Viagens: 6854 turistas revelam satisfação com destinos e serviços
Planos para as próximas férias? Não marque sem conhecer a opinião de quase sete mil viajantes sobre destinos, cadeias de hotéis, sites de reservas e companhias de cruzeiros.

Quando partem em viagem, aquilo que os portugueses que responderam ao inquérito da DECO PROteste mais querem trazer na bagagem são experiências que envolvam os monumentos e a história dos locais. A gastronomia, como não poderia deixar de ser num povo que é conhecido por ser bom garfo, é também um fator de peso. As paisagens naturais completam o trio de argumentos.
Atividades culturais e de aventura, parques temáticos e compras, por exemplo, são propostas um pouco menos valorizadas.
Estas conclusões causam-lhe surpresa ou vão ao encontro das suas preferências? Se já sonha com a próxima viagem, não faça as malas antes de olhar para os resultados do inquérito a viajantes de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica. Quem sabe se não fica com um novo destino debaixo de olho?
Melhores destinos por tipo de atrativo na Europa
Se aquilo que mais lhe desperta interesse nos destinos são os monumentos e a cultura, convém fixar que Roma foi a cidade com maior satisfação neste critério para todos os participantes. Para fazer compras, o melhor é rumar à capital espanhola, Madrid.
Caso lhe preocupe a mobilidade nas cidades, anote que Copenhaga (Dinamarca) é a cidade que mais convence ao nível da rede de transportes públicos. Dublin, a capital da Irlanda, destaca-se pela sensação de segurança que consegue transmitir, bem como pela hospitalidade e simpatia dos habitantes. Budapeste (Hungria) e Istambul (Turquia) são as cidades que mais satisfazem pelo custo de vida.
Fatores de satisfação fora da Europa
Nas viagens intercontinentais, a afabilidade dos habitantes foi o critério que mais influenciou a satisfação com o destino. Neste aspeto, a população de Cabo Verde destacou-se. Indonésia e Tailândia deslumbraram pela natureza.
Outro argumento de peso para quem sai da Europa é a sensação de segurança. Aqui, os Emirados Árabes Unidos não deixaram margem para dúvidas.
Quando estão em causa os monumentos e a oferta cultural, é a Jordânia que leva a taça. Se a intenção for comer bem e aproveitar a vida noturna, tem algumas opções que, não se tendo destacado, deixaram os viajantes bastante satisfeitos: Brasil, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Japão. Este último foi também apontado como o melhor para fazer compras, a par dos Estados Unidos da América.
Está preocupado com aquilo que vai gastar na viagem? Saiba que a Indonésia obteve a satisfação mais elevada no que diz respeito ao custo de vida.
Estes resultados resultam de um inquérito conduzido pela DECO PROteste e congéneres de Bélgica, Espanha e Itália, no qual foram obtidas 6854 respostas válidas, das quais 1735 em Portugal. Conheça outros resultados deste estudo, que apresentam o top 10 das cidades europeias e os países mais apreciados noutros continentes. Saiba ainda como foram classificados sites de reserva, companhias de cruzeiro e cadeias de hotéis.
Como foi feito o estudo?
De outubro a novembro de 2023, a DECO PROteste enviou questionários a uma amostra da população portuguesa. O mesmo fizeram as congéneres de Bélgica, Espanha e Itália. No total dos quatro países, foram obtidas 6854 respostas válidas (1735 de Portugal).
Os viajantes representados no inquérito passaram, nos dois anos anteriores, pelo menos uma noite fora da sua residência ou de casa de férias própria. A satisfação com as empresas e os critérios de avaliação dos destinos foram tratados no conjunto dos quatro países.
A classificação global de cada destino reflete a ponderação da satisfação com cada critério avaliado, como a hospitalidade dos habitantes, os recursos naturais, os monumentos, a segurança, etc.
Os resultados espelham a opinião e a experiência dos participantes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Cidades europeias com mais encanto
Se tem um gosto particular por viajar pelo Velho Continente, fique a saber que o destino mais apreciado pelos portugueses que participaram no inquérito é a cidade italiana de Veneza, com as suas vias aquáticas, os monumentos e as gôndolas. Sevilha (Espanha) e Londres (Inglaterra) fecham o pódio desta competição. Logo a seguir nas preferências dos portugueses estão Roma (Itália), Barcelona (Espanha) e Amesterdão (Países Baixos).
Quando juntamos a experiência dos restantes participantes do inquérito, as classificações alteram-se. A espanhola Granada passa a ocupar o lugar cimeiro nas preferências. A cidade do Luxemburgo, que dá o nome ao país, Palma de Maiorca e Bilbau (Espanha) e Bordéus (França) disputam, ao mesmo nível, um lugar igualmente satisfatório nas memórias destes cerca de sete mil viajantes.
Países fora da Europa, mas dentro do coração
Nem só de Europa se fazem as férias dos viajantes. Quando atravessaram continentes, que destinos deixaram os melhores sentimentos?
Para os portugueses, o topo da lista é ocupado por Cuba. Segue-se a República Dominicana, situada na mesma zona insular da América Central. Cabo Verde, um dos países africanos de língua oficial portuguesa, preenche os requisitos para ficar na terceira posição. Tailândia, na Ásia, e México, Estados Unidos da América e Brasil, no continente americano, são outros países que, pode dizer-se, encheram bastante as medidas aos portugueses que partilharam as suas preferências com a DECO PROteste.
O que têm quase todos estes destinos em comum? Uma oferta turística com uma forte aposta nos argumentos de sol e mar, com praias paradisíacas, águas cristalinas e muito sol. Serão também estes os atrativos que movem belgas, espanhóis e italianos?
Aparentemente, serão outros, pois quando se juntam as opiniões de todos os inquiridos, o Japão (Ásia) aparece como o destino mais apreciado. Ainda neste continente, reúnem maior consenso Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Tailândia.
Mais a sul, já na Oceânia, surge também com destaque a Austrália. Cuba, Estados Unidos da América, México, Peru, Argentina e Canadá representam a América nas preferências mundiais. No continente africano, encontramos Egito, Cabo Verde e Tunísia.
Companhias de cruzeiro mais apreciadas
Pela primeira vez, o inquérito sobre viagens conduzido pela DECO PROteste incluiu uma forma de conhecer o mundo cada vez mais procurada pelos portugueses: o cruzeiro. Aquilo que se pretendeu saber foi o grau de satisfação com as companhias que prestam este serviço.
A Royal Caribbean foi rainha nesta categoria, sendo a única companhia que teve satisfação elevada em todos os critérios avaliados. Os viajantes apreciaram sobretudo o conforto do quarto e a cortesia e a disponibilidade dos funcionários. A atenção do pessoal é, de resto, o fator que mais influenciou a satisfação de quem viajou em cruzeiro. E todas as companhias avaliadas passaram com distinção.
Booking.com no topo das preferências para reservar
Planear todos os aspetos das férias por sua conta, fazer a pesquisa dos serviços disponíveis nos locais, pedir orçamentos e tratar diretamente com as empresas é uma tarefa
trabalhosa. Para simplificar, têm aparecido diversas plataformas online que permitem comparar preços e condições, bem como fazer as reservas.
O Booking.com alcançou a classificação mais alta atribuída pelos viajantes ao nível de satisfação global. Este site – que permite comparar e reservar alojamento, voo e táxi
para fazer a deslocação a partir do aeroporto, carro de aluguer e até atrações nos destinos – obteve também o grau de satisfação mais elevado em todos os critérios que foram pesados na apreciação dos inquiridos: a relação entre os serviços oferecidos e o custo, a facilidade de utilização, a clareza e a transparência da informação, as condições de
venda e a variedade de opções e de modalidades de pagamento.
Cadeia RIU H&R com a melhor relação entre qualidade e preço
O que mais valoriza num hotel? O conforto do quarto, a limpeza, a simpatia dos funcionários, o pequeno-almoço? Se a sua resposta é tudo, há uma cadeia de hotéis que, para os viajantes, se destacou em toda a linha: a espanhola RIU Hotels & Resorts.
Os quartos desta cadeia de hotéis foram os mais apreciados, a par com os da empresa pública espanhola Paradores de Turismo. Estas duas rivalizam também pela amabilidade e prestabilidade dos funcionários.
A Paradores de Turismo ficou ligeiramente mais bem classificada do que a RIU quanto à limpeza e ao pequeno-almoço. A RIU foi, no entanto, superior nos serviços de wi-fi, bar e restaurante. Foi também a cadeia de hotéis cuja relação qualidade-preço mais agradou aos viajantes, seguindo-se a Sheraton.
Muitos portugueses viajam menos agora do que há cinco anos
Dos portugueses que deram a sua opinião no inquérito da DECO PROteste, 29% afirmaram que já não viajam tanto como há cinco anos. De realçar que apenas responderam
consumidores que tivessem feito pelo menos uma viagem nos últimos dois anos. Caso contrário, aquela percentagem poderia ser superior. O motivo apontado por três quartos destes viajantes foi o aumento dos preços ou terem menos dinheiro disponível.
Três quintos dos viajantes portugueses inquiridos costumam fazer uma a duas deslocações em lazer ou férias por ano. Para 23% é possível viajar anualmente entre três e cinco vezes, enquanto 4% indicaram fazer mais de cinco viagens nos 12 meses do ano.
A maioria (63%) gastou entre 1000 e 5000 euros nas viagens dos últimos dois anos. Para 20%, o custo ficou aquém de 1000 euros.