Reclamações recentes

M. H.
18/11/2020

Problema com garantia de embraiagem

Bom dia Exmo. Sr(a), Sou Manuel Hora , vosso sócio nº 857354-68.Deparo-me com algo insolito e um problema numa reparação mecânica , pois na minha forma de ver acho que estou a ser enganado , mas vocês poderão elucidar-me melhor se estarei errado.Depois de uma avaria na embraiagem no passado dia 27/07/2020 , o meu carro de marca Volvo com a matricula 66-38-XZ do ano de 2004 foi rebocado até á oficina Luis Castro & Santos , Lda. para analise de avaria e reparação da mesma.Foi indicado pela oficina , por um dos proprietários que se tratava de uma avaria na embraiagem e que necessitava de levar uma nova, informou-me que seria melhor uma da marca LUK que equipava originalmente o veiculo em causa.De imediato dei ordem de reparação e o carro foi-me entregue reparado e com embraiagem nova dia 29/07/2020 , ou seja 2 dias depois e foi pago no acto de entrega.No dia 21/10/2020 ( 3 meses depois ) , quando a minha esposa estava numa fila de transito á cerca de 5 minutos com o mesmo carro , este começa a fumegar intensamente no capô , passando parte para dentro do habitáculo do carro , a embraiagem deixa de funcionar e provoca um cheiro a queimado e a ferodo material que é composição habitual de travões e embraiagem , ou seja , foi obrigada a parar e a sair rapidamente do veiculo pensando que o carro se estava a incendiar tal era o fumo a sair do capô .Conclusão o carro foi rebocado novamente para a oficinaLuis Castro & Santos , Lda..O Sr. Antonio , um dos sócios da oficina , contacta-me e menciona que a origem da avaria foi uma “esquentadela “ , queria dizer com isto que se tratou de mau uso da embraiagem por parte do condutor.Bem , a condutora é o condutor habitual deste veiculo , já faz cerca de 150 mil quilómetros no veiculo , em 20 anos não tens acidentes , faz muitas vezes o mesmo percurso onde teve a avaria e por vezes com muito mais transito e nunca tal aconteceu , por tal pedi que reclamasse a embraiagem ao fabricante e este disse-me que teria que enviar a mesma e que teria de retirar a embraiagem e se o fabricante não assumisse a garantia que eu teria que pagar a mão de obra .Como estava em causa a segurança do carro e seus ocupantes e a embraiagem tinha apenas 3 meses e 1500 km de uso , achei por bem dar autorização para desmontar e enviarem a peça ao fabricante para analise da mesma.Demorou 3 semanas desde a entrada no oficina até á data em que foi concluído o processo de analise ( Entrou na oficina a 21 de Outubro e fui levantar a 16 de Novembro ) e entretanto tive que pedir carro emprestado , alugar , etc.Depois de muita pressão para com a oficina , telefonemas diários e sem qualquer resposta , resolvi enviar um email para o representante da marca da peça de marca LUK , que é a “ Schaeffler “ ( https://www.schaeffler.pt/) .Passado 1 dia telefonei para a oficina e já tinham lá o relatório da analise da embraiagem LUK e o veredito foi :“ Causa de avaria: QUEIMADO POR PATINAGEM PROLONGADA, POR USO INADEQUADO, POR DEFEITO DE ACIONAMENTO OU GORDURA NOS FORROS NAO SE OBSERVAM DEFEITOS NAS PEÇAS ANALISADAS. PRENSA COM FORCA E LEVANTAMENTO CORRETOAnálise técnica: DEPOIS DE ANALISAR AS PEÇAS, CONCLUI-SE QUE NÃO SÃO MOTIVO DE GARANTIA.”Fiquei indignado com tal , pois trata-se de uma embraiagem com 3 meses e 1500km de uso normal , pelo condutor habitual .Contudo informei a oficina que quando recebessem a peça para a colocar ao sitio e mencionarem o valor que teria a pagar .Quando fui levantar o carro disseram-me que tinha levado um rolamento da embraiagem porque seria mais seguro e ficava com embraiagem para muito tempo, ou seja , rolamento “surpresa” com o acréscimo mais mão de obra para desmontarem a embraiagem , tive que pagar mais 285€ .Conclusão , efetuei a reclamação de uma embraiagem defeituosa , ou instalação defeituosa que levou a avaria e ainda tiver que pagar mais uma peça ( rolamento da embraiagem) e mão de obra da desmontar e montar a embraiagem , tendo em conta que estive mais de 3 semanas sem o carro e provocou-me transtorno e muitos custos extra .Tendo também em conta que após levantar o carro, já contactei 2 vezes a oficina , pois o carro tem um cheiro intenso ao dito cheiro “Ferodo” ,seja no interior , mas também no exterior , mas o Sr. António , gerente da oficina diz-me que é normal .Tenho a sensação que estou a ser muito enganado , mas como pouco conhecedor de mecânica, ou conhecimentos muito básicos , não tenho em como verificar se estes comportamentos serão normais e aceitáveis.Podem-me ajudar neste sentido ?poderei enviar toda a documentação ( factura da colocação da embraiagem + relatório da Schaffler + factura do rolamento e mão de obra de reclamação de avaria ) .Obrigado.Cumprimentos,Manuel Hora

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.