back

Esquema de burla da clinica dentária DrSmile

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

G. P.

Para: Dr. Smile

04/07/2023

Venho, por meio desta comunicação, apresentar uma denúncia contra a clínica dentária DRSMILE por práticas fraudulentas. Esta denúncia tem como objetivo alertar potenciais clientes que desejam contratar serviços ortodônticos com esta clínica e clínicas associadas, a fim de evitar que sejam enganados por esse esquema fraudulento que, infelizmente, está se tornando cada vez mais comum no campo da medicina dentária.Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com a DrSMILE. Tudo começou com um anúncio no Instagram, no qual eram exibidos preços incrivelmente baixos para serviços ortodônticos. Intrigado/a com essa oferta, decidi marcar uma consulta, já que há algum tempo venho procurando uma solução para corrigir algumas imperfeições nos meus dentes. A clínica que escolhi para realizar a primeira consulta foi a DRSMILE Parque das Nações (ORAL SENCE). Posteriormente, recebi uma ligação de uma mulher chamada Andrea, que revelou a existência de um desconto no valor de 1000€ se eu aceitasse o tratamento até uma data específica, a fim de agilizar o processo. Alguns dias depois, chegou o dia da consulta. Dirigi-me à clínica no Parque das Nações, onde fui atendido por uma assistente dentária. Ela fez me preencher alguns formulários com meus dados, tirou raios-X da minha boca e tirou algumas fotos, alegando que essa consulta de avaliação era gratuita, como indicado no site. Durante esta consulta, perguntei à assistente sobre o desconto de 1000€ no tratamento, e ela me respondeu que não sabia de nada sobre isso. Fiquei a saber também que, após esta consulta, todos os meus dados seriam enviados para a Alemanha, e alguém entraria em contato comigo alguns dias depois para dizer me o plano de tratamento. Após a consulta, entrei em contato com Andrea, já que ela havia mencionado o desconto. Ela confirmou que eu teria direito ao desconto, mas questionei o fato de a clínica onde fiz a avaliação não estar ciente desse detalhe. Alguns dias depois, recebi a comunicação sobre o plano de tratamento, que ocorreu por meio de uma ligação pelo WhatsApp com Andrea. Nessa chamada informal, ela explicou o que aconteceria no meu tratamento e como meus dentes ficariam após o processo. No final da explicação, foram apresentadas três opções de tratamento, e fui induzido/a a escolher a segunda opção, que incluía o aparelho e as contenções, no valor de 2360€. Após minha escolha, uma página foi apresentada para aceitar os termos e condições e confirmar o tratamento. Aceitei sem efetuar qualquer pagamento naquele momento. Nessa chamada, as cláusulas do contrato não foram explicadas, como a impossibilidade de cancelamento ou alteração do plano de pagamento. Alguns dias depois, recebi uma fatura no valor de 2480€ em minha casa, o que me pareceu estranho, pois ainda não havia escolhido nenhum plano de pagamento ou fornecido quaisquer dados bancários. Por e-mail, questionei a clínica sobre essa fatura e recebi como resposta que o tratamento já havia sido produzido e enviado, e que não poderia ser cancelado de acordo com o artigo 103 do Código do Consumo. Basicamente, os tratamentos que envolvem a fabricação de dispositivos médicos personalizados estão excluídos do direito de rescisão do consumidor. A partir desse momento, percebi que havia sido vítima de uma fraude, uma vez que a clínica usou o artigo mencionado para justificar a obrigação de pagamento. Ao aceitar os termos e condições, a clínica iniciou a produção dos aparelhos sem qualquer entrada financeira, plano de pagamento ou dados bancários, e agora invocam o artigo para exigir o pagamento. Liguei para Andrea para esclarecer essa situação e ela me encaminhou para o departamento financeiro, onde entrei em contato por e-mail e por telefone com uma pessoa chamada Gabriela.Durante nossa conversa, Gabriela afirmou que eu havia aceitado os termos e condições, que o aparelho já havia sido fabricado e que agora eu não poderia alterar ou cancelar o tratamento. Fui informado/a de que era obrigado/a a pagar. Questionei sobre as provas legais dos termos do contrato e ela disse que as tinham em seu poder, pois eu havia dado autorização. Em seguida, ela desligou o telefone abruptamente. Mais tarde, solicitei as provas por e-mail, e ela respondeu que não poderia fornecê-las devido às políticas de proteção de dados.Depois de todo este acontecimento apercebo me que a clinica DRSMILE não tem sede em Portugal, mas sim em Madrid. É uma marca alemã, não tem NIF português, ou seja, existe desde já a impossibilidade de fazer uma reclamação direta com a clinica em si. Utiliza parcerias com outras clínicas dentarias, onde fica ilesa de quais queres reclamações, pois só é possível fazer reclamações se houver NIF português, ao utilizar o NIF das clinicas parceiras das quais são: DENTAL CENTER BRAGA, PRISMA RBR COIMBRA, CLINICA DA MEDICINA DENTARIA GAIA, DENTAL MED ALGES, DENTALMED BENFICA, ORAL SENSE ALAMEDA DOS OCEANOS, ORALKLASS MAIA E PORTO Estas poderão indicar que são apenas clinicas parceiras e não poderão responder por danos causados pela DRSMILE. Estas clínicas beneficiam com a DRSMILE pois o plano de tratamento só inclui a produção do aparelho e contenções, as consultas de assistência são todas pagas a parte, beneficiando assim estas clínicas a aderir a este esquema fraudulento.Na fatura enviada é indicado que foram cobrados 120€ pela consulta inicial, realizada pelo o médico dentista da rede DrSmile, quando a realidade foi apenas uma assistente dentaria que apenas fez um raio X para ver os meus dentes em 3D e tirou umas fotos. Não procedeu a um exame complexo oral, não viu como estava a minha saúde bocal para poder utilizar o aparelho. Recordo ainda, das pessoas que mentiram e espalharam esta burla, são duas mulheres Carolina Andrea e a Gabriela. Pela informação que me foi transmitida, trabalham as duas em Madrid e têm as duas um sotaque espanhol. Esta empresa utiliza a falta de transparência, a desinformação e utiliza artigos para fazer dinheiro à custa das pessoas.

Mensagens (2)

Dr. Smile

Para: G. P.

12/07/2023

DATA NOT AVAILABLE

Dr. Smile

Para: G. P.

13/09/2023

- Não escreva abaixo desta linha -Tu petición (1654738) ha sido modificada. Para añadir un comentario, por favor, responde a este correo.----------------------------------------------Atualizado por: Marta, 13 de set. de 2023, 11::38 GMT+2Caros Senhores,Estamos a entrar em contacto convosco a propósito da reclamação recebida, com o número de processo CPTPT01826516-06 em nome da reclamante, GUILHERME NOGUEIRA PIRES, e dirigida à URBAN TECHNOLOGY GMBH com o NIPC 980778611.Em primeiro lugar, parece necessário esclarecer que o tratamento objeto da reclamação foi aceito pelo próprio paciente no dia 20 de Junho de 2023 às 17:38 horas. Para tal, é necessário que a paciente navegue no seu Plano de Tratamento e, no último separador, confirme duas vezes - ou seja, clicando em dois botões diferentes - a sua intenção de contratar o tratamento.Devemos sublinhar que o tratamento é totalmente personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada paciente e, por conseguinte, envolve a fabricação de produtos médicos personalizados. Por este motivo, constituem uma exceção ao direito de rescisão do consumidor, pelo que não podem ser cancelados gratuitamente.No âmbito do Plano de Tratamento, encontram-se as Condições Gerais de Venda, que estão disponíveis para todos os pacientes, uma vez que são enviadas para o seu endereço eletrónico antes de efectuarem a compra. Estas Condições Gerais indicam que o tratamento ortodôntico invisível DR SMILE é um tratamento médico personalizado para cada paciente. Por este motivo, a partir do momento em que a compra do tratamento é confirmada, não é possível desistir ou revogar o tratamento.Quanto a fatura com valor de 2.480Eur que nos comenta, temos feito uma revisão exaustiva deste caso e se trata de um erro ao ser produzida e quanto a isso o podemos reparar diretamente com a nossa financeira para que seja cobrado o valor correto de 2.380Eur conforme o plano contratado.Com os melhores cumprimentos.DR SMILEDo you have more questions? Check our HelpCenter for answers.s:drsmile.zendesk.com/hc/en-gbLooking for treatment accessories? Our DR SMILE Online Shop has everything from new chewies to retainers.s:shop.drsmile.de/----------------------------------------------Atualizado por: Reclamacao, 11 de set. de 2023, 12:08 GMT+2 Atentamente,Tu equipo DrSmile.--------------------------------Este email é um serviço de DR SMILE.[XYX74J-W33VW] ![](s:www.deco.proteste.pt/~/media/aa08e4bbc7b641bca16054c1d9173084.png) ![](s:www.deco.proteste.pt/~/media/aa08e4bbc7b641bca16054c1d9173084.png) Atentamente,Tu equipo DrSmile.--------------------------------Este email é um serviço de DR SMILE.[XYX74J-W33VW]


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.