Dicas

Averbar um casamento em Portugal: como fazer?

Um casamento realizado noutro país só será reconhecido em Portugal após ser feita a transcrição no registo civil português. A transcrição do casamento garante a atualização correta do estado civil e evita problemas legais futuros.

Especialista:
Editor:
19 junho 2024
Noiva a assinar

iStock

Para garantir que o seu casamento realizado no estrangeiro é válido e reconhecido em Portugal, é fundamental transcrevê-lo no registo civil português. Esta regra é válida para qualquer cidadão português que tenha casado fora de Portugal, independentemente do país onde o casamento foi realizado.

Saiba como registar em Portugal um casamento realizado no estrangeiro.

Quem pode averbar um casamento em Portugal?

Qualquer pessoa de nacionalidade portuguesa que tenha casado perante as autoridades (civis ou religiosas) de outro país com uma pessoa portuguesa ou estrangeira deve transcrever o assento de casamento para o registo civil português, já que o estado civil de qualquer cidadão em Portugal tem de estar sempre devidamente atualizado. Pode fazê-lo a qualquer momento após a celebração do casamento no estrangeiro.

Como registar um casamento realizado no estrangeiro?

O procedimento varia consoante viva ou não em Portugal.

Se vive em Portugal

Se tem nacionalidade portuguesa e se casou no estrangeiro, mas vive em Portugal, a transcrição do seu casamento para o registo civil português pode ser feita na Conservatória do Registo Civil em Portugal (IRN). É possível agendar online o atendimento presencial através do portal Siga ou na aplicação móvel sigaApp, disponível para Android e iOS.

Se vive fora de Portugal

Se o casamento ocorreu no estrangeiro e tem nacionalidade portuguesa, mas reside fora de Portugal, não precisa de sair do seu país para registar o casamento em Portugal. Pode transcrever o assento de casamento para o registo civil português através da rede consular portuguesa. Para tal, deve seguir os passos que lhe indicamos em seguida.

  1. Agende o atendimento no posto consular mais próximo de si. A lista de consulados portugueses pode ser encontrada no Portal das Comunidades Portuguesas. Se o posto consular que selecionou tiver disponível o agendamento online, a autenticação pode ser feita via chave móvel digital ou através das suas credenciais.
  2. Depois de se autenticar, selecione a categoria “Registo civil” e o ato consular “Registo de casamento”. Se o posto consular não tiver disponível o agendamento online ou a categoria “Registo civil”, pode contactá-lo por e-mail para agendar o atendimento. No caso de não existir um posto consular português no país onde vive, pode saber qual o posto consular que deve contactar, consultando a lista de áreas de jurisdição consulares.
  3. No dia agendado para o seu atendimento, certifique-se de que leva consigo todos os documentos exigidos para a transcrição do casamento.

Que documentos são necessários para averbar o casamento?

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar