Reclamações recentes

R. M.
15/02/2024

Impossibilidade de cancelamento de um serviço

Venho por este meio denunciar a falta de transparência da empresa Dr.Smile.Após ter participado numa avaliação gratuita para o tratamento de alinhadores dentários num dos parceiros da Dr.Smile, a clínica Dentalmed em Benfica, , fui contactada pela colaboradora Maria da Dr.Smile, via chamada telefónica no dia 27 de novembro de 2023, para aderir a uma oferta promocional e prosseguir com o tratamento que a Dr.smile estava a oferecer. Ao longo desta conversa com a colaboradora Maria, foi me apresentado um plano de tratamento e valores. Levantei logo a questão de primeiro ter de tratar cáries e retirar um dente do ciso antes de iniciar o tratamento do aparelho, ao qual a Maria respondeu referindo que seria melhor fazer o tratamento do aparelho primeiro e depois sim tratar as cáries. Achei estranho e respondi logo que não fazia qualquer sentido andar 8 meses com cáries e fazer o tratamento só depois. Então referi que preferia avançar com o tratamento da Dr. Smile após terminar o tratamento das cáries, mas a Maria respondeu que para aproveitar o desconto da black friday teria de selecionar o plano naquele dia. Após sentir alguma pressão acabei por escolher um dos planos. Porém, em nenhum momento assinei qualquer contrato ou fui informado que ao “clicar num botão” estaria a concordar com todas as cláusulas de algum “contrato”.No próprio dia mais tarde, contactei a Maria e referi que agradecia o contacto mas que não pretendia avançar com o tratamento. Não tive qualquer resposta, e no dia seguinte voltei a enviar mensagem, novamente sem resposta. Entrei em contacto com o Apoio ao cliente via chat, ao qual me responderam que teria de enviar email para customer@dr-smile.pt. Enviei email, a reforçar novamente o meu desejo de cancelamento do tratamento, mas mais uma vez, não obtive qualquer resposta.Passado umas semanas, recebo uma encomenda da Dr smile com os aparelhos para o tratamento (assumo eu, pois nunca cheguei a abrir a caixa) e uma fatura de 3 170,00€ para pagar.Entrei em contacto novamente com a DR SMILE e foi-me dito que o tratamento não poderia ser cancelado de acordo com o artigo 103 do Código do Consumo, referindo que os tratamentos que envolvem a fabricação de dispositivos médicos personalizados estão excluídos do direito de rescisão do consumidor.Voltei novamente a enviar email para a Dr. Smile, Clinica Dentalmed Benfica e Carecapital, em que ressalvei os meus direitos e enviei provas em como pedi para o tratamento ser cancelado, contudo recebi a mesma resposta - este serviço não pode ser cancelado.Entretanto já recebi mais 2 cartas e o valor já aumentou, neste momento pedem 3 185,00€.Portanto, tentei resolver esta situação de várias formas, inclusive fiz uma reclamação no Portal da queixa, mas continuo sem qualquer tipo de resolução e o valor acresce a cada dia que passa.

Resolvida
J. R.
25/07/2023

Dr. Smile - Arrependimento

Boa tarde, faz algumas horas que cliquei no botando aceitando o plano da Dr. Smile passado algumas horas pensei melhor e liguei para lá pois vi que ficava muito acima do que eu tinha planejado para o aparelho. Eles ligam pra gente e ficam falando enquanto a gente abre o e-mail e olha os planos... Antes disso não foi me dado nenhum contrato pra assinar e nenhuma explicação concreta sobre cancelamentos... Inclusive me disse que poderia pensar melhor como iria pagar e que só depois de 7 dias se eu não me engano o pedido seria enviado. Entanto liguei lá, apenas 4 horas depois de ter clicado no plano de Tratamento que foi enviado no meu e-mail e a atendente foi bem rígida dizendo que não tinha como cancelar mesmo se passando algumas horas. Me arrependi agora mais do que nunca, alguém pode me ajudar?

Encerrada
G. P.
04/07/2023

Esquema de burla da clinica dentária DrSmile

Venho, por meio desta comunicação, apresentar uma denúncia contra a clínica dentária DRSMILE por práticas fraudulentas. Esta denúncia tem como objetivo alertar potenciais clientes que desejam contratar serviços ortodônticos com esta clínica e clínicas associadas, a fim de evitar que sejam enganados por esse esquema fraudulento que, infelizmente, está se tornando cada vez mais comum no campo da medicina dentária.Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com a DrSMILE. Tudo começou com um anúncio no Instagram, no qual eram exibidos preços incrivelmente baixos para serviços ortodônticos. Intrigado/a com essa oferta, decidi marcar uma consulta, já que há algum tempo venho procurando uma solução para corrigir algumas imperfeições nos meus dentes. A clínica que escolhi para realizar a primeira consulta foi a DRSMILE Parque das Nações (ORAL SENCE). Posteriormente, recebi uma ligação de uma mulher chamada Andrea, que revelou a existência de um desconto no valor de 1000€ se eu aceitasse o tratamento até uma data específica, a fim de agilizar o processo. Alguns dias depois, chegou o dia da consulta. Dirigi-me à clínica no Parque das Nações, onde fui atendido por uma assistente dentária. Ela fez me preencher alguns formulários com meus dados, tirou raios-X da minha boca e tirou algumas fotos, alegando que essa consulta de avaliação era gratuita, como indicado no site. Durante esta consulta, perguntei à assistente sobre o desconto de 1000€ no tratamento, e ela me respondeu que não sabia de nada sobre isso. Fiquei a saber também que, após esta consulta, todos os meus dados seriam enviados para a Alemanha, e alguém entraria em contato comigo alguns dias depois para dizer me o plano de tratamento. Após a consulta, entrei em contato com Andrea, já que ela havia mencionado o desconto. Ela confirmou que eu teria direito ao desconto, mas questionei o fato de a clínica onde fiz a avaliação não estar ciente desse detalhe. Alguns dias depois, recebi a comunicação sobre o plano de tratamento, que ocorreu por meio de uma ligação pelo WhatsApp com Andrea. Nessa chamada informal, ela explicou o que aconteceria no meu tratamento e como meus dentes ficariam após o processo. No final da explicação, foram apresentadas três opções de tratamento, e fui induzido/a a escolher a segunda opção, que incluía o aparelho e as contenções, no valor de 2360€. Após minha escolha, uma página foi apresentada para aceitar os termos e condições e confirmar o tratamento. Aceitei sem efetuar qualquer pagamento naquele momento. Nessa chamada, as cláusulas do contrato não foram explicadas, como a impossibilidade de cancelamento ou alteração do plano de pagamento. Alguns dias depois, recebi uma fatura no valor de 2480€ em minha casa, o que me pareceu estranho, pois ainda não havia escolhido nenhum plano de pagamento ou fornecido quaisquer dados bancários. Por e-mail, questionei a clínica sobre essa fatura e recebi como resposta que o tratamento já havia sido produzido e enviado, e que não poderia ser cancelado de acordo com o artigo 103 do Código do Consumo. Basicamente, os tratamentos que envolvem a fabricação de dispositivos médicos personalizados estão excluídos do direito de rescisão do consumidor. A partir desse momento, percebi que havia sido vítima de uma fraude, uma vez que a clínica usou o artigo mencionado para justificar a obrigação de pagamento. Ao aceitar os termos e condições, a clínica iniciou a produção dos aparelhos sem qualquer entrada financeira, plano de pagamento ou dados bancários, e agora invocam o artigo para exigir o pagamento. Liguei para Andrea para esclarecer essa situação e ela me encaminhou para o departamento financeiro, onde entrei em contato por e-mail e por telefone com uma pessoa chamada Gabriela.Durante nossa conversa, Gabriela afirmou que eu havia aceitado os termos e condições, que o aparelho já havia sido fabricado e que agora eu não poderia alterar ou cancelar o tratamento. Fui informado/a de que era obrigado/a a pagar. Questionei sobre as provas legais dos termos do contrato e ela disse que as tinham em seu poder, pois eu havia dado autorização. Em seguida, ela desligou o telefone abruptamente. Mais tarde, solicitei as provas por e-mail, e ela respondeu que não poderia fornecê-las devido às políticas de proteção de dados.Depois de todo este acontecimento apercebo me que a clinica DRSMILE não tem sede em Portugal, mas sim em Madrid. É uma marca alemã, não tem NIF português, ou seja, existe desde já a impossibilidade de fazer uma reclamação direta com a clinica em si. Utiliza parcerias com outras clínicas dentarias, onde fica ilesa de quais queres reclamações, pois só é possível fazer reclamações se houver NIF português, ao utilizar o NIF das clinicas parceiras das quais são: DENTAL CENTER BRAGA, PRISMA RBR COIMBRA, CLINICA DA MEDICINA DENTARIA GAIA, DENTAL MED ALGES, DENTALMED BENFICA, ORAL SENSE ALAMEDA DOS OCEANOS, ORALKLASS MAIA E PORTO Estas poderão indicar que são apenas clinicas parceiras e não poderão responder por danos causados pela DRSMILE. Estas clínicas beneficiam com a DRSMILE pois o plano de tratamento só inclui a produção do aparelho e contenções, as consultas de assistência são todas pagas a parte, beneficiando assim estas clínicas a aderir a este esquema fraudulento.Na fatura enviada é indicado que foram cobrados 120€ pela consulta inicial, realizada pelo o médico dentista da rede DrSmile, quando a realidade foi apenas uma assistente dentaria que apenas fez um raio X para ver os meus dentes em 3D e tirou umas fotos. Não procedeu a um exame complexo oral, não viu como estava a minha saúde bocal para poder utilizar o aparelho. Recordo ainda, das pessoas que mentiram e espalharam esta burla, são duas mulheres Carolina Andrea e a Gabriela. Pela informação que me foi transmitida, trabalham as duas em Madrid e têm as duas um sotaque espanhol. Esta empresa utiliza a falta de transparência, a desinformação e utiliza artigos para fazer dinheiro à custa das pessoas.

Resolvida
S. S.
06/03/2023

Propaganda enganosa e omissão de factos

Eu, Sílvia Simone Soares Carvalho Pereira de Sousa portadora do cc- 11505539 ,venho por este meio,reclamar e pedir a vossa ajuda em relação a um contrato que fui levada a celebrar de forma enganosa com a empresa Dr smile.Após ter participado numa avaliação gratuita para os alinhadores dentários, no dia 16 de novembro de 2022, fui contactada pelo João Henrique (joao.henrique@drsmile-group.com), via chamada telefónica, para aderir a uma oferta promocional e prosseguir com o tratamento com a clínica em questão. Ao longo da conversa, expressei a minha preocupação com o facto de ser cantora, actriz e professora e de precisar de, pela natureza do meu trabalho, falar, cantar, expressar-me normalmente e com todo o conforto todos os dias da minha vida. Foi-me dito para não me preocupar porque os alinhadores eram perfeitamente confortáveis e que só teria que os tirar para comer. Após mais alguns esclarecimentos foi-me feito um plano de financiamento para um tratamento de 3 meses, faltava apenas fazer uma extraccao de um dente e entretanto colocar os alinhadores que seriam enviados brevemente. Os alinhadores chegaram em meados de dezembro. a consulta para a extraccao do dente foi no inicio de janeiro, mais o tempo de sarar para poder colocar os alinhadores e estava pronta para os usar. Quando abro o livro de instruções percebo logo que não posso fumar com os alinhadores pois estes ficariam bastante amaralecidos, logo, sendo eu fumadora há quase 30 anos, se me tivessem informado aquando do contrato que teria que tirar os alinhadores (que não se tiram e colocam assim tao facilmente ) de cada vez que fosse fumar um cigarro, garanto-vos que não teria realizado o contrato. mas nao fui informada disto. ainda assim experimentei os alinhadores e percebi que me causam imenso desconforto, não conseguindo falar normalmente, não conseguindo fechar bem a boca , e dando-me uma enorme vontade de vomitar, e sim, coloquei-os bem, encaixaram perfeitamente na minha boca de facto, simplesmente são altamente desconfortáveis, e nada estéticos como me asseguraram várias vezes antes de eu dizer que sim. contactei a 22 de janeiro o sr joao por email e não recebi resposta, entretanto contactei pelo whatsapp, e mandei mais um email e mais uma mensagem para a D. Gabriela que foi a que me marcou a consulta no inicio, nao obtive sem resposta durante um mês e meio. Apenas dia 2 de Março de 2023, um mês e meio depois de quatro contactos feitos da minha parte, respondeu -me um tal de IGor explicando que de facto, se fumasse os alinhadores iriam ficar amarelos, mas que se não fosse um problema para mim, tudo bem. deu-me mais umas dicas para ser mais confortável usá-los para além disto, mas que nao resultam de todo. respondi-lhe que nao fui avisada de tal situação antes do contrato e veio a Sra. Gabriela responder me como ja lhe dissemos, pode fumar à vontade. ora, nao so nao disseram antes da compra, como no email imediatamente anterior, o seu colega me disse exactamente o contrário. Em que ficamos ? continuei a explicar tudo isto e disse que queria cancelar o contrato pois nao fui avisada de que nao poderia fumar e porque me foi garantido de que conseguiria falar e expressar-me sem problema algum com os alinhadores o que nao é de todo também verdade, nao consigo tê-los nem 1 minuto na boca que quase vomito, tenho que tirar imediatamente, e volto a dizer, não consigo falar normalmente nem fechar a boca normalmente, inclusive a minha boca mesmo quieta, fica torta com os alinhadores colocados. insistiram apenas que deveria ir à dentista onde fiz o scanner, pedi o livro de reclamaçoes duas vezes e nao me deram, dizem que nao é possivel anular o contrato porque foi uma encomenda personalizada, mas então...se eu fizer uma encomenda personalizada de um produto que não é como me foi assegurado, que por essa razão não consigo usá-lo, em que me foram omitidos factos que se tivesse sido informada nao teria de modo algum realizado o contrato...tenho que pagar o produto ? nao me parece de todo correcto. vejo muitas reclamações desta empresa, muitas pessoas enganadas e lesadas de diferentes maneiras, eu queria pôr um aparelho normal, a esta altura ja o teria, insistiram e insistiram comigo que esta seria uma opção incrivelmente melhor, sinto-me extremamente lesada, estamos a falar de um valor muito alto de um produto que nunca vou usar por responsabilidade da empresa e não minha. peço por favor a vossa ajuda nesta situação. obrigada. Sílvia Simone Sousa

Encerrada
P. G.
15/01/2023

Reclamação sobre falta de informação prévia e direito de cancelamento do serviço

Eu, Paula Cristina de Oliveira Gonçalves, portadora do cartão de cidadão n.º 15701527, residente na Rua Correia Teles 5, venho, por este meio, dar conhecimento da atuação dos profissionais da clínica DR SMILE, situada na Alameda dos Oceanos 14, na seguinte situação:Após ter participado numa avaliação gratuita para os alinhadores dentários, no dia 21 de novembro de 2022, fui contactada pelo João Henrique (joao.henrique@drsmile-group.com), via chamada telefónica, para aderir a uma oferta promocional e prosseguir com o tratamento com a clínica em questão. Ao longo da conversa, expressei a minha preocupação com o financiamento do tratamento, ao que o Sr. João H. afirmou, aliciadoramente, que seria “sem compromisso”, o que me levou a dizer “sim” à proposta. Porém, não assinei nenhum documento onde continha as cláusulas explicativas de todo o processo, tampouco assinei algum documento que fidelizasse o contrato.No entanto, devido à demora de entrega dos alinhadores e à falta de contacto pela clínica, enviei um email questionando o porquê do atraso, ao que consequentemente no dia 03 de janeiro de 2023, decidi cancelar o envio dos mesmos, uma vez que ainda não tinham chegado à Alemanha e teria de esperar ainda mais tempo. Entretanto, no dia 12 de janeiro de 2023, recebi um email da Gabriela D (patient@dr-smile.pt), que dizia que não poderia cancelar o serviço, informação esta que nenhum dos profissionais da clínica me tinham dado previamente.Assim sendo, no dia 15/01/2022 contactei a clínica às 11:41, confrontando-os pelo porquê de não me terem informado sobre essa questão e pelo porquê de eu pagar por um serviço do qual não recebi e nem beneficiei. A Dra. Gabriela respondeu-me dizendo que era assim que estava estipulado no plano de tratamento presente no ponto 6, plano este o Sr. João Henrique não mencionou os pontos presentes, sempre dizendo que seria “sem compromisso”.De seguida, questionei o uso da palavra retração que, para além de não ser nada explícita, não é um sinónimo direto da palavra cancelamento ou revogação, que neste caso é a mais indicada. Sem hesitar, pedi então que me pusesse em contacto com a financiadora, o que me foi negado e informado que eles me “contactariam quando quisessem”. Então, exigi fazer uma reclamação por escrito e foi-me dito que teria de ser pelo mesmo email, patient@dr-smile.pt, onde percebi logo que a empresa não tinha um livro de reclamações físico, nem eletrónico, o que vai contra o Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de setembro alterado pelo Decreto-Lei nº. 74/2017, de 21 de junho, no n.º 2 do artigo 2º. Fui ainda questionada pela mesma, “mas porquê que agora já não quer o nosso tratamento, se antes queria?”, de uma forma invasiva e abrupta, assim que percebeu que o meu raciocínio era lógico e não seria fácil contornar/justificar a sua falta de profissionalismo. No final da conversa, deixei explícito à Dra. Gabriela que não vou pagar por nenhum serviço do qual não usufruí, ao abrigo do art.º. 4.º, nº1 alínea J, da Diretiva nº 2011/83 UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, tendo em conta o Decreto-Lei n.º 24/2014, art.º. 10.º n.º 2, do Direito de livre resolução nos contratos celebrados à distância ou celebrados fora do estabelecimento.Pedi, portanto, à clínica DR SMILE de Lisboa, o encaminhamento desta reclamação aos seus devidos responsáveis o quanto antes, nomeadamente a financiadora do serviço.Informo, então, a DECO PROTESTE para que me possa ajudar nesta situação caso algo inesperado que me prejudique.Atentamente,Paula Gonçalves

Encerrada

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