Exmos. Senhores,
Vimos pelo presente demostrar o nosso total descontentamento com o resultado da viagem a Varadero, Cuba ( NewBlue 6081982) adquirida convosco.
Sabemos que Cuba estava a atravessar uma situação complicada na semana que viajamos, porém o que vamos expor não aconteceu em todos os hotéis, não aceitando assim essa justificação para as condições que fomos expostos.
Aquando do embarque, surgiu uma questão transversal a praticamente todas a pessoas, se haveria condições em Cuba tendo em consideração as notícias referentes ao apagão, a qual a tripulação nos informou que não haveria qualquer problema, tendo assim o avião descolado.
Quando chegamos ao aeroporto de Varadero percebemos que existiam complicações. Fomos levados ao hotel em transfer comum com hóspedes de outros hotéis, quando chegamos ao Iberostar Laguna Azul - hotel 5 estrelas (cerca das 23:30h do dia 19), fomos informados que não haveria eletricidade, mas que esta situação seria regularizada durante a noite. Posto isto, deparamo-nos numa situação complicada uma vez que não tínhamos eletricidade, nem internet para contactar a nossa família.
Aquando desta situação, fomos também informados que o check-out teria que ser até às 12:00h e não até às 16:00h conforme pack QUALITY que adquirimos.
Uma vez no quarto, para além da falta de eletricidade e água quente, deparamo-nos com elevado estado de degradação da estrutura colocando em causa a nossa segurança, um odor parecido a mofo, toalhas de banho manchadas e sem higienização, a roupa de cama com rasgos e manchas, sendo algumas nitidamente sangue, acrescentando ainda a falta de higiene total do quarto.
Exposto isto na receção, mudaram-nos de quarto duas vezes, onde já vencidos pela exaustão e cansado permanecemos. Salientar que o quarto onde ficamos nestas duas noites não tinha condições de segurança, uma vez que a porta apresenta sinais notórios de ter sido arrombada. Salientar ainda a total falta de higiene e manutenção do espaço.
Durante todo o dia 20, não houve eletricidade a exceção do buffet e da receção (temporariamente, só aquando de novos check-in) sendo que durante grande parte do dia não havia sequer água fria nas torneiras dos quartos.
Já neste dia 20, conseguimos visualizar melhor as reais condições do hotel uma vez que existia luz do dia. Ressalvar que, na nossa opinião este hotel nem deveria aceitar hóspedes. Gostávamos de poder salientar mais uma vez, o péssimo estado de conservação salientado os azulejos a cair, tomadas penduradas pelos cabos elétricos, elevadores abertos e outros com desnível sendo suscetível a acidentes, baratas em diversas zonas do hotel, inclusive no buffet junto da comida, a arca de gelados para sobremesas com odor intenso e baratas, elevado nível de gordura, piscinas sem tratamento entre outros fatores e condições que colocam em risco a saúde dos seus utilizadores, agravando até o estado de saúde dos hóspedes, nomeadamente o nosso.
Vimo-nos num local sem condições sanitárias, onde no quarto já se sentia o odor a urina devido a não haver água para fazermos a descarga. Nos pequenos períodos que havia água, esta era fria e com um caudal mínimo não sendo sequer possível tomar um banho digno e ter condições de higiene.
Posto isto, falamos com a representante da NewBlue, Tamara, expondo estas situações e pedindo troca de hotel, sendo que a mesma nos respondeu “dá-me 15 minutos e já falo convosco” tendo abandonado o hotel de seguida sem qualquer solução ou justificação, onde ficamos mais uma noite sem condições dignas.
Após muitas tentativas com a gerente do hotel a mesma garantiu-nos que na manhã de segunda-feira dia 21, às 08:30h seríamos transferidos para o Iberostar Selection Varadero - hotel 5 estrelas (hotel que reunia condições) tendo de pagar a diferença. No entanto, não achamos correta uma vez que não se tratava de uma situação causada por nós, mas como já estávamos no limite das nossas condições físicas e psíquicas, bem como sem condições sanitárias decidimos aceitar a proposta.
Voltamos a passar outra noite (dia 20) sem eletricidade, água quente, caudal de água que não permitia sequer um banho, sem internet e com a companhia de baratas em diversas zonas no hotel. Neste dia, por um desespero total dirigimo-nos à receção mais uma de muitas vezes e, por falta de condições solicitamos ao hotel uma chamada de emergência para Portugal, a qual nos foi negada. Em pânico com toda a situação, acabamos por permanecer parte da noite e madrugada na receção do hotel à espera de novidades.
Na manhã do dia 21, o discurso já foi diferente, teríamos de aguardar até as 10:15h pela representante da NewBlue (Tamara. Assim que esta chegou informou-nos que não seria possível trocar de hotel. Perante esta resposta solicitamos que nos enviassem para Portugal, ao qual a mesma nos respondeu que teríamos que ser nós a comprar voos e depois apresentar as despesas NewBlue (de realçar que os voos disponíveis nessa data seriam da Ibéria para Madrid e rondavam os 1500€).
A única solução que a Tamara nos apresentou foi acionar o seguro, alegando falta de condições sanitárias e pedir apoio para regressarmos a Portugal…
Gostávamos de referir ainda que em toda a estadia não havia água engarrafada, a que exista disponível era filtrada. Segundo os funcionários do hotel, esta seria filtrada, situação está que achamos estranha uma vez que não existiam condições elétricas para tal e, a água apresentada um aspeto sujo, com cheiro intenso e com resíduos. Ressalvar ainda que, numa loja do hotel já exista água engarrafada, mas está teria de ser paga.
Perante o nosso desagrado visivelmente notável, a gerente do Iberostar Laguna Azul (Maria) fez alguns contactos e garantiu-nos estadia no Iberostar Tainos - hotel 4 estrelas, inferior ao contratado. Uma vez mais, não achamos correto mudar para um hotel inferior, mas tendo em conta a situação e, uma vez que garantiam eletricidade e água quente, aceitamos.
Posto isto, fomos transportados no carro do diretor do hotel por cortesia de forma a minimizar os dados já causados até aqui e com repercussões graves na nossa saúde, sendo que a NewBlue em momento algum nos deu apoio ou procurou uma solução ao nosso problema.
No entanto, quando chegamos ao Iberostar Taínos - hotel 4 estrela a situação manteve se… quartos sujos, lençóis manchados, toalhas conspurcadas, casa de banho sem condições de higiene, e continuávamos sem água quente para um banho digno que já ansiávamos há 3 dias. Sendo confrontados com esta situação pedimos para falar com a gerente que prontamente se mostrou disponível para melhorar as condições da nossa estadia com a higienização do quarto.
Já completamente furiosos com toda a situação, decidimos ir a pé ao Iberostar Selection Varadero -hotel 5 estrela, onde expusemos a nossa situação. Aqui, fomos informados que este hotel já teria recebido hóspedes de outros hotéis por falta de condições, e que não seria possível aceitar mais hospedes provenientes de trocas de hotel, informando-nos ainda que a única forma de pernoitarmos no hotel seria através de uma nova reserva.
Perante esta situação contactamos mais uma vez a agência TECNIVIAGENS, que prontamente nos fez chegar o comprovativo de uma nova reserva da estadia, assumindo todas as responsabilidades, isto por volta das 17:00h locais (22:00h em Portugal).
Após um compasso e espera e nos confirmarem a reserva, voltamos a pé ao hotel Iberostar Taínos onde reunimos toda a nossa bagagem e pertences. Fizemos o check-out já por volta das 19:00h e dirigimo-nos ao hotel Iberostar Selection Varadero de táxi, assumindo os encargos desta deslocação (10 dólares).
Posto isto, gostávamos de ressalvar que o único apoio que tivemos foi da agência TECNIVIAGENS, não tendo a representante da NewBlue em momento algum nos contactado, apesar das diversas tentativas através do WhatsApp por ela fornecido que houve da nossa parte.
Assim, salientamos que só a partir do dia 22/10 conseguimos usufruir minimamente (tend
Cumprimentos.