back

Dívida de seguro

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. M.

Para: Whitestar Asset Solutions, S.A.

26/04/2023

Boa tarde.Faço esta reclamação em nome do meu pai, NIF: 114971315, a quem a Intrum em nome do seu cliente WhiteStar está a tentar cobrar uma dívida.Desde o dia 20 de Fevereiro de 2023 que o meu pai tem vindo a ser contactado para pagamento de uma dívida de 189,47€, a qual desconhecia que existia.Os primeiros contactos foram por sms (imagem em anexo) enviados pela Intrum: 4 mensagens dia 20, 21, 24 e 27 de Fevereiro e onde é mencionada a WhiteStar.Entrei em contacto telefónico com a Intrum onde me confirmaram que havia realmente um processo mas que só podiam fornecer dados relativos ao mesmo ao visado.O meu pai telefonou mais tarde e foi-lhe dito que a dívida era relativa a um seguro da Açoreana feito em 1996.O meu pai nunca teve uma apólice com esta seguradora, mas para confirmação no dia 13 de Março entrei em contacto por email com a Tranquilidade, à qual pertence a Açoreana desde 2016. Confirmaram-me que guardavam todos os registos de clientes, mesmo os mais antigos e que não existe nenhuma ficha de cliente ou apólice em nome do meu pai. Coloco email em anexo. Pediram que enviasse o nº da apólice da suposta divida para que pudessem verificar melhor.Num email dirigido à Intrum, pedi então que me enviassem o número da apólice para poder confirmar com a Tranquilidade. Não obtive resposta. O email foi dirigido a Vania.Costa@intrum.com, com a qual já tinha trocado mensagens sobre o assunto.No dia 17 de Abril o meu pai recebeu um email da Intrum (em anexo) a ameaçar acção judicial se a dívida não fosse paga em cinco dias. Voltei a pedir à Intrum por email o nº da apólice para confirmação com a Tranquilidade. Novamente sem resposta, mas por telefone, dia 18, lá me disseram que não têm acesso a esses dados, que a Intrum só trata do processo de cobrança e teria que contactar a WhiteStar detentora da dívida.No dia 19, telefonei para a WhiteStar, expliquei a situação mas não conseguiram encontrar o processo pelo nº de contribuinte, nem pelo nome do meu pai. A gestora não conseguindo encontrar o processo, disse que ia pedir a uma colega para verificar melhor e que depois entrava em contacto telefónico comigo, o que não chegou a acontecer.No mesmo dia o meu pai voltou a receber uma sms com aviso para pagar em dois dias.Dia 20 voltei a entrar em contacto telefónico com a WhiteStar e o gestor não conseguiu encontrar novamente nenhum processo relativo ao meu pai. O gestor também concordando que a situação era estranha, disse-me para escrever um email a expor a situação aos serviços de clientes da WhiteStar e para colocar a Intrum em CC.Enviei esse email nesse mesmo dia para os endereços servico.clientes@whitestar.pt e suporte.cliente@intrum.com. Dia 21 sem ainda ter obtido nenhuma resposta ao email, telefonei de novo à Intrum e que não voltou a servir para grande coisa. O gestor voltou a não encontrar o processo através do nº de contribuinte, só com o número de referência que está no topo do email enviado pela Intrum. Disse que não tinha mais informações para dar relativas ao seguro da Açoreana, só que a WhiteStar adquiriu a dívida de uma outra empresa, que entretanto já me esqueci o nome. Voltei a escrever um email aos serviços de clientes de ambas as empresas a pedir uma resposta o mais rápido possível.Até hoje, dia 26, ainda não obtive nenhuma resposta.Resumindo:A Intrum está a tentar cobrar, em nome do seu cliente WhiteStar, uma divida de um seguro da Açoreana de 1996, que diz pertencer ao meu pai.A Tranquilidade, proprietária actual da Açoreana, diz que não há nenhuma ficha de cliente ou apólice em nome do meu pai.A WhiteStar não encontra nenhum processo associado aos dados do meu pai.Nenhuma das empresas mostrou até ao momento vontade em resolver o assunto.Entretanto o prazo expirou e a dívida não foi paga porque como é óbvio não vamos pagar uma dívida que não sabemos a quem realmente pertence.Fico a aguardar resposta.Obrigado pela atenção, cumprimentos

Mensagens (3)

Whitestar Asset Solutions, S.A.

Para: H. M.

17/05/2023

DATA NOT AVAILABLE

H. M.

Para: Whitestar Asset Solutions, S.A.

18/05/2023

Bom dia.Agradeço a resposta e envio dos documentos. A injunção já me tinha sido enviada dia 12 de Maio pelo serviço de clientes da Intrum, em resposta aos emails de dia 20 e 21 de Abril que enviei para ambas empresas.Aguardo resposta da Tranquilidade, para a qual enviei a injunção que partilharam comigo.Esperava ter enviado uma resposta concreta mais cedo, mas a Tranquilidade está a levar mais tempo que o costume a responder.Qualquer das maneiras posso adiantar que o problema aqui é uma troca de identidades. Enviarei documentação a sustentar esta afirmação assim que a Tranquilidade me responder.Enviarei por email em continuidade da conversa que está estabelecida com ambos os suporte ao cliente.Obrigado pela atenção, cumprimentos

Whitestar Asset Solutions, S.A.

Para: H. M.

19/05/2023

DATA NOT AVAILABLE


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.