direitos enquanto consumidor.
Acrescento que, a Solzaima, até ao dia de hoje, não respondeu a nenhum dos meus emails.