Notícias

Viagens: 6854 turistas revelam satisfação com destinos e serviços

Planos para as próximas férias? Não marque sem conhecer a opinião de quase sete mil viajantes sobre destinos, cadeias de hotéis, sites de reservas e companhias de cruzeiros.

Especialista:
26 março 2024
Mulher com mala de viagem e chapéu de palha

iStock

Quando partem em viagem, aquilo que os portugueses que responderam ao inquérito da DECO PROteste mais querem trazer na bagagem são experiências que envolvam os monumentos e a história dos locais. A gastronomia, como não poderia deixar de ser num povo que é conhecido por ser bom garfo, é também um fator de peso. As paisagens naturais completam o trio de argumentos.

Atividades culturais e de aventura, parques temáticos e compras, por exemplo, são propostas um pouco menos valorizadas.

Estas conclusões causam-lhe surpresa ou vão ao encontro das suas preferências? Se já sonha com a próxima viagem, não faça as malas antes de olhar para os resultados do inquérito a viajantes de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica. Quem sabe se não fica com um novo destino debaixo de olho?

Melhores destinos por tipo de atrativo na Europa

Se aquilo que mais lhe desperta interesse nos destinos são os monumentos e a cultura, convém fixar que Roma foi a cidade com maior satisfação neste critério para todos os participantes. Para fazer compras, o melhor é rumar à capital espanhola, Madrid.

Caso lhe preocupe a mobilidade nas cidades, anote que Copenhaga (Dinamarca) é a cidade que mais convence ao nível da rede de transportes públicos. Dublin, a capital da Irlanda, destaca-se pela sensação de segurança que consegue transmitir, bem como pela hospitalidade e simpatia dos habitantes. Budapeste (Hungria) e Istambul (Turquia) são as cidades que mais satisfazem pelo custo de vida.

Fatores de satisfação fora da Europa

Nas viagens intercontinentais, a afabilidade dos habitantes foi o critério que mais influenciou a satisfação com o destino. Neste aspeto, a população de Cabo Verde destacou-se. Indonésia e Tailândia deslumbraram pela natureza.

Outro argumento de peso para quem sai da Europa é a sensação de segurança. Aqui, os Emirados Árabes Unidos não deixaram margem para dúvidas.

Quando estão em causa os monumentos e a oferta cultural, é a Jordânia que leva a taça. Se a intenção for comer bem e aproveitar a vida noturna, tem algumas opções que, não se tendo destacado, deixaram os viajantes bastante satisfeitos: Brasil, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Japão. Este último foi também apontado como o melhor para fazer compras, a par dos Estados Unidos da América.

Está preocupado com aquilo que vai gastar na viagem? Saiba que a Indonésia obteve a satisfação mais elevada no que diz respeito ao custo de vida.

Estes resultados resultam de um inquérito conduzido pela DECO PROteste e congéneres de Bélgica, Espanha e Itália, no qual foram obtidas 6854 respostas válidas, das quais 1735 em Portugal. Conheça outros resultados deste estudo, que apresentam o top 10 das cidades europeias e os países mais apreciados noutros continentes. Saiba ainda como foram classificados sites de reserva, companhias de cruzeiro e cadeias de hotéis.

Como foi feito o estudo?

De outubro a novembro de 2023, a DECO PROteste enviou questionários a uma amostra da população portuguesa. O mesmo fizeram as congéneres de Bélgica, Espanha e Itália. No total dos quatro países, foram obtidas 6854 respostas válidas (1735 de Portugal).

Os viajantes representados no inquérito passaram, nos dois anos anteriores, pelo menos uma noite fora da sua residência ou de casa de férias própria. A satisfação com as empresas e os critérios de avaliação dos destinos foram tratados no conjunto dos quatro países.

A classificação global de cada destino reflete a ponderação da satisfação com cada critério avaliado, como a hospitalidade dos habitantes, os recursos naturais, os monumentos, a segurança, etc.

Os resultados espelham a opinião e a experiência dos participantes.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar