Reclamações recentes

F. G.
29/05/2025

Multa Indevidamente Cobrada

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativamente a uma situação ocorrida com o ginásio FitTejo, do qual sou (ou era) cliente. No mês de Maio de 2025, foi-me aplicada uma multa pelo não pagamento atempado da mensalidade, alegadamente devido à falha no débito direto da mensalidade da minha conta bancária. No entanto, em nenhum momento fui previamente informado de que o pagamento não havia sido processado com sucesso, nem recebi qualquer tipo de notificação, aviso ou alerta que me desse oportunidade de regularizar a situação voluntariamente. Só tomei conhecimento da suposta irregularidade quando fui surpreendido com a imposição da multa adicional, o que considero injusto e contrário aos princípios da boa-fé contratual e do direito à informação consagrados na legislação portuguesa, nomeadamente: Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, de 31 de julho), que estabelece o direito do consumidor à informação adequada e atempada; Decreto-Lei n.º 446/85, relativo às cláusulas contratuais gerais, que exige que penalizações sejam apresentadas de forma clara e destacada ao consumidor no momento da celebração do contrato. Cumprimentos.

Encerrada
L. G.
30/05/2023

Suspensão do ginásio

Venho por este meio explicar a Vossa Excelência o motivo da minha reclamação.Dia 15/12 fui operada a uma hérnia inguinal na virilha,no qual a dia 10/02 inscrevi-me no ginásio FitTejo em corroios pois a médica disse que já o podia fazer,entretanto este mês Maio quis desistir,no qual a senhora da recepção Sra Tânia disse que se eu levasse um relatório do médico de família não iria pagar mais nada,assim o fiz levei um relatório e não foi aceite porque tinha um “deve evitar esforços” no qual a mesma senhora me disse que tinha falado com a sua chefe e o relatório médico não tinha sido aceite mas se fosse de novo a médica e pedisse outro relatório que tivesse um “não pode fazer esforços” era aceite. Assim o fiz,quando fui entregar já foi a Sra Camila porque a outra senhora já não estava no horário de trabalho,no qual a Sra Camila me diz que já falou com a sua chefe e que não poderia aceitar o relatório da médica. Sendo assim para desistir da prática do ginásio tinha que pagar 60€,iria pagar mais para desistir do que de inscrição e só podia desistir no final de 30 dias feito esse pagamento.Assim que sai do ginásio fui a aplicação do meu banco e retirei o débito direto e a senhora da recepção tinha dito que se algum utente o fizesse metiam o caso para um advogado.Levei duas declarações como me pediram,não foram aceites, queriam que eu pagasse os 60€ e só desistisse passado 30 dias no qual eu queria desistir na hora pois com os relatórios isso seria possível. Espero que me consigam ajudar e de seguida anexo os ficheiros todos.Muito obrigada Com os melhores cumprimentos,Lara Glória

Encerrada
A. C.
25/05/2023

Rescisão contratual

No dia 9 de maio, enviei um e-mail com intenção de rescindir o contrato que mantinha com o ginásio de forma a cumprir com os 30 dias de aviso prévio. Manifestei o motivo que me levava a rescindir o contrato (motivos de saúde) e inclusive perguntei se um relatório médico seria suficiente para apenas ser cumprido 15 dias de aviso prévio uma vez que apenas teria consulta em junho. Contudo foi respondido que o mesmo não era aceite para apenas ser cumprindo o aviso prévio de 15 dias. O ginásio aceitou a minha rescisão pela mesma via conforme exposto pelos conteúdos dos e-mails.Por fim, efetuaram uma sugestão para a suspensão do contrato, no entanto não obtiveram resposta da minha parte porque sempre referi em todos os e-mails que queria rescindir e para considerarem o dia 9 de maio como a data da comunicação da referida rescisão.Hoje, dia 25 de maio, o ginásio informa-me que para a resolução do contrato teria de efetuar o pagamento de 82€ e que estariam apenas a considerar para todos os efeitos a comunicação ao dia 25 de maio porque não respondi à sugestão deles! Nesse mesmo valor colocam uma devolução de um benefício que nunca recebi nem nunca tive conhecimento. Contratualmente consta que o valor semanal é de 8,90€ e foi o que sempre me foi debitado, não consta que benefício de um valor semanal de “X” ou “Y”. Contudo afirmam que existe uma cláusula no contrato em que ao aderir ao plano anual (que por outras palavras refere-se a uma fidelização) benefício de valores reduzidos no valor semanal. No contrato não informa qual o valor que estou a beneficiar, apenas que o valor semanal corresponde a 8,90€ e esse valor é o que corresponde aos débitos que efetuam na minha conta. Portanto para além de não terem considerado a comunicação da minha rescisão ao dia 9 de maio porque não respondi à sugestão deles estão a querer cobrar um valor que desconheço e que não está contratualmente exposto! A FITTEJO está agir de má fé, informando de valores em dívida que não têm sustentação legal e ainda por não quererem aceitar uma rescisão contratual que entre emails foi aceite excepcionalmente porque não respondi às sugestões destes indivíduos. Eu não pedi sugestões, eu pedi a rescisão contratual! Solicito que a FITTEJO pare de me contactar a informar que tenho valores em dívida quando não os tenho. Efectuei o pagamento dos 30 dias de aviso prévio.

Encerrada
J. G.
24/03/2022

Ginásio entrava cancelamento do contrato

Hoje o Ginasio FiTTEjo Moita colocou vários problemas para eu poder rescindir o contrato. Apresentei o comprovativo de mudança de morada para mais de 40kms e mesmo assim pediram me o pagamento do ultimo mês que não esta descrito em nenhuma clausula contrato. Uma das ultimas clausulas em letras pequenas diz que o cancelamento tem de ser feito 30 dias antes mas não diz que nao posso suspender esses 30 dias a que tenho direito por ano e que o contrato também não diz que tenho de pagar esse mês. O contrato diz que posso suspender o ginásio por 30 dias por ano e não me diz qual o mês do ano. Então quero suspender o mês que me fazem avisar com antecedência da minha saída do ginásio. Por isso pedi o mesmo cancelamento com 30 dias de antecedência e a suspensão desses mesmos 30 dias, direito que tenho previsto no contrato e que e feito de forma gratuita. Não me deixaram fazer nada disso, enquanto eu não pagar o ultimo mês E não pude suspender nem cancelar contrato de forma alguma porque o FitTejo exige o cancelamento do ultimo mês do contrato. Querem que o pague e não posso suspender os últimos 30 dias do contrato. O contrato não me impede de nada disto. E o ginásio exige mo. E não me deram nada de documentos do pedido de cancelamento. O Fitejo exigiu me o pagamento do ultimo mês do contrato e negou me o cancelamento do mesmo porque eu me recusei a pagar. Se posso suspender um mês, não o vou pagar se ja apresentei mudança de residência. E nem me deram fotocopia da reclamação que fiz no livro de reclamações.Muito fácil para entrar no ginásio e impossível de sair.

Resolvida
A. M.
30/10/2020

Cancelamento Contrato

Venho, por este meio proceder a uma reclamação a um contrato que realizei neste ginásio. Realizei um telefonema para procederem ao devido cancelamento do meu contrato, que dado a minha dificuldade horária neste momento, não poderei frequentar. Expliquei toda esta situação inclusive o facto de ter estado a pagar a mensalidade até agora desde meados de maio/março.Obtive resposta da parte de uma consultora dizendo que teria de pagar uma quantia de mais ou menos 60 euros, acordo esse proposto pelo ginásio. Expliquei posteriormente que não iria proceder a esse pagamento dado que no contrato, cláusula nº 8, ponto 8.1 diz: O contrato de adesão ao plano semanal não tem qualquer tipo de fidelização podendo ser cancelado com aviso prévio de 4 semanas.Passadas mais do que 4 semanas continuo com a mesma resposta. Aguardo resposta por escrito e anulação do contrato tendo em conta a clausula referida anteriormente, no mínimo tempo possível.Cumprimentos, Ana Margarida Mata

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.