back

Encomenda com defeito no seu funcionamento

Em curso Pública

Problema identificado:

Resolução do serviço

Reclamação

O. B.

Para: KONTROLSAT

21/09/2025

Boa tarde No dia 11 de Agosto de 2025, eu após consultar a pagina da Kontrolsat, adquiri um aparelho de Ar Condicionado Portátil 9000 BTU (Frio) + Kit de Janela + Modo Desumidificador - AIRAWA, com a referência de encomenda IKJSBIXUD. A opção de pagamento foi com a empresa Klarna e assim fiz a encomenda. No dia 13 de Agosto de 2025, a encomenda foi-me entregue na empresa onde desempenho funções pela transportadora DPD. No mesmo dia, levei a encomenda para a minha habitação e após consultar o álbum, fiz a devida instalação que não é de qualquer tipo de dificuldade. Após a instalação, coloquei o aparelho a funcionar e foi ai que se notou um barulho fora do expectável, bastante irritante, como fosse um serra elétrica. Mesmo ao colocar na velocidade LOW e na opção noturna, o barulho continuava insuportável. Usei tambem o comando para ver se havia outras opções, mas eram exactamente as mesmas. Como não se podia ter o aparelho ligado devido ao seu barulho, o mesmo foi logo desligado após menos de 30 minutos de uso. No dia seguinte dia 14 de Agosto de 2025, eu logo de manhã enviei a minha opinião sobre o aparelho para o whatsap desta empresa e foi-me informado que devia entrar em contacto via email para a Kontrolsat, através do suporte e reclamação da empresa. E assim o fiz. A reposta foi sempre a mesma e todos os emails que me mandavam, ou seja. Tem 14 dias para devolver o aparelho, com a caixa, plásticos, manual, comando, etc. Como dia 15 de Agosto (sexta-feira) era feriado nao o fiz e esperei até dia 18 de Agosto (segunda-feira) para saber o que a Kontrolsat dizia sobre este assunto e resposta era iguail. Tem 14 dias para devolver o aparelho, com a caixa, plásticos, manual, comando, etc Farto desta situação eu após tudo fechado como tinha chegado a mim no dia 13 de Agosto, enviei a encomenda atrás da minha empresa pela transportadora Campos e Cadilhe com a referência SOU.25.017808.1, no dia 19 de Agosto de 2025 em perfeitas condições. No dia 20 de Agosto de 2025 o aparelho foi entregue pelas 10h20 nas instalações na Kontrolsat e só após 9h é que responderam com informação e fotos manipuladas sobre o aparelho. Todos os dias era uma nova informação e acusação e sem resolução há vista. A conversa é sempre a mesma para vários clientes que estão descontentes com a Kontrolsat, ou seja fazem copy e past, e só mudam uma ou duas questões. Dizem o que importa é a satisfação do cliente nas é redondamente falso, como se vê pela minha situação como de outros consumidores que vos compraram produtos. Basta pesquisar aqui no portal da queixa, Google e nas redes sociais da Kontrolsat, para ver que os comentários menos abonatórios sobre vários vossos artigos são apagados Sobre as fotos que esta empresa manipulou, eu vou mais uma vez vos informar por etapas, porque ja vi que a Kontrolsat é um típico jardim infantil, com adolescentes a manusear a carga sem experiência para tal, e não me admiro que o aparelho que devolvi tenha tido um acidente no seu manuseamento. Eu após experimentar o aparelho e ter logo informado esta empresa via whatsap da situação, coloquei o aparelho em cima do esferovite que serve de suporte do peso do aparelho da parte de baixo do mesmo. Após ficar encaixado devidamente, pus o saco para cobrir o aparelho e coloquei a parte superior também em esferovite, e num dos lados do aparelho as duas calhas de suporte que serve o tubo de extracção para a janela. No mesmo local onde as mesmas vinham. Após colocar o cabo de energia dentro do saco de plástico, pus o mesmo no lado contrário as calhas e com a tomada em cima ao pé do tubo de extracção e o tubo de da água. Dentro do saco de plástico para o devido efeito, pus o manual, comando e as pilhas. Pilhas essas que afinal nao se pode usar para saber se o comando funciona ou nao. Mesmo todos os aparelhos tenham touch ou display, o comando tem que ser usado para ver se funciona ou nao. Depois de tudo colocado no sito, pus a caixa por cima e no dia seguinte (19 de Agosto) no meu trabalho coloquei as cintas de reforço para o aparelho ir devidamente condicionado e foi enviado por umas das transportadoras que trabalham com a nossa empresa. Caixa seguiu em condições e igual como me foi entregue no dia 13 de Agosto de 2025, ou seja sem danos. No dia seguinte 20 de Agosto de 2025, as 10h20 o aparelho foi entregue nas vossas instalações e recepcionado por um dos colaboradores da Kontrolsat, com o nome de Sousa (já nem sei se o nome é verdadeiro), onde fez um rabisco na guia do transportador. Na mesma guia existe uma opção onde se põe anomalias no volume aquando da sua recepção e não foi feito. Nem um carimbo como usamos aqui na empresa que se põe a data, hora e danos nas mercadorias. Ao receber a carga sem anotar anomalias nas guias de transporte é aceite que a mercadoria chegou em perfeitas condições. E após mais de 9 horas de artimanhas e manipulação para fugirem as suas responsabilidades, mandam um email a dizer: Aparelho com caixa cortada, tem resíduos, humidade, cabo calcados e pilhas usadas. Tudo falso. Mais uma vez eu depreendo dessas que as informações desta empresa, que o aparelho era mais um de varios, que foram devolvido e usado, e assim me fazerem acusações difamatórias e sem nexo nenhum. Não foi por o usar menos de 30 minutos que um aparelho que custou com o desconto o valor de 200€, ficava com resíduos, humidade, etc. E agora ainda "ameaçam" que se eu nao levantar o aparelho em 30 dias que o vão reciclar. Ou seja, estão a se borrifar para o consumidor. Reciclar um aparelho novo e sem uso além de 30 minutos no máximo. Depreendo por tudo que dizem que usaram um aparelho da vossa exposição para tirar as fotos e foi tudo ensaiado para nao devolverem o valor pago. Eu trabalho numa empresa multinacional de peças e acessórios para automóveis, e aqui nas devolução nas peças que alguns clientes devolvem sem marcas de apertos ou sem vestígio de oleos, e por alguma razão as caixas tenham anomalias, entregamos em contacto com os nossos fornecedores e pedimos caixas para substituição das danificadas. Se fosse o caso da caixa que devolvi e não foi, so tinham quem me dizer, a caixa foi assim e tal, e vamos debitar um valor extra para o fornecedor nos enviar uma. Porque os fornecedores ou fabricantes têm caixas de reserva. Ultimamente tenho reparado em coisas nas vossas publicações nas redes sociais e vou vendo que "brincam" com máquinas de carga para tirar as paletes dos locais do armazém e de certeza que algum dos colaboradores sem certificação para o fazer, deram com a palete que transporta as caixas em algum lado mas movimentações das paletes ou nas descargas e a caixa do aparelho ou aparelhos ficaram danificadas e agora aproveitaram na minha devolução para usar uma dessas caixas. Nas mesmas redes sociais, também reparei que os figurantes que usam para vos fazerem boas críticas são sempre os mesmos, em várias promoções de outros aparelhos e produtos . Engraçado....!! Como já referi antes as reclamações para as entidades competentes já foram entregues e não é por ter pago com a opção Klarna que podem enganar os consumidores. Além das outras entidades que já referi antes, também fiz uma exposição há Klarna. Como empresa têm que aprender que os clientes nao sao objectos para serem, difamados, manipulados ou enganados como querem dar a entender no meu caso. Um resto de bom dia Cumprimentos Orlando Basilio


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.