No dia 20-03-2022 a minha placa modelo BEJUBLAD do IKEA, adquirida a 10-03-2021 – Fatura nº: FAEEC168229, apareceu com a indicação nas duas “zonas de cozedura” individuais do lado esquerdo – com o código “A-E”.As “zonas de cozedura” do lado direito continuam a funcionar corretamente.Contactei o serviço de Apoio ao Cliente do IKEA e depois da minha explicação, sugeriram o contacto com a Assistência Técnica da WHIRLPOOL (Processo 5110447332- D. Joana Silva), contacto feito inicialmente por telefone em 21-03-2022 através do qual foi pedido pela Assistência Técnica que fosse por mim enviado um e-mail com fotos da placa, o qual foi de imediato remetido. Nesse mesmo dia foi recebido e-mail da Assistência Técnica a solicitar novas fotos da placa e do local de instalação – com gaveta aberta e fechada – as quais foram enviadas.Dia 22-03-2022 contactei novamente a Assistência Técnica da Whirlpool (D. Stéfanie Luz) a questionar se as fotos tinham sido recebidas a que me responderam afirmativamente.Nesse mesmo dia recebi um e-mail com a resposta dos Serviços Técnicos que passo a transcrever:“No seguimento do seu email, informamos que através da análise das fotos enviadas, não é perceptível que a placa possua uma ventilação adequada para o correcto funcionamento do aparelho, conforme imagem que enviamos em anexo.Nesse sentido, solicitamos que seja verificada/rectificada a instalação do equipamento.” E que a deslocação do técnico para resolução da avaria só se iria efetuar se tivesse retificada a instalação. No dia 23-03-2022, novamente entrei em contacto com o Serviços Técnicos (D. Cláudia Sousa) a informar que a minha cozinha não era IKEA e por isso não ter o equipamento sugerido, solicitando que me fosse facultada solução técnica para cozinhas não IKEA e questionando se as placas só poderiam ser montadas em móveis IKEA, ao qual me responderam que não. Nesse sentido solicitei novamente que me fosse enviado desenho técnico para facilitar a ventilação (poderia ser das placas comercializadas com a marca WHIRLPOOL) ao qual me foi indicado que teria que ser o fabricante de cozinha a solucionar a situação.Não concordando com a resposta e não achando correta a postura da Assistência Técnica, desloquei-me nesse mesmo dia 23-03-2022 à loja IKEA de Loures para falar presencialmente com o Apoio ao Cliente.Foi feita uma exposição por escrito por parte do colaborador do IKEA, perante os factos expostos por mim e pediu-me que aguardasse resposta por parte do Apoio ao Cliente.Nesse mesmo dia visitei a exposição de cozinhas no espaço IKEA e verifiquei que numas cozinhas onde estavam montadas as placas de indução umas tinham a solução “NYTTIG” outras não e questionados os funcionários informaram-me que esta peça era um acessório extra.Dia 05-04-2022 não tendo ainda nenhuma resposta do Apoio ao Cliente, contactei telefonicamente esse serviço às 09,15h –D. Germana Melo, que me passou ao Sr. Fábio Alexandre a quem expus toda a informação anterior. Este colaborador solicitou-me o envio de novas fotos do equipamento e bancada, e que aguardasse contacto do Apoio ao Cliente (Processo 6844667).A 08-04-2022 às 09,30h, novamente contactei o Apoio ao Cliente IKEA – D. Raquel Costa a qual me informou que estava tudo na mesma e que iriam contactar a WHIRLPOOL. Mais tarde recebi e-mail do Apoio ao Cliente IKEA com a seguinte informação: “Deste modo, informamos que o seu móvel não-IKEA tem de ser adaptado de forma a ter uma grelha de ventilação colocada entre a bancada e a 1ª gaveta, e ainda o separador de placa NYTTIG (https://www.ikea.com/pt/pt/p/nyttig-separador-placa-para-gaveta-branco-30243295/) para a haver uma correta ventilação do aparelho, permitindo assim que o mesmo não tenha avarias, conforme pode verificar no manual de instruções de instalação da placa em anexo, na página 11 passo 6.Para o efeito, poderá solicitar essa retificação à empresa que efetuou a venda e montagem da sua cozinha.”Tenho em meu poder fotos da placa montada em cozinha na exposição IKEA e da minha, que poderei disponibilizar para análise/confrontação do exposto. Informo que a minha cozinha tem uma entrada de ar no rodapé do armário onde está montada a placa (as da exposição não têm grelha nenhuma) e o mesmo não é hermético.Questiono sobre o seguinte:1 – As placas de indução marca IKEA só podem ser montadas em móveis da marca IKEA?2 – Porque motivo nas instruções da placa não vêm os códigos de avaria?3 – O porquê de só um grupo da “zona de cozedura” estar avariado e o outro não, se a informação que prestam é falta de ventilação e eles estão no mesmo local?4 – O motivo pela qual não fornecem informação técnica/alternativa para correção da suposta falta de ventilação em móveis não IKEA?5 – Porque não pode ir ao local da instalação um Técnico para solucionar a avaria? Perante esta reclamação solicito que se desloque urgentemente ao local um técnico para solucionar a avaria, visto a placa de indução ainda estar na Garantia e os Serviços Técnicos não se podem recusar a enviar/reparar a mesma.Mais informo que somos um agregado familiar constituído por 4 adultos e 2 crianças.AtenciosamenteMaria Teresa Delgado NIF – 138 068 984