50 euros já não chegam para comprar 5 quilos de peixe
Se quiser comprar um cabaz com bacalhau graúdo, dourada, salmão, pescada fresca, carapau, peixe-espada-preto, robalo e perca, 50 euros não dão para mais do que 4,8 quilos. De acordo com os dados da DECO PROteste, o carapau é o peixe mais barato, e o salmão o mais caro.

Comprar peixe, carne e frutas e legumes exige uma despesa cada vez maior. Se a 5 de janeiro de 2022 com 50 euros era possível comprar 5,6 quilos de oito variedades diferentes de peixe, a 3 de abril de 2024, com o mesmo valor, já só era possível comprar 4,8 quilos.
Os dados são da DECO PROteste, que, usando os preços recolhidos todas as quartas-feiras desde janeiro de 2022 para a monitorização do seu cabaz alimentar, concluiu que, para comprar, pelo menos, um quilo de bacalhau graúdo, dourada, salmão, pescada fresca, carapau, peixe-espada-preto, robalo e perca, o consumidor tem de fazer uma despesa de quase 80 euros. Se só tiver 50 euros para gastar, para comprar as mesmas oito variedades de peixe, só consegue levar 600 gramas de cada.
Entre 5 de janeiro e 9 de março de 2022, logo após o início da guerra na Ucrânia, o preço do peixe baixou ligeiramente. A 9 de março desse ano, 50 euros compravam 6,4 quilos destas oito variedades de peixe. Desde então, os preços subiram e, em abril de 2024, 50 euros não chegam sequer para cinco quilos de peixe se o consumidor quiser variedade.
Salmão custa mais de 15 euros por quilo
O carapau ainda é o peixe que sai mais barato. Embora tenha sofrido oscilações de preço nos últimos dois anos, tem sido sempre a variedade de peixe, entre as oito monitorizadas pela DECO PROteste, com o preço mais baixo. A 3 de abril de 2024, um quilo deste peixe custava 5,08 euros, mais 15% do que há dois anos, a 5 de janeiro de 2022, quando um quilo de carapau custava 4,43 euros.
Já o peixe mais caro é o salmão. Para comprar um quilo de salmão, a 3 de abril de 2024, o consumidor tinha de gastar, em média, 15,73 euros, mais 45% do que gastava a 5 de janeiro de 2022, quando esta variedade de peixe custava 10,88 euros por quilo.
Para poupar nas compras semanais, pesquise os supermercados mais baratos e compare o índice diário das várias cadeias de distribuição para o mesmo cabaz de produtos, no simulador da DECO PROteste, disponível na plataforma Saber Poupar, em www.saberpoupar.pt. Pode pesquisar por distrito ou concelho e até selecionar o tipo de alimentos que costuma comprar.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |