Reclamações recentes

J. A.
07/01/2025

INCUMPRIMENTO

Exmos. Senhores, Vimos pelo presente demostrar o nosso total descontentamento com o resultado da viagem a Varadero, Cuba ( NewBlue 6081982) adquirida convosco. Sabemos que Cuba estava a atravessar uma situação complicada na semana que viajamos, porém o que vamos expor não aconteceu em todos os hotéis, não aceitando assim essa justificação para as condições que fomos expostos. Aquando do embarque, surgiu uma questão transversal a praticamente todas a pessoas, se haveria condições em Cuba tendo em consideração as notícias referentes ao apagão, a qual a tripulação nos informou que não haveria qualquer problema, tendo assim o avião descolado. Quando chegamos ao aeroporto de Varadero percebemos que existiam complicações. Fomos levados ao hotel em transfer comum com hóspedes de outros hotéis, quando chegamos ao Iberostar Laguna Azul - hotel 5 estrelas (cerca das 23:30h do dia 19), fomos informados que não haveria eletricidade, mas que esta situação seria regularizada durante a noite. Posto isto, deparamo-nos numa situação complicada uma vez que não tínhamos eletricidade, nem internet para contactar a nossa família. Aquando desta situação, fomos também informados que o check-out teria que ser até às 12:00h e não até às 16:00h conforme pack QUALITY que adquirimos. Uma vez no quarto, para além da falta de eletricidade e água quente, deparamo-nos com elevado estado de degradação da estrutura colocando em causa a nossa segurança, um odor parecido a mofo, toalhas de banho manchadas e sem higienização, a roupa de cama com rasgos e manchas, sendo algumas nitidamente sangue, acrescentando ainda a falta de higiene total do quarto. Exposto isto na receção, mudaram-nos de quarto duas vezes, onde já vencidos pela exaustão e cansado permanecemos. Salientar que o quarto onde ficamos nestas duas noites não tinha condições de segurança, uma vez que a porta apresenta sinais notórios de ter sido arrombada. Salientar ainda a total falta de higiene e manutenção do espaço. Durante todo o dia 20, não houve eletricidade a exceção do buffet e da receção (temporariamente, só aquando de novos check-in) sendo que durante grande parte do dia não havia sequer água fria nas torneiras dos quartos. Já neste dia 20, conseguimos visualizar melhor as reais condições do hotel uma vez que existia luz do dia. Ressalvar que, na nossa opinião este hotel nem deveria aceitar hóspedes. Gostávamos de poder salientar mais uma vez, o péssimo estado de conservação salientado os azulejos a cair, tomadas penduradas pelos cabos elétricos, elevadores abertos e outros com desnível sendo suscetível a acidentes, baratas em diversas zonas do hotel, inclusive no buffet junto da comida, a arca de gelados para sobremesas com odor intenso e baratas, elevado nível de gordura, piscinas sem tratamento entre outros fatores e condições que colocam em risco a saúde dos seus utilizadores, agravando até o estado de saúde dos hóspedes, nomeadamente o nosso. Vimo-nos num local sem condições sanitárias, onde no quarto já se sentia o odor a urina devido a não haver água para fazermos a descarga. Nos pequenos períodos que havia água, esta era fria e com um caudal mínimo não sendo sequer possível tomar um banho digno e ter condições de higiene. Posto isto, falamos com a representante da NewBlue, Tamara, expondo estas situações e pedindo troca de hotel, sendo que a mesma nos respondeu “dá-me 15 minutos e já falo convosco” tendo abandonado o hotel de seguida sem qualquer solução ou justificação, onde ficamos mais uma noite sem condições dignas. Após muitas tentativas com a gerente do hotel a mesma garantiu-nos que na manhã de segunda-feira dia 21, às 08:30h seríamos transferidos para o Iberostar Selection Varadero - hotel 5 estrelas (hotel que reunia condições) tendo de pagar a diferença. No entanto, não achamos correta uma vez que não se tratava de uma situação causada por nós, mas como já estávamos no limite das nossas condições físicas e psíquicas, bem como sem condições sanitárias decidimos aceitar a proposta. Voltamos a passar outra noite (dia 20) sem eletricidade, água quente, caudal de água que não permitia sequer um banho, sem internet e com a companhia de baratas em diversas zonas no hotel. Neste dia, por um desespero total dirigimo-nos à receção mais uma de muitas vezes e, por falta de condições solicitamos ao hotel uma chamada de emergência para Portugal, a qual nos foi negada. Em pânico com toda a situação, acabamos por permanecer parte da noite e madrugada na receção do hotel à espera de novidades. Na manhã do dia 21, o discurso já foi diferente, teríamos de aguardar até as 10:15h pela representante da NewBlue (Tamara. Assim que esta chegou informou-nos que não seria possível trocar de hotel. Perante esta resposta solicitamos que nos enviassem para Portugal, ao qual a mesma nos respondeu que teríamos que ser nós a comprar voos e depois apresentar as despesas NewBlue (de realçar que os voos disponíveis nessa data seriam da Ibéria para Madrid e rondavam os 1500€). A única solução que a Tamara nos apresentou foi acionar o seguro, alegando falta de condições sanitárias e pedir apoio para regressarmos a Portugal… Gostávamos de referir ainda que em toda a estadia não havia água engarrafada, a que exista disponível era filtrada. Segundo os funcionários do hotel, esta seria filtrada, situação está que achamos estranha uma vez que não existiam condições elétricas para tal e, a água apresentada um aspeto sujo, com cheiro intenso e com resíduos. Ressalvar ainda que, numa loja do hotel já exista água engarrafada, mas está teria de ser paga. Perante o nosso desagrado visivelmente notável, a gerente do Iberostar Laguna Azul (Maria) fez alguns contactos e garantiu-nos estadia no Iberostar Tainos - hotel 4 estrelas, inferior ao contratado. Uma vez mais, não achamos correto mudar para um hotel inferior, mas tendo em conta a situação e, uma vez que garantiam eletricidade e água quente, aceitamos. Posto isto, fomos transportados no carro do diretor do hotel por cortesia de forma a minimizar os dados já causados até aqui e com repercussões graves na nossa saúde, sendo que a NewBlue em momento algum nos deu apoio ou procurou uma solução ao nosso problema. No entanto, quando chegamos ao Iberostar Taínos - hotel 4 estrela a situação manteve se… quartos sujos, lençóis manchados, toalhas conspurcadas, casa de banho sem condições de higiene, e continuávamos sem água quente para um banho digno que já ansiávamos há 3 dias. Sendo confrontados com esta situação pedimos para falar com a gerente que prontamente se mostrou disponível para melhorar as condições da nossa estadia com a higienização do quarto. Já completamente furiosos com toda a situação, decidimos ir a pé ao Iberostar Selection Varadero -hotel 5 estrela, onde expusemos a nossa situação. Aqui, fomos informados que este hotel já teria recebido hóspedes de outros hotéis por falta de condições, e que não seria possível aceitar mais hospedes provenientes de trocas de hotel, informando-nos ainda que a única forma de pernoitarmos no hotel seria através de uma nova reserva. Perante esta situação contactamos mais uma vez a agência TECNIVIAGENS, que prontamente nos fez chegar o comprovativo de uma nova reserva da estadia, assumindo todas as responsabilidades, isto por volta das 17:00h locais (22:00h em Portugal). Após um compasso e espera e nos confirmarem a reserva, voltamos a pé ao hotel Iberostar Taínos onde reunimos toda a nossa bagagem e pertences. Fizemos o check-out já por volta das 19:00h e dirigimo-nos ao hotel Iberostar Selection Varadero de táxi, assumindo os encargos desta deslocação (10 dólares). Posto isto, gostávamos de ressalvar que o único apoio que tivemos foi da agência TECNIVIAGENS, não tendo a representante da NewBlue em momento algum nos contactado, apesar das diversas tentativas através do WhatsApp por ela fornecido que houve da nossa parte. Assim, salientamos que só a partir do dia 22/10 conseguimos usufruir minimamente (tend Cumprimentos.

Encerrada
M. C.
25/11/2024

Produtos Defeituosos e Atendimento ao Cliente da Marca Blue

. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal em relação aos produtos descartáveis da marca Blue e ao vosso serviço de atendimento ao cliente, que considero inaceitáveis à luz das leis de defesa do consumidor em Portugal. Nos últimos 10 dias, adquiri 3 produtos descartáveis de 1000 puffs (em diferentes estabelecimentos, incluindo bombas de gasolina e papelarias), todos com defeito. Assim que foram adquiridos, verificou-se que os dispositivos não funcionavam, aparentemente devido à falta de bateria. Este problema já foi identificado de imediato após a compra, mas os estabelecimentos recusaram-se a assumir qualquer responsabilidade, afirmando que o cliente deveria resolver o problema diretamente com a marca. Ao contactar a vossa linha de atendimento: 1. Fui atendido de forma indelicada. 2. Informaram-me que não seria possível reembolsar o dinheiro e que a única solução seria a substituição do produto defeituoso por outro idêntico. 3. Foi-me enviado um código por mensagem para realizar a troca num dos postos de venda, sem qualquer explicação clara sobre o procedimento. Desloquei-me novamente ao local de venda e, mais uma vez, enfrentei dificuldades: • Os responsáveis nos postos não sabiam como proceder com a troca. • Após várias tentativas, acabei por ter de regressar a casa para trazer os produtos danificados, algo que não tinha sido informado previamente. No final, após perder horas entre deslocações e burocracias, recebi 3 produtos substitutos, idênticos aos que não funcionaram inicialmente. Como já havia antecipado por telefone, um dos dispositivos recebidos na troca também estava com defeito, comprovando a baixa qualidade e falta de controlo nos produtos da marca. É inadmissível que: • Não me tenham dado a opção de reembolso, apesar de a lei portuguesa permitir esta possibilidade em casos de produtos com defeito. • Me tenham obrigado a aceitar substituições de produtos com os mesmos problemas reportados anteriormente. • O atendimento ao cliente tenha sido demorado, mal informado e pouco resolutivo. • Não haja formação adequada nos postos de venda para lidar com este tipo de situações. Requerimentos: 1. Reembolso imediato do valor dos produtos defeituosos, de acordo com o previsto na legislação portuguesa (nomeadamente, o Decreto-Lei n.º 67/2003, que regula os direitos do consumidor em caso de produtos defeituosos). 2. Revisão da política de trocas e reembolsos da marca, garantindo o cumprimento das obrigações legais. 3. Melhoria na formação dos colaboradores, tanto da linha de atendimento como dos postos de venda, para que os consumidores não sejam prejudicados. 4. Garantia de maior controlo de qualidade nos produtos, evitando situações recorrentes de defeito. A experiência com os produtos e o serviço de apoio foi, no mínimo, frustrante e desgastante. Se este problema não for resolvido de forma adequada, não hesitarei em contactar as entidades competentes, como a ASAE e o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, para assegurar os meus direitos. Aguardo uma resposta célere para que este problema seja resolvido de forma justa e definitiva. Com os melhores cumprimentos, Mariana Carvalho

Encerrada
C. P.
03/11/2024

Reclamação Formal - Alteração Injustificada e Inconveniência na Reserva de Viagem

Exmos. Senhores da Newblue, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal em nome da minha família (3 pessoas: Catarina Pereira, Maria Ferreira e Fernando Cardoso) acerca da experiência profundamente insatisfatória com o serviço prestado pela vossa operadora. No início deste ano, realizámos uma reserva para um voo directo de Lisboa para Punta Cana, com ida a 14 de Outubro e regresso a 28 de Outubro de 2024. Ambos os voos foram contratados como directos, conforme indicado na reserva e confirmado pelos detalhes do localizador com o nº 6063922. Contudo, três semanas antes da data de embarque, fomos informados pela Newblue de que, devido a um suposto “erro informático”, a nossa família havia sido seleccionada para realizar a viagem com escalas em Madrid, tanto na ida quanto no regresso. Esta alteração transformou uma viagem directa de aproximadamente 8 horas numa jornada exaustiva de quase 24 horas, obrigando nos a estar no aeroporto de Lisboa às 4h da manhã, com partida às 7h para Madrid, e novo voo apenas às 14h para Punta Cana. Além do cansaço acumulado e das longas horas de espera, fomos obrigados a suportar os custos extra de alimentação durante a escala em Madrid, que durou 4h30, o que resultou num custo adicional inesperado para a nossa família. Adicionalmente, é importante referir que na ida, ambos os voos saíram com atraso, prolongando ainda mais o tempo de espera e aumentando o desgaste físico e psicológico da viagem. Apesar de termos recebido a possibilidade de cancelar a reserva, optámos por seguir com a viagem devido às expectativas e compromissos previamente assumidos. Contudo, esta decisão implicou numa experiência desgastante, pois a viagem planeada para 8 horas tornou-se um verdadeiro sacrifício físico e mental. As “compensações” oferecidas pela Newblue, como o check-in prioritário e o “serviço quality” (que, segundo indicado, incluía pequenas regalias como refrigerantes durante o voo), foram insuficientes e inadequadas. Ficámos, por exemplo, mais de 1h30 no avião antes de nos ser servido um copo de água. Além disso, a inclusão de uma excursão à Ilha Saona, com um valor aproximado de 70€ por pessoa, não compensa os transtornos causados pela alteração drástica da viagem. Acrescento que a nossa reserva foi efectuada em simultâneo com a de outros membros do nosso grupo, totalizando 9 pessoas, sendo que apenas a nossa família foi prejudicada com esta alteração. Foi-nos ainda informado que, nos voos directos, havia lugares disponíveis, o que nos leva a questionar a veracidade e natureza do “erro informático” comunicado. Para além do desconforto físico, enfrentámos também prejuízos financeiros consideráveis. Os voos directos apresentam um custo adicional de aproximadamente 200€ a 300€ por pessoa, calculando uma perda mínima de 600€ referente ao serviço inicialmente contratado. Salientamos igualmente que, devido à necessidade de realizar escalas, fomos obrigados a ajustar compromissos profissionais, resultando no cancelamento de trabalhos já agendados. Devo ainda sublinhar que a minha mãe, Maria Ferreira, sofre de fibromialgia, uma condição autoimune que limita a sua capacidade física para viagens longas e extenuantes. A necessidade de realizar escalas agravou significativamente o seu estado, obrigando a a recorrer a medicação extra devido às dores intensas provocadas pelo cansaço e duração prolongada da viagem. Face a todos estes transtornos físicos, emocionais e financeiros, solicitamos uma resposta célere e uma compensação justa pela situação vivida, incluindo o reembolso proporcional ao valor perdido na reserva original e a consideração pelos danos físicos e emocionais causados à minha mãe.

Encerrada
G. V.
30/09/2024

Reclamação contra impedimento de embarque e má conduta da empresa NewBlue

Venho por meio desta formalizar uma reclamação contra a empresa NewBlue, devido ao tratamento inadequado e ao impedimento de embarque no dia 29 de setembro de 2024, para uma viagem ao México, organizada por essa empresa. Sou cidadão brasileiro residente em Portugal, com um cartão de residência emitido de acordo com o Artigo 15, como familiar de um cidadão da União Europeia. Ao realizar o despacho da mala no aeroporto, fui informado pela equipa da NewBlue que não poderia embarcar porque o meu cartão de residência não mencionava “residência permanente”, ignorando completamente as normas e orientações da Embaixada Mexicana. No site oficial da Embaixada, está claramente indicado que brasileiros com autorização de residência em Portugal, como é o meu caso, não precisam de visto para entrar no México, salvo se tiverem um título de residência temporária. Apesar de tentarmos explicar essa situação e mostrar as informações do site da Embaixada, fomos completamente desrespeitados e ignorados pela equipa da NewBlue, que nos tratou com deboche, ironia e sarcasmo. Mesmo após solicitar a presença de um responsável, a situação piorou. A senhora que apareceu para resolver o problema foi extremamente rude, gritou comigo, e fez comentários irônicos sobre outros casos semelhantes, inclusive sugerindo, de forma debochada, que se tivéssemos 29 mil dólares para deixar como caução, eu poderia viajar. A situação foi absurda e constrangedora, sem qualquer justificativa plausível por parte da empresa, que demonstrou total desprezo pelas regras estabelecidas pelas autoridades competentes e pelos nossos direitos como clientes. Hoje, dia 30 de setembro de 2024, fomos até a Embaixada do México, que confirmou que as informações no site são válidas, e estamos em processo de resolver a questão. Porém, fica o registro da forma desrespeitosa e inaceitável como fomos tratados pela empresa NewBlue, o que causou prejuízos significativos à nossa viagem. Aguardo uma resposta formal e um posicionamento da empresa sobre os incidentes relatados.

Encerrada
D. S.
18/09/2024

Bagagem Perdida

Exmos. Senhores, A situação que passo a descrever ocorreu no passado dia 5 de Setembro pelas 23h, durante a minha viagem na República Dominicana, comprei a mesma através do site da Top Atlântico. A New Blue, enquanto operadora da viagem, foi quem organizou o transfer que nos levou do nosso Resort Sunscape Dominicus La Romana até ao aeroporto de Punta Cana. O transfer foi realizado por uma empresa Dominicana chamada Nelo Tours. Este transfer ia parando em vários resorts no caminho para recolher outros passageiros. Os motivos do incidente não são explícitos, poderá ter sido por negligência do motorista ou avaria da viatura, a bagageira/porão do autocarro abriu-se no caminho e caíram 5 malas na rua. O motorista só se apercebera do ocorrido quando recebeu uma chamada de outro resort a reportar o achado de uma mala caída à entrada. Depois disso, o motorista voltou para trás, foi buscar a respetiva mala e pediu a todos os passageiros que retirassem as suas malas do porão do autocarro para verificar se faltava mais alguma. Foi nesse momento, que nos apercebemos que faltavam 4 malas ao todo, incluindo a minha. Passados alguns minutos, uma passageira recebeu uma chamada de um local a dizer que tinha encontrado 3 malas. Esse local veio ao nosso encontro, trazendo as malas, mas nenhuma delas era a minha. Informei logo o motorista que a minha mala continuava desaparecida. Contudo, dado o tempo que faltava para chegarmos ao aeroporto e a hora do voo, este recusou-se a voltar atrás para procurar a minha mala, pelo que me vi obrigada a seguir viagem sem os meus bens pessoais e de valor. Acionei de imediato o seguro, ligando para o número de assistência 24H da New Blue que era o único que constava nos documentos que me foram enviados por e-mail pela Top Atlântico. Nessa chamada, depois de ter sido reportado o ocorrido, apenas me pediram para ligar para outro número, posto isto, liguei para o número facultado, no qual o senhor que falou disse para preencher o formulário de sinistros do site intermundial.pt. Não consegui concluir o preenchimento do respectivo formulário por falta de documentos que eram solicitados. Regressada a Portugal contactei a Top Atlantico e acionei o meu seguro suplementar de viagem com a Fidelidade. Regressei no dia 6 de Setembro e desde então o processo não tem avanços por parte das diferentes entidades. A Fidelidade pede-me um comprovativo da chamada efetuada naquela noite, o qual não consigo obter porque há 12 dias que tento falar com a New Blue. Liguei para o contacto da New Blue e dizem sempre que o departamento responsável não tem atendimento e que só conseguem resolver a situação através do contacto do cliente deles que é a Top Atlântico. Por sua vez , a Top Atlântico não me dá resposta e diz que está a insistir com o operador (New Blue). As chamadas efetuadas nessa noite foram gravadas pelos próprios, pelo que tem de existir o comprovativo das mesmas tal como as respetivas gravações. Como se já não bastasse toda a situação decorrida na viagem ao ter perdido os meus bens pessoais, de valor sentimental e monetário, ainda atrasam o processo e não dão resposta ao cliente. Melhores cumprimentos.

Encerrada

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